quinta-feira, 30 de abril de 2015

PREFEITURA LANÇA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DAS CALÇADAS

COBRANÇAS FEITAS  E MATÉRIAS VEICULADAS PELO  BLOG OPINIÃO SOBRE A SITUAÇÃO DAS CALÇADAS NA CIDADE:






2012 - MATÉRIAS:

06/11 - FALTA CRIATIVIDADE ADMINISTRATIVA

15/09 - AS CALÇADAS INTRANSITÁVEIS DA CIDADE

22/08 - SERÁ QUE A POPULAÇÃO NUNCA FICARÁ INDIGNADA?


2013 - MATÉRIAS:

18/03 - MUTIRÃO PARA COLOCAR A CIDADE EM ORDEM

22/04 - POSICIONAMENTO PÚBLICO NECESSÁRIO

10/05- ESPAÇOS DE PEDESTRES CONTINUAM SENDO DESRESPEITADOS

17/07 - DOIS PONTOS BÁSICOS EM DISCUSSÃO (CALÇADAS)

30/08 - ATUAR EM CONJUNTO PODE INFLUENCIAR

21/09 - DESCONTROLE URBANO SEM PROVIDÊNCIAS

30/12 - DEVE-SE PRESERVAR A ESTÉTICA URBANA

2014 - MATÉRIAS:

27/01 - PROJETO DE VIABILIDADE DAS CALÇADAS

07/02 - INICIADA A CAMPANHA VISANDO A MOBILIDADE DA CIDADE

26/07 - CAMPANHA PARA MELHORIA DAS CALÇADAS

2015 - MATÉRIAS:

09/01 - ESTÉTICA URBANA PRECISA SER PRESERVADA

07/02 - MEDIDAS PARA MELHORAR A MOBILIDADE URBANA

Caros leitores podem conferir acessando o blogopiniaotriunfodigital


PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO LANÇA PROJETO PARA REVITALIZAÇÃO DAS CALÇADAS


Triunfo investe em revitalização de calçadas com o projeto “Por onde o povo anda”


A prefeitura de Triunfo através da Secretaria Municipal de Obras iniciou no mês de Abril (06/04) o projeto “Por onde o povo anda”, que tem como objetivo recuperar as calçadas do município, possibilitando o deslocamento seguro de todos que transitam pela cidade, sejam moradores ou visitantes.

Os trabalhos se iniciaram na Avenida Frei Fernando e passam pelas ruas Getúlio Vargas, Padre Ibiapina, até a José Bezerra. Serão contempladas inicialmente as ruas do centro histórico da cidade e posteriormente o projeto se estenderá aos demais bairros. Vale ressaltar que os serviços estão sendo executados com recursos próprios da prefeitura.


As equipes trabalham realizando reparos em rachaduras e buracos, trechos em desnível, entre outros. Cerca de 11 trechos serão contemplados com o serviço. “Essa iniciativa causa impactos principalmente na vida das pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção, nós do governo municipal trabalhamos sempre pensando no bem estar do povo”, comentou o Secretário de Obras, Everaldo Júnior.


Confira as fotos do trabalho em andamento:



Fonte: Via/ Facebook - Prefeitura Municipal de Triunfo (PMT)

DEVE HAVER MAIOR INCREMENTO NO TURISMO





Depois de análise feita, chegou-se à conclusão que devido ao crescente aumento de público durante as festividades mais tradicionais, tipo Carnaval, Semana Santa, Caravana da Saudade, São João, Festa do Estudante, Moto Fest, Festival de Cinema, Natal e Ano Novo,deve existir maior preocupação de aumento na disponibilidade de leitos hoteleiros triunfenses, pois são de grande importância para a cidade, visando assim desafogar os próximos eventos. Embora no leque de opções existam na atualidade cerca vinte e cinco ou mais hospedarias existentes 






Sugere-se portanto, que além dos cadastrados estabelecimentos, funcionam residencias  - nova prática entre proprietários que passam a contribuir na renda familiar - devendo serem realizados contatos com as ordens religiosas possuidoras de espaços auxiliares ociosos, nos seus: conventos, casas, comunidades, dentre outras. Assim poderão serem utilizados como pousadas, destinadas aos visitantes brasileiros e estrangeiros, oferecendo  nos aposentos, os leitos e a primeira refeição diária durante a estadia, facilitando assim o preço da diária para o frequentador.





EMOCIONANTE PROCISSÃO DO SENHOR MORTO - ENCONTRO DA MÃE MARIA,COM SEU FILHO, JESUS















ALUGUEL DE BICICLETAS DE VOLTA NO MUNICÍPIO





Há décadas defende-se como prática de lazer do morador, visitante e turista fazer seu passeio matinal na bela Triunfo sobre duas rodas e sem poluir o ambiente, ficando mais fácil e mais barato o deslocamento na parte central com característica plana e que possibilite a movimentação sem maiores problemas de esgotamento físico, principalmente tomando por base o percurso do famoso Lago João Barbosa. 

Ação que poderia ser disponibilizada dentro de pacto conveniado entre o poder público: governo municipal ( Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos - SETUR ) e iniciativa privada ( Associação Comercial do Município de Triunfo - ACMT), sob pagamento de taxa estipulada, inclusive fazendo parte da frota disponibilizada para o aluguel de unidades próprias para deficientes, idosos e crianças.

Essa  ideia de fazer voltar à cidade uma prática anterior bastante saudável e utilizada no passado recente - quando se dispunha de pontos estratégicos para aluguel dos  antigos exploradores do setor: Francisco Félix de Oliveira (Chico Leite), José Rivaldo Bezerra ( Zé Rivaldo), Onofre Aquino, Ulisses Cacimba ( Licinho), entre outros - que agora retornou contagiando pessoas das diferentes idades, no mundo inteiro. 

No Brasil, todas as metrópoles, cidades  grandes, médias e pequenas abraçaram a grande causa modeladora da estrutura física e  contribuinte essencial da saúde. Por que Triunfo seria diferente? Faz mais de cinco anos que vendo sendo discutido nas reuniões entre conterrâneos do  "grupo de amigos triunfenses sonhadores" , mas somente neste 2015, resolveu-se reivindicar mais frequentemente para que sejam instalados na sede e nos distritos de Canaã e Jericó termos de cooperação entre a administração executiva e associações credenciadas.

SONHAR GRANDE NUNCA SERÁ CONSIDERADO PECADO








Dizia o poeta que" sonho que se sonha só  é um sonho só e sonho que se sonha junto é realidade", sonha-se portanto há anos que no Museu do Município de Triunfo possa haver uma biblioteca especializada em algo relacionado a Arte, História, Antropologia, Ciências e matérias correlatas visando tornar-se um centro de referência bibliográfica das artes triunfenses, voltada para os estudantes, artistas, pesquisadores, professores e público em geral.

Dentro dessa ótica imaginada o significativo empreendimento informativo caberia ser inserido, dentro do projeto para revitalização do mesmo ,defendida de público ao longo dos anos, mas sem qualquer ação efetiva das desestimuladas administrações públicas, apesar de fundamental no processo  de ações em marcha, apoiando algumas programações culturais, pesquisas, estudos e aprimoramento funcional das equipes de trabalho. 

Depois de passar a inicial  fase de automação, o acervo poderia ser constituído aos poucos, basicamente por doações particulares, de instituições públicas e privadas e também por  permanente serviço de intercâmbio. Assim manteria a constante atualização. Além de investir nos livros, folhetos e periódicos, a Biblioteca deteria ampla coleção de catálogos e convites de exposições individuais e coletivas em Artes Plasticas; complementada por recortes de jornais, cartazes, vídeos e publicações diversas editadas no município.

RESGATAR A HISTÓRIA SEM ESQUECER NOVOS INVESTIMENTOS




Tem sido literalmente reconhecido entre os autênticos habitantes da cidade linda e abençoada por Deus, que muito Triunfo tem a oferecer para aqueles que resolvem procurar detalhes integrais na História. Afinal, modéstia à parte, a sua história é a própria  relação do sugestivo nome adquirido após a conquista territorial, passando a significar um verdadeiro misto de passado,  presente e futuro, desfilando  aos olhos dos frequentadores.

Tudo isso podendo chegar apresentar uma verdadeira aula de sentimentos, épocas e estilos quando identificados tradicionais atrativos considerados imperdíveis e ficando entre as cidades que concentram um número maior de pontos turísticos. Cabe no entanto aos gestores da Prefeitura Municipal investirem no espírito das grandes descobertas e encontrarem novas opções para satisfazer os visitantes e turistas.



 




História


"O nome de Triunfo originou-se de uma luta ocorrida entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais, querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, com o que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando acabá-la por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram. Tal fato fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem de sua independência, a fim de se libertar dos Campos Velhos. Para isso, um abaixo-assinado solicitou da Assembléia Provincial e do Diocesano que a povoação fosse transformada em freguesia e elevada à categoria de vila, o que de fato ocorreu em 2 de junho de 1870, através da Lei Provincial nº. 930, que criou a freguesia de Nossa Senhora das Dores, desmembrada da freguesia de Flores, e elevou a povoação de Baixa Verde à categoria de vila, com a denominação de Triumpho. Em 13 de junho de 1884 através da Lei Provincial nº. 1.805, foi criada a comarca de Triunfo e com isso a vila da Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade."

IMAGENS DA SEMANA : DOMINGO MARAVILHOSO NA CHÁCARA PADRE CICERO

Triunfo, Terra Abençoada!











Fotos: Clara Gomes

RECONHECIDA INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA SATISFATÓRIA



Triunfo é uma acolhedora cidade sertaneja da Região do Pajeú no Estado de Pernambuco com menos de 10 mil habitantes, reunindo seu charme natural ampliado pela  reconhecida influência estrangeira, através dos alemães, italianos, portugueses, americanos, holandeses, suíços, ingleses e franceses, que aqui ficaram instalados no princípio do século passado, atraídos pelo clima ameno, paisagens privilegiadas, e muitas chances de diversão e passeios, contribuindo com a saudável qualidade de vida.


Atualmente a pequena e simpática estância serrana põe o visitante a cerca de 1.260 metros acima do mar, no atrativo Pico do Papagaio, longe de toda a preocupação possível e imaginária das grande metrópoles. Natureza exuberante, tranquilidade e hospitalidade são as marcas registradas, no lugar mais alto, mais belo e de melhor clima do Interior . Possui simplicidade com sabores da roça, calma e detentora de ótimas pousadas como opções de hospedagem. Venha constatar o mais rápido o paraíso.












DESTRUIÇÃO CONSTATADA DAS ÁRVORES NA CIDADE






Diversas pessoas com reconhecida visão naturalista, têm nos últimos anos lamentado  que vergonhosamente na turística cidade sertaneja de Triunfo, tornou-se fato bastante comum, sequenciadas atitudes maldosas e ações de vandalismo, registrando acontecer verdadeiras atrocidades, cometidas por moradores que impunemente resolvem por decisão própria e contra princípios básicos determinados pelo Código Ambiental, exterminar as poucas arvores ainda restantes nas calçadas das diversas vias públicas urbanas centrais e nos outros logradouros da periferia, que no mínimo costumam oferecer no dia a dia, algumas indispensáveis sombras durante o verão, mas também servindo de abrigo temporário no período chuvoso  quando passar a incomodar os transeuntes..






Aqueles que desejarem constatar a atitude ilegal predatória,somente precisam realizar a devida vistoria , o levantamento preciso e constatar o que restou das centenas de mudas diferenciadas plantadas a partir do final dos ano 1970 representado pela União Triunfense dos Estudantes ( UTE) e depois pelos gestores municipais que se revezaram ao longo dos anos cumprindo seus questionados mandatos eletivos no comando do Poder Executivo. Até quando atitudes como essas - que tanto prejudicam a natureza continuarão ser cometidas? A resposta já começa ser aplicada, a prova é a causticante seca que entrou para o quarto ano consecutivo, deixando  a Barragem do Brejinho completamente vazia, além dos riachos, lagos, barreiros, poços, açudes, lagoas e demais reservatórios hídricos, diante da irregularidade e ou   escassez de chuvas...

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!