sexta-feira, 5 de junho de 2015

DUPLA DIMANICA: ANTÍTESE DA RELAÇÃO OPOSIÇÃO X SITUAÇÃO - POR LUIZ SAUL




Pra quem se lembra e ainda curte a música Eduardo e Mônica, da Legião Urbana, chamo a atenção para a nova dupla Eduardo e Renan que compõe a antítese da relação oposição versus situação com que se defronta a grande comandanta nesta pátria desarvorada.


É claro que nem tudo é surpresa quando se trata de membros do PMDB, partido habituado à dicotomia de nunca sair do poder, nem jamais deixar de ser oposição. É um raciocínio complicado, mas verdadeiro na desafiante filosofia de não largar o osso e continuar rosnando para o açougueiro.

Mesmo sem rezar necessariamente as orações da mesma cartilha, na mais perfeita homenagem à característica do personalismo, da desunião de interesses e da difusão da filosofia partidária que se observa na legenda, a dupla Eduardo e Renan parece gerir um combinatório de açoitamento político à dilma. Se essa pose artificial de heróis da resistência para nada mais servir, deve, pelo menos, desviar ou mascarar o foco das suspeitas que dançam em suas cabeças no intestino da Operação Lava Jato.

O fato é que, mesmo em assuntos que raramente despertaram o interesse de manifestação do Congresso, a dupla tem investido, ora contestando o Governo, ou intentando medidas “disciplinadoras” dos comportamentos. Foi assim na PEC da Bengala, como está sendo na causa das nomeações de dirigentes das estatais, e até na fixação do número de ministérios, além da discussão das mudanças no fator previdenciário.

Conquanto as ações da dupla guardem também o caráter populista que eles tanto condenam na grande comandanta, nem tudo de emerge dali pode ser considerado inadequado ou contra a sociedade. Na verdade, são pensamentos de bom mocismo sendo plantados para uma colheita futura, acaso mude o partido e decida apresentar um candidato à Presidência da República. Nesse caso, o mundo acabará.

O pior de tudo é que, perdida, abandonada e quase magra, a dilma, versão ciclista da Penélope Charmosa, carecendo da mesma proteção que ocorre no desenho animado, tem que se virar sozinha para enfrentar os Kid Vigaristas para sair dos apuros, uma vez que os seus guarda-costas estão mais para sabotadores e quintas colunas do que para protetores. 

Enquanto estou na praça dando milho aos pombos e cantarolando a música Eduardo e Mônica, fico torcendo pela derrota da dupla e da dilma, também.


Por:Luiz Saul Pareira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!