terça-feira, 31 de maio de 2016

INTRODUZIR HORTAS COMUNITÁRIAS NA CIDADE - POR CARLOS FERRAZ

 



Faz bastante tempo que vem se oferecendo  ao Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a sugestão  de transformar terrenos baldios em espaços urbanos ou periféricos úteis  para a comunidade da cidade turística, igual tem sido realizado em outros municípios administrados com a devida visão e sensibilidade, que tiveram sucesso  na iniciativa coletiva de produzir alguns produtos saudáveis  na atividade sustentável, além de possibilitar o que também pretende-se: a convivência sadia entre moradores e vizinhos, onde pessoas das várias idades possas atuar para transformar o ambiente, se revezando para regar e plantar as mudas previamente escolhidas.

Nesses lugares onde antes somente havia lixo,  passou a ser transformado graças ao empenho dos gestores da área com apoio dos segmentos sociais disponíveis a contribuir  na importante ação beneficente determinada. após o planejamento de plantações de  frutas, verduras, flores e hortaliças de maneira integrada, inclusive melhorando a imagem antes desgastada devido ao abandono. dos proprietários, alguns sequer identificados. No final que todos tirem o devido proveito e passem a comemorar repassando a ideia aos demais habitantes, lembrando que essas vitórias podem ser resultados de muita mobilização popular.

Vale salientar que para realização do projeto, que prevê ainda nas proximidades um espaço de lazer com bancos rústicos para os intervalos naturais dos participantes, é preciso depois da identificação e aprovação da área, resolver o problema de regularização dos terrenos  como servidão pública temporária ou pelo sistema  de comodato, se possível registrando como setor verdes obrigatórios, adotando também o objetivo de instalar uma espécie horta-praça. Inevitável portanto a cada equipe responsável para a tarefa definida,, dividir o trabalho, para se chegar à finalidade maior em prol desses eventuais pontos de integração ocupacional em mutirão.


 



Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

13 comentários:

  1. Mais uma vez o blog Opinião Triunfo vem com esta matéria que considero importantíssima para o município. Sabemos que a agricultura no município anda mal das pernas e creio que se em sítios, propriedades mais próximas da cidade, já que não existe oportunidade de trabalho em outras frentes e para se evitar o êxodo rural, O cultivo de hortaliças tanto nestas áreas que estão há muito tempo obsoletas quanto outros sítios onde as atividades foram reduzidas a quase nada, possam, através de projetos sérios e de realização (não ficar somente na promessa) restabelecer um pouco da economia do município. Em outros Estados deram certo e o turismo que já é um forte atrativo no município também estaria contemplado. Outro grande negócio seria o turismo ecológico, o turismo nos sítios já que existem muitas pessoas que saem das capitais para sentirem o gosto da terra e deliciarem-se com o que há de melhor no campo. A ideia é louvável, falta apenas vontade política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Oriundo do movimento estudantil e desde jovem participando da vida pública, Carlos Ferraz, acumulou conhecimento, experiência e afirmou sua sensibilidade política. Ele era a esperança de introdução de ações mais modernas para Triunfo.

      Excluir
    3. Jonas Monteiro da Costa24 de maio de 2016 às 15:34

      trabalho excelente esse que faz carlos ferraz em triunfo com seu jornal imparcial e eclético.

      Excluir
  2. O poder de mudança provocado pelo sentimento é ressaltado pelo jornal Opinião que reúne sugestões demonstrando aceitação que vem do amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRILHANTE IDEIA, MAS É IMPORTANTE RESSALTAR HAVER PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS COMUNIDADES POR VONTADE PRÓPRIA. ESSAS INICIATIVAS POSSUEM UM CARÁTER SOCIAL, POLÍTICO, E MUITO PRESENTE NA INTERAÇÃO DOS MORADORES ONDE FOREM INSTALADAS AS UNIDADES.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Valdemir José dos Santos17 de maio de 2016 às 10:06

    Do ponto de vista lógico, é bom lembrar que para realizar uma intervenção voltada para esse projeto é necessário um manejo sustentável da água, onde deve haver um processo de planejamento antecipado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa iniciativa de hortas comunitárias será sucesso antes mesmo da estreia, devido ao apelo social que faz. parabéns carlos ferraz

      Excluir
    2. PARABÉNS CARLOS FERRAZ, VC FAZ A DIFERENÇA NESSA CIDADE.

      Excluir
  4. José Henrique dos Santos17 de maio de 2016 às 10:21

    Pela primeira vez quero admitir que o blog vem ganhando cada dia mais maturidade, deve ser uma espera com muita paciência, pois são anos de trabalho descobrindo o que pode agradar ao leitor.Considero que essa equipe sempre teve uma presença historicamente importante nos rumos que norteiam o município de Triunfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Fernando Carvalho24 de maio de 2016 às 15:42

      Triunfo tem um órgão de imprensa que merece a maior consideração e todo respeito que é este excelente jornal Opinião de nível intelectual significativo

      Excluir
  5. Ferraz é um exemplo de dedicação às causas públicas em Triunfo, e sua criatividade, seriedade e honestidade, são mais do que nunca uma contribuição para o município mudar.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!