terça-feira, 31 de maio de 2016

DEFICIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS TEM SOLUÇÃO BASTA QUERER - POR CARLOS FERRAZ



 

De acordo com dados da maior relevância colhidos em  anteriores vindas por solicitação da edilidade, do renomado escritor e pesquisador Melchiades Montenegro Filho, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL) , nascido na Paraíba, radicado no Bairro de Casa Forte, Recife-PE, porém triunfense de coração e leitor deste informativo, que depois de análises superficiais na cidade deixou suas considerações e sugestões documentadas. Na proveitosa ocasião pode-se trocar ideias e depois, algumas rápidas considerações relativas a infraestrutura da cidade denominada "Oásis do Sertão", de Pernambuco, que merece, sem sombra de dúvidas, alguma repaginada diante a crescente posição de destaque que se encontra.

Dentre algumas impressões que parecem terem sido combinadas, foi a conclusão de ambos referente ao defasado, limitado e desorganizado Complexo de Museus ( Sacro, Cidade, Cangaço e Engenho), situado onde no passado funcionou a Escola Barbosa Lima e depois o Pelotão da Polícia Militar, na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, no Centro. O mesmo continua mantendo acervo deficitário e sem muito interesse, devido a maioria ser cópias.Infelizmente muitas das mais significativas peças desapareceram na constante troca  de pessoal subordinado, a cada transitório governo.Pouco ou quase nada possuindo da sua pré- história, historia da colonização ou história contemporânea. Infelizmente as gestões assistencialistas nunca olharam para esses detalhes, não rende votos.

Mas os próprios habitantes não valorizam isso e acham ponto secundário e sem a menor importância. Ficando difícil, tentar remover  posições contraditórias dessa natureza na combalida sociedade atual, onde a maioria pensa somente receber vantagens pessoais e muito pouco na coletividade.Seria portanto, ótima alternativa, associar esses diminutos museus a outras instituições, vinculando ao IBRAM ( Instituto Brasileiro de Museus), cumprindo preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória dos valores históricos, artísticos e culturais, o patrimônio material e imaterial, por meio de representações documentais e fotográficas, fortalecendo a identidade natural  do povo triunfense e recebendo subvenções  financeiras dos governos federal e estadual. 

Na verdade trata-se de excelente imóvel com - localização estratégica, mas que teve seu abundante espaço -  onde poderia instalar outras salas temáticas -, ocupando com escritórios de ilusórias diretorias da Setur -  nunca  funcionando a contento. No entanto coleção 60 quadros de equipes do futebol local, a partir dos anos 1950, foram doados por solicitação do prefeito e passaram três anos jogados, retornando incompleta.Os ocupantes das funções, geralmente comissionados ou terceirizado nunca aparecendo para o desempenho obrigatório, mas recebem pagamentos mensais religiosamente, efetuados com o dinheiro do contribuinte.Em pleno século 21, pode-se aceitar essas atitudes ilegais sem protestar?  Por que então tanta omissão e receio de cobrar soluções emergentes para acabar  com isso?


 Por: Carlos Ferraz
          Editor/ Triunfo - PE

28 comentários:

  1. ANA CLÁUDIA SIQUEIRA CAMPOS12 de maio de 2016 às 10:53

    MUITO BEM! É A UNIÃO QUE FAZ A ARTE MAIS VIGOROSA.UM DIA O MUSEU CONCLUIRÁ SUA REFORMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse museu está sendo marcado pela polêmica e pela discórdia desde que iniciei minha leitura neste jornal e nada se resolve?Que coisa!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Entre as fotografias postadas na matéria acima, está à vista de todos uma relacionada ao museu, que aqui tanto venho lendo ser debatido: o editor Carlos Ferraz com leitores cobrando melhorias e a Prefeitura Municipal sem demonstrar qualquer preocupação diante essas críticas de caráter construtivo que deveriam ser levadas em consideração, devido as alegações possuírem fundo de verdade.Entendo que ir ao museu não é simplesmente um ato "ilustrativo" do conteúdo apresentado pelo guia turístico ou ponto informativo da cidade. Museus são locais com grande potencial educativo, onde é possível ter contato com obras de arte originais, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural. Em Triunfo, pelo que percebi na minha última visita ao local, não está sendo devidamente valorizado.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Muito linda esta Praça.

      Excluir
  2. Mais uma vez o blog Opinião Triunfo vem destacando a inoperância desta administração em conservar o museu da cidade de sua história e ainda descrevendo com exatidão o verdadeiro descaso quando se afirma que muitas peças são "desviadas" do conjunto de peças. Inadmissível tal atitude mas não era de se esperar muito já que esta administração que é comprometida apenas em segurar os seus comissionados no sentido de continuarem no poder, garantindo o voto, bem como já demonstrou a falta de organização e de estrutura em praticamente todos os setores da edilidade. Mais uma vergonha para a cidade que recebe turistas que querem conhecer um pouco da história de Triunfo. Uma cidade sem memória, sem história, dificilmente consegue andar para o progresso. O que se vê atualmente é a busca incessante de procurar eleger o seu sucessor que nada mais é que a continuidade deste governo cheio de escândalos, perseguição política e abuso do poder econômico. Não bastasse isso, vê-se claramente por quantos governos o indicado do prefeito esteve e sempre saindo de um para outro pela conveniência. Ao próprio prefeito a cidade diz que traiu quando apresentou provas para uma ação civil pública que tramita em segredo de justiça. Como confiar em pessoas, em parlamentares, em gestores que andam de um lado para outro sem convicção, sem idealismo, sem percepção e ainda no vai e volta apenas para obter o poder e continuar mamando nas tetas fartas da prefeitura? Pensem nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAÇAM UMA PETIÇÃO ON LINE PARA CONSEGUIR APOIADORES E SUGERINDO A ORGANIZAÇÃO. SE DEPENDER DOS MORADORES NÃO VAI ACONTECER NENHUM PROTESTO RELACIONADO AO MUSEU E NEM HÁ NADA. ESTÁ TUDO DOMINADO, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE PARECEM BEM INFORMADOS, MAS NÃO PASSAM DE CAPACHOS QUE SOMENTE NA POSSIBILIDADE DE ALGUM DIA PROCURAR A PREFEITURA METEM A CABEÇA NO BURACO MO AVESTRUZ.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. O caos está tomando conta dessa cidade e somente a população não é capaz de enxergar. Essa gente parece que não se toca nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns estudiosos dessa temática afirmam que essa experiência direta permite que as pessoas criem possibilidades de ampliar e sensibilizar o seu olhar, além de enriquecer suas experiências, aumentando o entendimento da realidade que as cerca. Esse encontro entre família e museu favorece e resgata um convívio já esquecido e, sem dúvida, proporciona inúmeras descobertas. A descoberta de objetos, imagens, sons...a descoberta de outro e de si mesmo.Infelizmente a administração desse município não entende nada disso e trata cultura com desprezo total, porque imaginam não render votos, que é somente o que interessa a esses oportunistas que ocupam cargos públicos.

      Excluir
    2. José Eduardo da Silva12 de maio de 2016 às 23:53

      Dr. Luciano Fernando de Souza, prefeito-médico conceituado faz o que pode e foi o maior administrador que já passou em Triunfo, os outros para ele não pegam uma letra. Por isso foi eleito três vezes.E elege que quiser sem precisar dar uma passo. É nóis de novo, 22 vontade do povo.

      Excluir
    3. Detesto bajulador que ignora tanta falcatrua cometida nesse município. Se foi esse senhor reeleito no eleitorado, igual a esse cidadão, é que encontra-se o defeito.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. Como ficar calado diante de um comentário como esse do Sr. José Eduardo Silva? Dizer que um gestor que tem processos movidos pelo Ministério Público por improbidade administrativa e mais outros que infelizmente tramita em segredo de justiça é bom? Um gestor que deixa de olhar o seu povo e que é perseguidor, trás consigo o abuso do poder público e econômico, foi denunciado acerca de um relatório de auditoria do Tribunal de contas do Estado por questões referentes a pagamentos indevidos na ordem de quase seis milhões de reais. Não consegue e nem nunca conseguiu olhar para as tradições do município ignorando as principais festas e ainda fugindo delas viajando para não ser cobrado. Onde se pode ver esse gestor na cidade, andando pelas ruas, pela feira livre a não ser pelos sítios e distritos a pedir votos para o seu sucessor que já esteve brigado, que o entregou de mão beijada para mais uma ação civil pública? É temerário dizer que esse gestor tenha sido o melhor prefeito que Triunfo já teve a não ser pela falta de capacidade, de escândalos e de falta de respeito para com o povo.

      Excluir
    7. Paulo Fernando Nunes13 de maio de 2016 às 16:03

      O senhor está sabendo agora que esse é lugar de muro baixo, por isso muita família de bem veio embora? É um povo falso, covarde e que olha somente pro seu lado. Estando bom para ele o vizinho que se lasque. Agora quando está com alguém da família em dificuldade num instante quer solidariedade.Nessas mortes que aconteceram tentam dizer que não tem nada haver com política para salvar a pele de quem lhe oferecem vantagens escondidas.

      Excluir
  4. André Lucas da Silva12 de maio de 2016 às 15:08

    Aquele museu da Praça Monsenhor Eliseu, só vive na berlinda, são tantas matérias sobre ele, parece um abaixo-assinado virtual, propondo reformulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À ESPERA DA REDENÇÃO E SEM SOLUÇÃO...ESSA REALIDADE DEMANDA A EXECUÇÃO DE SERVIÇOS COMPLEMENTARES APENAS, INCLUSIVE PARA VIABILIZAR O ACESSO DE CADEIRANTES E PESSOAS ESPECIAIS COM DIFICULDADE ACESSIBILIDADE, PROMESSA QUE ESCUTO DESDE CRIANÇA.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. desculpa é sempre a conjuntura financeira q impede gastos, mas pra fazer politica tem

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. FERNANDO GONÇALVES DE LIMA12 de maio de 2016 às 16:59

    FALTA AO MUSEU DE TRIUNFO COMUNICAÇÃO DIRETA POR MEIO DE ACERVOS, INFORMAÇÃO E ARTE.É UM PONTO DE ATRAÇÃO DESSA CIDADE QUE ENCONTRA-SE ABANDONADO, COM POUCA DOCUMENTAÇÃO VALIOSA, SOMENTE RÉPLICAS E XEROX. LEIO AS MUITAS COBRANÇAS DO BLOG OPINIÃO SOLICITANDO MELHORIA, MAS PARECE QUE NESSA GESTÃO NÃO ACONTECERÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso Denis Gomes está chegando para botar ordem na casa junto com João Batista. Na cultura ele Cristóvão Montalvão e Carlos Alberto Diniz, serão a salvação.Falta pouco tempo.

      Excluir
    2. e jeam de socorro de tota q fes as pases c joao batista

      Excluir
    3. Onde estavam estes senhores citados por Nando Santos nas últimas eleições? Comungavam para que tipo de mudança? Caminham hoje por esta base aliada ao gestor da cidade porque? Muito curioso isso,não? Outro fato curioso é que nenhum deles até o presente momento se pronunciou. Faz-se lembrar o loteamento de ministérios feito recentemente pelo Vice Presidente em exercício. Já vão aí? Nem mesmo começou o pleito de 2016 e já estão definindo as secretarias? Triunfo realmente não enxerga o passado.

      Excluir
    4. A pergunta que não quer calar: QUEM FAZ A DEFESA DAS CONTAS DO PREFEITO NO TRIBUNAL DE CONTAS?
      Isso sugere alguma coisa?

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!