segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ÁREAS VERDES PODERIAM SER PARQUES MUNICIPAIS


Aguarda-se com bastante ansiedade há anos que criterioso decreto da Prefeitura Municipal de Triunfo, seja apresentado, transformando alguns significativos espaços centrais ou periféricos do "Oásis do Sertão", dotados de estrutura realmente fundamentada , nas áreas de unidades para conservação. E assim procurar abrir condições básicas para necessário plano de manejo das mesmas, facilitando instalação de equipamentos necessários, visando garantir lazer à população e aos inúmeros visitantes, transformando-os destacados parques naturais, igual fez o município de Garanhuns, aproveitando setores disponíveis na cidade.

Espera-se no entanto que os vários trechos - previamente escolhidos dentro da legislação vigente que regula o meio-ambiente - passem a ser protegidos de imediato. Podendo ainda receberem os terrenos específicos: espaços culturais para convivência e lazer, trilhas ecológicas, pistas para caminhadas, entre outros benefícios. Sendo todos os métodos de construção ecologicamente corretos, evitando qualquer impacto ambiental. Entre os setores mais indicados estão, sem dúvida, as valorizadas propriedades do Convento São Boaventura. Sítio de Manoel Gastão, Ex-Seminário dos Protestantes, Açude de Dona Sara e Sítio do senhor Marinho da Ematerpe.





Para que isso na verdade ocorra, deve ser oficializado na passagem obrigatória pela Câmara de Vereadores, a referência de ambiente merecedor de proteção ambiental. Devendo apresentar-se lugar arborizado com abundância do verde, considerado influente para os pulmões da considerada "Estância Climática" e "Estação Balneária". Em período anterior, superficiais levantamentos foram realizados para justificar esses projetos executivos dos desejados parques, que tanto defende-se - sem receber qualquer atenção dos órgãos representativos municipais, demonstrando ausência de sensibilidade administrativa e falta de sentimento nativista .

Vale salientar que a implantação dos emblemáticos parques dentro da campanha de preservação da natureza e defesa da qualidade de vida das pessoas, deverá contará com integral apoio da iniciativa privada e verbas adquiridas nas respectivas esferas federal e estadual. Rápida pesquisa realizada por voluntários  constatou espécies características da fauna e flora, como: gambá, sagui, raposa, tartaruga e vários tipos de aves. A proposta é que o parque natural seja implantado seguindo o conceito sustentável, respeitando os elementos existentes e a topografia natural.Será sonhar demais?

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Aprovo essa sugestão qualificada. Não sei mesmo porque a administração dessa cidade ainda não adotou uma iniciativa tão importante para os turistas e também residentes.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. TRIUNFO É BONITO DEMAIS!!!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Cláudio Araújo Melo17 de agosto de 2015 às 12:24

    Dados indicam que há realidades distintas por trás desse desmatamento pulverizado circulando Triunfo.O poder público é ineficaz, sabe e nada faz....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Realmente o município de Triunfo é por demais diferente dos demais.Muito, muito bonito.

      Excluir
  3. Parabenizo o jornal pelo trabalho que faz com implicações da maior importância para as políticas públicas de conservação do meio ambiente, embora poucos reconheçam o sentido.

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria! Há muito que as matas, os riachos, o lago, Cartão Postal da Cidade, córregos, estão sob ameaça e nada se vê de concreto ou até mesmo projeto para que essas áreas não sejam devastadas. Muito pelo contrário, o que se vê ainda é que apesar de ser de competência da gestão atual, muitas casas são construídas sem alvará e muitas delas jogam seus esgotos em córregos, riachos e consequentemente, no Lago João Barbosa Sitônio. A preservação ambiental é discutida no mundo inteiro, a educação ambiental, a sustentabilidade com recursos para os pequenos agricultores em realizarem a agricultura familiar como forma de combater os resíduos inorgânicos e agrotóxicos é discutido no mundo inteiro menos em Triunfo. Uma Prova viva são os lixões que ainda continuam no município mesmo já tendo sido esgotado o prazo para o final deles e transformarem-se em aterros sanitários. Necessário observar que as condições de vida de pessoas que vivem junto a estes lixões e que até neles vivem, é um verdadeiro perigo pois nada se sabe acerca do que ali é depositado e as formas em que os catadores adquirem o material para obterem renda. Um compromisso de reunir pessoas interessadas com a questão ambiental é de suma importância e deve ser explorada no município no intuito de cobrar tanto do Executivo quanto do Legislativo uma resposta e concretização do projeto e enquanto isso, mais denúncias ao Ministério Público Estadual e Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel Freire dos Santos18 de agosto de 2015 às 09:03

      Acompanho o seu trabalho e tenho fé em Deus que o senhor Terto será eleito vereador para atuar com todo brilhantismo na defesa da população da minha terra.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Como se sabe a gestão municipal deixou em terceiro plano a promoção de defender o meio ambiente.

      Excluir
    4. Não sei o queria da gente se não existisse vocês do blog para dar uma freada nessas medidas erradas que toma a prefeitura de não fiscalizar o nosso verde.

      Excluir
  5. a própria família dele é responsável pelo desmatamento. melo nunca mais

    ResponderExcluir
  6. Ivonete Alves Dos Santos18 de agosto de 2015 às 16:50

    Perfeito! !!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!