terça-feira, 31 de maio de 2016

MARCHANTES AGUARDAM CONSTRUÇÃO DO MATADOURO PÚBLICO - POR CARLOS FERRAZ


Antigo Matadouro Público  - Expedito Braz de Souza
Rua Elias Alves de Lima - Bairro Bom Jesus
Momento da destruição do mesmo
.

Material deveria haver sido aproveitado em outras obras públicas

Antigo curral do gado do Matadouro Público - Rua Elias Alves de Lima
Bairro Bom Jesus
 Embora o espaço esteja ocupado com educandário teve precipitada demolição 
A venda de carne continua sendo na Praça Monsenhor Eliseu ( frente ao museu)

Os moradores do setor são revoltados convivem com barracas na frente 

Triunfo completará em breve, quatro anos que encontra-se sem ponto adequado para abater bovinos, suínos, caprinos e ovinos. O segundo semestre de 2016 está  chegando e o prometido abatedouro público municipal de Triunfo - que foi discutido em reuniões na Câmara de Vereadores, (primeiro seria iniciada reforma no improvisado e condenável espaço cedido na vizinha cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, que também fecharam por ausência de condições mínimas), cumprindo exigência do Ministério Público de Pernambuco - MPPE, E terminou não acontecendo e sim, o que mais era temido, a transferência dos abates semanais para o município de Afogados da Ingazeira, a cerca de 80 quilômetros, por indicação da ADAGRO e CPRH, devido a representação administrativa não haver apontado a tempo qualquer outra solução prática idealizada Imaginou-se, depois de profunda avaliação das partes interessadas, a possibilidade de ser construída uma unidade precária, e depois fazerem aos poucos remodelações e melhoramentos necessários, na área periférica da cidade, evitando transtornos para a população

Torna-se lamentável no entanto,  reconhecer ,que apesar de todo o empenho  desprendido e apresentado pelos comerciantes do ramo e membros da comunidade local ( imbuídos no propósito de resolver o crescente problema em definitivo) não surtiu o desejado efeito. Aqueles encontros diante significativo número de presentes no salão plenário e na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, infelizmente nada resultaram, não saiu do papel e nem tão pouco voltou a ser analisado como projeto de curto, médio e longo prazo. Segundo comentam no seio dos profissionais marchantes, a grande verdade é que: a participação dos representantes legislativos (fiscais do povo) e defensores do executivo ( gestores públicos) foi inexpressiva.O interessante é que antes estavam muito entusiasmados com outra anunciada promessa ilusória, prevendo supostos investimentos e imediata geração de  empregos diretos, resultando satisfatórios rendimentos

Na ocasião do penúltimo encontro, agendado com bastante antecedência, que obteve expressiva participação dos envolvidos na polêmica social, declarou-se haver maneira de  solucionar a carência imediata, oferecendo o provisório espaço com capacidade para abater pelo menos 50 animais diários e cumprindo rigorosamente todas as normas sanitárias e legais. Lembram participantes da mesma, alguém mais entusiasmado no momento anunciando também, que seria dos únicos na região a possuir sistema de tratamento dos resíduos líquidos e sólidos, capaz de transformar toda a matéria prima de descarte em adubo orgânico, após a ação de bactérias e micro-organismos.E nada tornou-se real, a não ser realizarem o deslocamento para abater distante, sendo transportado em caminhão terceirizado de câmara frigorífica, tornando-se o produto mais dispendioso e sendo repassados  aos consumidores aumento de custos.

 
Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo PE

45 comentários:

  1. Mais uma vez vem à tona o caso do Matadouro Público que foi demolido sem prévia autorização da Câmara de Vereadores. Foi na força bruta, com policiais, com o desespero dos açougueiros que não sabiam o que iam fazer indo para a Cidade de Santa Cruz da Baixa Verde que sequer tinha condições de abater os animais de lá. Uma atitude autoritária, abuso do poder político e ainda prometeu que instalaria em outro local como bem disse a matéria. No seu lugar foi erguida uma linda escola sem ao menos ter sido feito em exame do solo já que por muito tempo aquela área foi contaminada por sal, e outros dejetos o que certamente no futuro haverão problemas. Certo é que a carne vendida na feira livre, sem as mínimas condições de higiene continua a ser abatida em muitos sítios e de forma não fiscalizada e a culpa é do açougueiro que não tem condições de sair para Afogados da Ingazeira para abater o animal para depois comercializá-lo na feira de Triunfo? A prefeitura e seu gestor nunca usou o seu poder de polícia para combater as invasões e construções de casas sem alvará de construção. Continuam as construções e bem nas barbas da prefeitura e isso somente acontece porque irão dar votos na próxima eleição. O Ministério Público tomará as providências necessárias para coibir esta prática coronelista, autoritária deste governo que já demonstrou que é ineficiente e que ainda quer eleger um sucessor que com certeza será a sua continuidade. Há muito tempo que se fala que Triunfo tem jeito. A população não deve ficar inerte diante dos descasos administrativos e diante deste abuso do poder público e econômico. Pensem bem na hora de votar. Pesquisem sobre a vida pregressa dos candidatos e observem quem realmente fez, faz ou tem realmente intenção de fazer pois os que aí estão, somente enchem os bolsos com dois encontros por mês e na maioria das vezes é somente para requererem votos de pesar e bajularem os absurdos administrativos. Todos comprados pelo executivo, coniventes com a situação vexatória que se encontra Triunfo. Os assassinatos, tentativas e tocais como também as ameaças que ainda continuam nada é feito. Ninguém cobra do Governo do Estado de Pernambuco que o Grupo de Operações Especiais - G.O.E, volte para a cidade já que o Governo do Estado não está pagando as diárias dos mesmos. Diversos e-mails foram enviados por mim ao Secretário de defesa Social e para o Gabinete do Governador e até agora não se obteve resposta. Esta gestão que se diz preocupada com a situação quando junta quatro gatos pingados para discutir sobre o assunto esquece que a sociedade é quem deve ser ouvida porque é a sociedade quem está sofrendo na pele toda esta violência. Chamar apenas os seu grupo de apoio ao seu sucessor é de uma tacanhez, de uma irresponsabilidade que chega a dar nojo. A sociedade precisa ser consultada assim como não foi consultada acerca da demolição do matadouro que era público e que foi destruído por capricho deste infame gestor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. triunfo ta entregue aos caretas

      Excluir
    2. Discordo do infeliz comentário da Lúcia Alves, que pareceu-me discriminatório e pejorativo, em relação aos tradicionais "Caretas" que muito bem representam a imagem de Triunfo por outros lugares.

      Excluir
    3. Se Triunfo estivesse entregue aos caretas, certamente não estaríamos passando a vergonha que estamos passando. O Caretas é símbolo, patrimônio cultural da nossa cidade e merece todo o respeito. Pior é fazer careta para as coisas realmente necessárias para melhorar as condições dos munícipes.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. NEM MATADOURO PÚBLICO TRIUNFO TEM MAIS? JÁ NÃO BASTA FALTAR RODOVIÁRIA, AÇOUGUE, CAMPO DE FUTEBOL, MATERNIDADE, CADEIA PÚBLICA, POLICIA, CARNAVAL, SÃO JOÃO, FESTA DOS ESTUDANTES, E VERGONHA NA CARA EM APOIAR POLÍTICOS CORRUPTOS DO CONHECIMENTO GERAL,

      Excluir
    6. Francisco A. Rodrigues17 de maio de 2016 às 10:53

      A prefeitura deveria estar tentando distensionar essa questão, procurando no que diz respeito conseguir projeto atualizado, unindo aos projetos complementares e lançando um processo de levantar custos.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    8. Antes que seja visto como improvável, ouvi outro dia numa conversa entre amigos comuns influentes na cidade, que já se tomam como palpáveis várias dessas ideias de Carlos Ferraz para um futuro governo de João Batista, que é mais aberto ao diálogo que o atual, somente eleito pelo assistencialismo que faz, ignorando investimentos para a cidade. Algumas secretarias já começam ser discutidas e acreditam que os gestores darão conta do recado, porque essa turminha que está agora pode jogar tudo fora, é fraca demais.

      Excluir
    9. Maria do Socorro Alves17 de maio de 2016 às 14:49

      O médico Dr. Luciano Fernando de Souza, prefeito desta cidade, foi o melhor administrador que se teve em todos os tempos, todos outros não pegam uma letra para sua atuação honesta e empreendedora.Elege na próxima eleição qualquer um, pode ser uma cachorra sardenta.

      Excluir
    10. DR LUCIANO É DEZ. E SABE TUDO QUE SE PASSA, QUEM FALA DELE PELAS COSTAS E NA FRENTE CHEGA BABANDO COMO SE FOSSE SANTO.SE ENGANE NÃO.É A MAIOR LIDERANÇA QUE PASSOU NO MUNICÍPIO.TODOS PROCURAM SE ENCOSTAR PARA RECEBER APOIO. CADÊ OS FORTES E BONS DE VOTO?É RUIM..

      Excluir
    11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    12. é lapada, lapada, lapada..manitu disse q é maior q a a outra. fácil demais.

      Excluir
    13. Fosse assim, não estaria respondendo a diversas ações civis públicas com relação a contas do seu governo. Existe mais uma ação de improbidade administrativa acerca de prestação de contas. Muito bom prefeito este que está envolvido desde o início em diversos escândalos e para os céticos, aqueles que endeusam o gestor desta cidade que nada mais é que o maior perseguidor e que abusa do poder de autoridade como se vê em determinados comentários, podem ter certeza de que são os mesmos que fazem parte da cúpula a que faz parte esta gestão. Dizerem que somente terá uma candidatura no pleito de 2016 é realmente um absurdo e isso me faz lembrar das ameaças que candidatos sofreram quando dispuseram seus nomes para uma possível candidatura. O Partido Verde continuará a fazer oposição a este governo indecente e a toda a indecência, excrescência que acontece ultimamente no município. Quem pensa que a situação sairá com uma candidatura única está completamente enganado pois mesmo que não apareçam, existem pessoas que estão dispostas a lutar por uma triunfo melhor e de forma diferente, sem andar pelos sítios a comprar votos, sem o assistencialismo barato, sem o voto da chibata, do coronelismo e das ameaças que acontecem dia após dia. O PV - Partido Verde tem candidatura própria e vai mostrar ao povo triunfense todas as artimanhas, truques e ilicitudes desta gestão vergonhosa.

      Excluir
    14. 13/01/2016 11:11 Determinada a citação e/ou intimação de partes ou advogados
      (Clique para resumir) Processo n° 0000489-03.2014.8.17.1520 DECISÃO Trata-se de AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, pessoa jurídica de direito público, em desfavor de LUCIANO FERNANDO DE SOUZA, já qualificado nos autos em epígrafe. A petição inicial narra que: O Relatório de Auditoria, na análise da Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Triunfo, relativa ao exercício financeiro de 2004, sob a responsabilidade de Luciano Fernando Souza, ex-prefeito, à época, verificou que 'não houve a devida prestação de contas dos recursos repassados à OSCIP INDEC' e 'o fato de o gasto advir de um Termo de Parceria firmado com uma OSCIP para fins de substituição de mão-de-obra em atividades-fins da prefeitura, tais como Programas de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, dentre outros. Chamou atenção para a quantia de R$ 399.421,48, naquele ano, que serviu para o pagamento de salários e comissão ao INDEC. Também não foram recolhidos encargos trabalhistas e previdenciários". Alega, por fim, que tal conduta violou o artigo 10, incisos VIII e XIV, e artigo 11, caput, ambos da Lei n° 8.429/92, razão pela qual requer a aplicação das sanções do artigo 12, incisos II e III, do referido diploma legal.

      Excluir
    15. Um possível governo de João Batista não será nada mais nada menos que a continuidade deste governo já que apoia este governo inoperante. Além disso, não esqueçam que quem prepara as contas para o Tribunal de Contas assim como precisa-se ver onde estiveram estes candidatos em todas estas eleições passadas. Mudam de galho em galho por conveniência. A campanha ainda não começou e já estão loteando as secretarias para dar continuidade a inoperância. Como dito muitas vezes, nada tenho contra a pessoa do Sr. João Batista mas posicionamento político é necessário além de que idealismo e respeito aos munícipes também. Aduzir que seria a melhor solução para Triunfo é no mínimo menosprezar diversas pessoas que são capazes. E será que o gestpr da cidade confia plenamente no seu escolhido? Lembrando que já se estranharam e o que deu causa a ação civil pública que tramita em segredo de justiça, foi entregue por ele. Provas não faltam. Isso é política ou politicagem? Ganhar o poder apenas para ter o poder e deixar Triunfo à míngua como está?

      Excluir
    16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Entendemos como justa a demolição do matadouro público, fonte permanente de contaminação ambiental, principalmente por estar situado nas cercanias da casa de saúde e a montante do açude da cidade. Não bastasse os inúmeros esgotos que desaguam no referido açude, mais os efluentes procedentes do matadouro, transformaram o outrora reluzente lago numa lagoa de decantação e tratamento de efluentes líquidos. Demolir o matadouro e permitir a comercialização de carne ao relento, como mostram as fotos apresentadas, revela descumprimento da legislação regulamentadora, portanto ausência da autoridade. Um matadouro não é uma obra simples que se construa em breve espaço de tempo. Os comerciantes de carne (marchantes)e o povo clama por providências. Onde estão os nossos vereadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o Sr. Antônio Timóteo Sobrinho mas também não posso deixar de dizer que a forma com que foi demolido o matadouro público foi uma atitude autoritária e sem ao menos consultar os açougueiros, noticiá-los e sem pedir autorização já que se tratava de um bem público. Levaram os açougueiros para Santa Cruz da Baixa Verde onde não tinha condições algumas de comportar nem mesmo o abate dos animais daquela cidade. Por algum tempo, até as vísceras dos animais abatidos eram tratadas no antigo lixão o que logo após denúncia resolveram tirar de lá. Depois, mandam os açougueiros para Afogados da Ingazeira para que se fosse feito os abates naquela cidade porém, o custo e o deslocamento dos animais que chegariam por demais estressados, comprometem sem dúvida a qualidade da mercadoria e isso sem falar da comercialização que é feita em plena praça pública. Um verdadeiro descaso e irresponsabilidade e antes que esqueça, o matadouro foi demolido no ano de 2012, exatamente no ano da eleição. Quatro anos já se passaram e sequer houve um projeto para a construção de outro matadouro assim como a rodoviária que nunca saiu do papel e outras tantas coisas.

      Excluir
    2. Mariana Siqueira Campos16 de maio de 2016 às 23:32

      São perfeitas as intervenções desse senhor em relação a sua terra, gosto quando exemplifica pontos importantes que poderiam ser levadas em consideração pela administração desse município.

      Excluir
    3. Resta ainda dizer que todo o equipamento do matadouro público sumiu, ninguém sabe, ninguém viu. O equipamento ficou alguns dias em frente ao prédio da prefeitura e depois sabe-se que foi distribuído sabe-se lá com quem. Mais outro absurdo com o que pertence ao poder público.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. ESSE FOI UM EPISÓDIO MARCADO PELA POLÊMICA E A DISCÓRDIA. TUDO PODERIA TER SIDO EVITADO SE NÃO TIVESSE HAVIDO O DESTEMPERO DO PREFEITO DITADOR QUE IMPÔS A DESTRUIÇÃO SEM QUALQUER DIÁLOGO OU NEGOCIAÇÃO.OS MARCHANTES ENTENDIAM QUE O IMÓVEL HAVERIA DE SER TRANSFERIDO PORQUE JÁ ESTAVA CONDENADO PELA SUA IMPRÓPRIA LOCALIZAÇÃO URBANA E NÃO POR FALTA DE ESTRUTURA FÍSICA. ACONTECE QUE DESEJAVAM A ESCOLHA DE OUTRO CANTO PARA FUNCIONAR. A MUDANÇA PARA O MATADOURO DE SANTA CRUZ FOI PIOR AINDA, A IMUNDICE REINAVA, NÃO TINHA ESPAÇO ADEQUADO, FALTAVA ÁGUA E ESGOTOS CORRIAM A CÉU ABERTO. PRECISA SER ENCONTRADO UM MEIO TERMO , EM AFOGADOS DA INGAZEIRA OS ANIMAIS CHEGAM CANSADOS E PREJUDICA A QUALIDADE DA CARNE, SEM CONTAR OUTROS PROBLEMAS GERADOS.

      Excluir
    6. Do PCdoB já veio para dr. Luciano a maioria, quem não veio ainda foi porque ele não quis ainda. Oposição acabou, acabou. acabou, acabou....Uauauau

      Excluir
    7. quem pensa r que vai dar um golpe em doutor luciano está muito engando, ele sabe de tudo que falam a seu respeito alguns adversários que estão se fazendo de aliados doidos que ele se queime numa fogueira com azeite e sal.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. A DEFESA DA POPULAÇÃO PARECE QUE É FEITA SOMENTE PELO BLOG OPINIÃO. ONDE ESTÃO OS VEREADORES PARA TOMAREM UMA POSIÇÃO DIANTE TAMANHO DESCASO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão preocupados somente em conquistar ou manter os votos para se manterem naquele poder sem nada fazer. A função virou emprego e meio de vida, pode analisar que a maioria deles hoje vive da política.A vergonha maior fica por conta da população sustentar malandros analfabetos para lhe representar, o que demonstra o nível que esse município se encontra.

      Excluir
    2. esse foi mais um baque para a administração de luciano bomfim

      Excluir
    3. Vê se doutor Luciano Bomfim foi para o lado dos adversários.Duvido. Todos vieram para o seu lado, Melo, Baião, Ferraz, Siqueira, Paiva, Caroca e vem mais até o final do mandato, comer na mão.

      Excluir
    4. ate adeildo e pedro junio ja veio

      Excluir
    5. Duas figuras muito simpáticas na cidade e que tem muito voto mesmo...por que não saem candidatos para demonstrar o peso. Ninguém é bêsta não.

      Excluir
  4. Gostaria de saber como andaria Triunfo se não fosse esse jornal, que bota a boca no trombone contrário a tantas situações estapafúrdias que a população termina calando, consentindo e até apoiando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Como é que um prefeito é criticado assim, pela minoria, se foi candidato três vezes e ganhou todas fácil, desmoralizando seu adversários que se chegaram tudo depois para o seu lado pedindo o penico. Foi ou não foi? Cadê a oposição que lhe criticava e acusa indevidamente, está toda junto, participando de eventos e demonstrando maior admiração pelo nosso querido bem feitor.

      Excluir
    3. associação comercial, igreja católica, educandários, policia, estudantes, donas de casa, empresários...tudo com JB...é pau.cade a oposição fugitiva? daqui pra la vem o restim

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. OS ERROS DO GOVERNO BONFIM FORAM MUITOS, NÃO DÁ PARA SER PASSADO EM BRANCO. A DIFICULDADE DE ARTICULAÇÃO FOI UM DOS MAIORES OBSTÁCULOS PARA A COISA ANDAR MELHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Será candidato único esse ano em Triunfo? Por que que m vai ter coragem de enfrentar doutor Luciano? Está tudo correndo, fugindo ou se aliando,,,,tá no papo é 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Em vez de falarem em matadouro, estão falando em politica. Com fechamento do matadouro de Triunfo e Santa Cruz acabou com o comercio de carnes nas cidades citadas.Soube que o abate estar sendo clandestino, nos sitios.Cadê a Adagro e o Ministerio Publico.A secretaria de Agricultura Rosario Gusmao??? que foi a grande beneficiada com o fim dos matadouros

    ResponderExcluir
  9. A VERDADE: - Por um estudante TRIUNFENSE
    A verdade é que 90% dos marchantes daqui de Triunfo são homens arrogantes, sem educação, e nao falo de educação escolar, falo de educação familiar, vinda de casa. Já presenciei muitas vezes alguns deles intimidando funcionários do Matadouro, descendo de seus carros com facas na cintura, dando grito de intimidação, sem respeito nenhum. Já presenciei também, 90% deles arrobando o portão do matadouro, quebrando currais, quebrando correntes, etc. SÃO UM BANDO DE OGROS, QUE MERECEM IR MATAR GADO EM AFOGADOS MESMO!!! Pra aprenderem a respeitar os outros, estão pagando por anos de falta de respeito com os outros e com um patrimônio da Prefeitura. Sou contra a criação do um matadouro em Triunfo, por causa dos péssimos marchantes que agora querem bancar de coitadinhos.

    ResponderExcluir
  10. Que estudante é este, meu Deus? Desconhecedor de absolutamente tudo e quem mais parece ser ogro é mesmo o anônimo que nada sabe acerca do que é melhor para a sociedade. Creio que deva ser vegetariano ou até mesmo um daqueles que com a mesma ignorância e violência que critica os açougueiros deve ter estado na brusca e autoritária demolição de um bem público. Desejar mal aos outros é pedir o mal para si mesmo, anônimo!.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!