segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SEMPRE UMA GRANDE FESTA EM TRIUNFO


Embora tenha argumentado recentemente o secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, quando do encontro com o prefeito Luciano Fernando de Souza - tentando justificar os limitados investimentos da Fundarpe destinados para a Festa do Estudante : " as festas em Triunfo são quase inumeráveis". O que termina comprovando ser tradicional destino saudável. Porém elas poderiam ter dimensões melhores, caso houvesse maior interesse das administrações públicas ao longo do tempo, uma vez terem demonstrado a mínima preocupação no abrilhantar de eventos - querendo apenas fugir dos gastos festivos naturais desses momentos, bancados com dinheiro do erário público. 


 

Considera-se que apesar do lamentável e bastante criticado fracasso, continuado nos últimos anos - talvez provocado propositalmente - relativo aos festejos juninos: Santo Antonio, São João e São Pedro na sede municipal, mesmo repleta de turistas que retornam decepcionados.. Antes eram  folguedos considerados referenciais e bastante animados o calor humano destoando do frio sertanejo. Hoje desprezado inexplicavelmente, por mais que expliquem. Não se justifica as desculpas esfarrapadas da sua desativação através do costumeiros argumentos ilusórios. Acredita-se que somente pessoas subservientes e sem qualquer condição de questionar suportam ouvir e calar, nas reuniões explicativas dos gestores executivos. Fato que somente prejudica, devido não haver um diálogo sincero votado a melhorar.

 
 



Quem não recorda? Eram festas populares, folclóricas, cívicas, religiosas, artísticas, algumas até improvisadas, porque o que não faltava de maneira nenhuma ao triunfense, era o espírito de descontração e alegria, capaz de transformar um encontro para bate papo em motivo de mobilização geral. Como se fez em várias oportunidades vitoriosas de Copas do Mundo, conquistas do Sport Club Recife e  vitórias outras das equipes triunfenses. Elas aconteciam quase todas as semanas, quinzenas, meses, trimestres, semestres, e anos, varando madrugadas em paz e comprovando ser o município da felicidade, digno da denominação de " Oásis do Sertão", valorizada "Estação Climática" e "Estância Balneária".

Haviam também vários eventos executados pela sociedade, a exemplo daqueles promovidos pelos educandários locais, associações de moradores,  órgãos filantrópicos, entidades representativas, comunidades organizadas, grupos reconhecidos e iniciativas privadas. Portanto, necessita-se o quanto antes, reativar dentro de critérios básicos as lendárias "Paixão de Cristo", "Festa do Folclore", " Festa dos Senhores de Engenho", "Festival da Cerveja", "Festa de Sete de Setembro", "Festival da Batida" e outras Sem esquecer as novenas e tríduos de Santo Antônio, São Francisco e festividades animadíssimas na Sociedade Triunfense de Cultura ( STC).
Não se pode parar....

2 comentários:

  1. Acabararm o São João. Acabaram a Festa dos Estudantes. Acabaram a Festa de Nossa Senhora. E irão acabar com o Carnaval. Esperem

    ResponderExcluir
  2. Fernando Antonio Medeiros21 de agosto de 2015 às 16:48

    Ninguém retrata melhor a situação de Triunfo no passado e no presente que Carlos Ferraz, sugerindo ainda maravilhosas dicas para solucionar problemas que porventura atrapalhem a imagem da cidade.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!