domingo, 4 de outubro de 2015

CULTURA: 7ª AMOSTRA DE MÚSICA LEÃO DO NORTE - SESC TRIUNFO

Triunfo recebe a VII Mostra de Música Leão do Norte
Evento acontece de hoje (5) até 10 de outubro com apresentações culturais, oficinas, seminários e encontros de grupos de coco

Para dar continuidade à tradição de valorizar e difundir os músicos compositores do interior do Estado, o Sesc Pernambuco realiza a sétima edição da Mostra de Música Leão do Norte na cidade de Triunfo, também conhecida como o Oásis do Sertão. O evento começa hoje (5) e segue com programação cultural até o dia 10 de outubro. Além das apresentações dos músicos, a Mostra também movimenta seminários, oficinas, encontros de grupos culturais e aulas-espetáculo.

O evento começa às 10h, com a primeira etapa da oficina de Modalismo mediada por Maria Aida Facão Santos Barroso e Luiz Kleber Lyra de Queiroz, ambos professores de música da UFPE, na sede da Orquestra Isaías Lima. Às 17h, A Mostra segue com uma aula-espetáculo com o Grupo Bongar, no Jardim das Esculturas do Sesc de Triunfo. Às 20h, no Theatro Guarany , tem a grande abertura dos concertos com grupo A Matinada, formado pelos mestres do coco pernambucano Galo Preto, Zé de Teté, Bio Caboclo, Cícero Gomes e Adiel Luna. Em seguida, às 21h, as apresentações continuam na Cachaçaria com o Grupo Cristaleira, formado na própria cidade, e o grupo Coco de Caruá, da cidade de Carnaíba.

As oficinas são realizadas todos os dias, sempre a partir das 9h. Na terça, dia 6, tem início a oficina Coco de Roda – da Pisada ao Verso, orientada pelo artista Adiel Luna, no Theatro Guarany. Os participantes farão uma imersão na geografia do coco – uma das manifestações mais tradicionais do Estado de Pernambuco - e nas suas semelhanças e diferenças com outros tipos de coco. Em seguida, o público terá a oportunidade de aprender a construir instrumentos artesanais através da oficina O Som do Barravento, com o mestre Maureliano Barravento, realizada na Fábrica de Criação Popular, do Sesc em Triunfo. A oficina de Modalismo continua na programação também todos os dias, sempre a partir das 10 horas. Todas as oficinas terminam na sexta-feira, dia 9.
               
Durante os dias da Mostra, sempre a partir das 15h, o Seminário “Processos Composicionais na Música Brasileira” versará discussões sobre a temática “A Música de tradição e suas reinvenções e Articulações na Produção Atual", mediado pelo professor de música José Amaro dos Santos Silva e também com participação de mestres de coco do Estado. Em seguida, os grupos criadores e compositores apresentam seus portfólios. As duas ações serão no Centro de Convenções do Sesc Triunfo.

Já os concertos serão sempre realizados no Theatro Guarany, a partir das 20h. Na terça-feira, se apresentam os grupos Granduo Brasil, de Caruaru, e Som Trio, de Garanhuns. Os shows continuam na quarta-feira com o artista Felipe Barnabé, de Goiana, e OparáBrass, grupo oriundo de Petrolina. No dia seguinte, o duo entre Caruaru e Garanhuns se repete, respectivamente com o Quarteto Variante e o grupo Sertão Quinto. Na sexta-feira, penúltimo dia de concertos, o Marhesur Trio, de Jaboatão dos Guararapes, se apresenta e, logo depois, sobe ao palco a dupla Alexandre Rodrigues e Gutenberg Alves, de Belo Jardim. No último dia, grupo NCC (Núcleo Contemporâneo de Choro), do Recife, será a única atração da noite, encerrando os concertos no Theatro Guarany.
               
Por fim, os encontros de coco também seguem durante toda a programação como mote de apreciação a uma parte da curadoria do projeto Sonora Brasil, que tem o ritmo do coco como temática no biênio 2017/2018. Entre os convidados para esta fase de apreciação de grupos estão o Coco de Zambê (RN), O Samba de Coco de Pareia (SE), o Coco Trupé de Arcoverde (PE), Aurinha do Coco (PE), D. Glorinha do Coco (PE), Coco da Xambá - Grupo Bongar (PE), e o grupos de Coco de Carnaíba. Todos se apresentam na Casa do Careta, sempre às 21h. A programação se encerra com uma visita às Cantadeiras de Florentina, que fica no Sítio Chapada, Zona Rural de Triunfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!