quinta-feira, 4 de junho de 2015

A FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES EM TRIUNFO - POR ANTÔNIO TIMÓTEO SOBRINHO



Foi um tempo, quando no município de Triunfo não havia mais do que cinco ou seis jeepes e três ou quatro caminhões: todo o deslocamento de pessoas e cargas era feito em lombo de burros e cavalos. Guardo na memória, posto que não houvesse um Sebastião Salgado para registrar em fotos as centenas de cavaleiros que afluíam pelas entradas periféricas da cidade,destinando-se para a feira semanal  e em número duplicado quando se tratavam das últimas noites da Festa Anual de Nossa Senhora das Dores, cujo novenário se verificava de 24/12 até 1º de janeiro, coincidindo com as festividades natalinas.Em  1974,  o Papa  Paulo VI  reformulou  o  calendário  litúrgico  das  festividades  em homenagem a Virgem Maria, designando as datas festivas. Essas datas,  excluindo outras de caráter local como Fátima, Lurdes, Guadalupe, são as seguintes: 25 de março – Anunciação; 15 de agosto - Assunção; 08 de setembro – Natividade da Virgem; 08 de dezembro – Imaculada Conceição e 25 de dezembro - Natividade do Senhor.A Festa  de  Nossa  Senhora  das Dores  foi  fixada  por  Pio X,  em  15  de  setembro.O calendário de Paulo VI manteve essa data,  porem com a denominação de “Virgem Maria Dolorosa” no lugar de “Nossa Senhora das Sete Dores”




O pároco de Triunfo, na época – 1974 – cumprindo as determinações superiores passou a celebrar o novenário de Nossa Senhora das Dores em setembro e não mais em dezembro como era a tradição. O fato gerou desconforto entre os fieis e a Festa de Dezembro foi, ano a ano, se esvaziando.  Acredito que a crise econômico-financeira  de então,  também, contribuiu para  o declínio  da  Festa.  Posteriormente,  em data  não  precisa,  as atividades  não  religiosas  foram transferidas do Quadro para as cercanias do Açude. Novos hábitos foram sendo adotados e da Festa tradicional já não há mais nada: nem canoas, nem carrocel, nem a onda, nem capilé, nem balões, nem foguetório, sequer o passeio arrodeando a praça, porque a praça já não é a mesma praça.A Festa Anual de Nossa das Dores tem sentido ecumênico, não pertence somente aos católicos, até porque é durante a festa religiosa que se agradecem e se rendem graças aos céus pelos êxitos das safras, dos negócios, da saúde, das formaturas, das aprovações em concursos ou obtenção de qualquer emprego, dos namoros bem sucedidos e transformados em casamentos,dos filhos nascidos e até pela longa vida dos recentemente falecidos.


Detendo atenção nas safras,  o município de Triunfo é privilegiado dentro da região semiárida: enquanto nas altitudes menores as safras se cingem às culturas do milho feijão e algodão e, em setembro, praticamente, já, está tudo colhido; na serra do Triunfo, além do milho,feijão, fava e andu como culturas anuais, se contam, também, com café, goiaba, manga, banana e, principalmente, com a rapadura, cujos engenhos, ainda, estão moendo em dezembro.Dai se conclui que, se a festa tem como principal motivo render graças aos céus pelo sucesso da safra, ela terá que ser celebrada em dezembro e não em setembro. Ademais, é em dezembro que os filhos ausentes da boa terra – Triunfo – voltam para a confraternização anual.Nada impede de se rezar uma novena em setembro com exclusivo sentido religioso.    


Por: Antônio Timóteo Sobrinho

16 comentários:

  1. Maria de Lourdes Siqueira4 de junho de 2015 às 18:18

    Muito oportuno relato do senhor Antonio Timóteo Sobrinho esclarecendo passagens fundamentais da nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio é o irmão de dona Helenita Timóteo que foi professora do Colégio Stella Maris?

      Excluir
    2. Ronaldo Vasconcelos9 de junho de 2015 às 21:13

      Gostei do artigo de Antonio Antônio Timóteo Sobrinho. Parabéns!

      Excluir
    3. Amo Nossa Senhora das Dores .

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. José Eduardo Granja4 de junho de 2015 às 18:38

    Parabenizo o conterrâneo Timóteo por sua acertada posição expressa em sua coluna que funciona pausadamente neste informativo de Carlos Ferraz, mas sempre dentro de assuntos relevantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São intervenções desse tipo que contribuem no apanhado histórico do município carente de administração dinâmica voltada ao passado de glórias. Torço que outros habitantes procurem opinar sob a ótica do equilíbrio e da imparcialidade, ajudando soerguer Triunfo, que encontra-se em péssimas mãos e tende piorar se outros corruptos oportunistas conseguirem entrar para administrar.Quando esses meus conterrâneos voltarão a escolher como representantes legais, pessoas fiéis aos princípios da tradicionalidade e do progresso, com honestidade?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Acredito que o tema em debate deveria ser relacionado ao local do evento profano que está sendo proposto mudar da praça do açude e voltar para a praça da igreja, mantendo toda tradição. A questão de religião e da imagem é outra coisa.

      Excluir
  3. Gostei da publicação, sugere que precisam exigir soluções para problemas de competência e responsabilidade da administração. A festividade da Nossa Senhora Das Dores pelo que tenho lido neste jornal deve ser transferida o mais urgente possível, como meio de salvar o tradicional evento religioso e profano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo ! Boas vibes Carlos Ferraz !

      Excluir
    2. Parabéns Sr. Antonio Timóteo. Valeu!!!!!

      Excluir
  4. Joselaide Vasconcelos5 de junho de 2015 às 13:43

    Parabéns, mais uma vez digo, ao querido e caro amigo, Dr. Antônio Timóteo! Seus textos sempre são excelentes para quem sabe reconhecer os reais valores. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Timóteo Sobrinho é engenheiro - agrônomo do IPA , filho do senhor Quincas Timóteo e irmão das ex-´professoras Heloisa e Helenita.Admiro os artigos escritos por ele e Luiz Saul Pereira, que soube ser também de origem triunfense.

      Excluir
  5. AS PUBLICAÇÕES DESSE SENHOR AUMENTAM A QUALIDADE DESSE CONCEITUADO JORNAL MIDIÁTICO QUE VEM A OLHOS VISTOS CRESCENDO JUNTO A OPINIÃO PÚBLICA DAS MAIS DIFERENTES LOCALIDADES PELO TEOR DOS ARTIGOS.PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!