segunda-feira, 9 de maio de 2016

NO BRASIL,TUDO É MUITO ASSUSTADOR! - POR LUIZ SAUL



Para quem não atentou, a continuidade do processo do afastamento da ex-presidente esteve por um triz de ser anulada. Isso porque, se, ao invés da liminar do Ministro Teori, acaso fosse aprovada a proposta da Rede da Marina pela nulidade de atos de parlamentares ostentando a condição de réu, o Eduardo Cunha teria todos os seus atos anulados desde que se tornou réu no STF. E, como a aceitação da proposta de impeachment deu-se com ele, deputado, já indiciado, seria possível arguir em Juízo a nulidade da medida da aceitação e provavelmente de todo o processo. 

Nos entreouvidos, consta que o Ministro Teori precipitou o afastamento proposto pelo PGR ainda em dezembro, como forma de neutralizar outras intenções em relação ao assunto, e assim forçar o Supremo a priorizar a avaliação da sua medida cautelar. Aliás, consta também que a proposta da Rede contava com a simpatia de alguns outros ministros da Corte, com cujo patrocínio se poderia inviabilizar o processo de afastamento da ex-presidente. Mas, isso jamais será confirmado pela caixa preta do Supremo. 

Mas, no fim das contas, o afã de expulsar da cena o deputado era tamanha que até o fato de haver sido afastado em circunstância e argumentação ao arrepio da Constituição passou convenientemente despercebido no soslaio de todos, dando lugar a uma grande comemoração. Igualmente, os circunstantes ignoraram a “intervenção” do Judiciário no Legislativo, na medida em que os deputados, tendo abdicado do exercício da prerrogativa de garantir a higidez moral da Casa, foram substituídos no mister. Bem feito!

Apesar do estoque de irregularidade de sua autoria em condições de justificar a sua cassação e também prisão, o Eduardo Cunha soube aproveitar o esgotamento do modelo petista de governar, especialmente no vácuo da incompetência produzido pela dilma, e, com isso, erigir as bases de um principado o qual somente não progrediu por força da tempestividade justiceira do Ministro Teori Zavascki.

E agora, por coincidência ou por fatalismo do destino, calha o fim melancólico de ambas as carreiras políticas que só não compõem um abraço de afogados por ser impossível um abraço entre esses indivíduos. Fica então somente o afogamento. 

No balanço das perdas e danos, muitos ganham mais do que perdem com o afastamento da dupla, senão vejamos: ganha o Temer, que, além de assumir o posto (mesmo em meio à crise) elimina a influência e as chantagens do Cunha na formação da equipe e na condução interina do país; ganha o Lula que, mesmo perdendo a aura, estará livre de carregar o pesado e destruidor fardo chamado dilma nas costas; ganha o PT que, se não tiver o registro cassado, poderá reconstruir-se sem a presença deletéria da ex-presidente que tanto contribuiu para o sangramento da legenda; ganha o Brasil.

Entre os perdedores, o mais ameaçado parece ser o Temer, que arrisca imolar a carreira política junto com a herança realmente maldita do petismo de uma desordem institucional e um buraco financeiro avaliado entre 250 bilhões a 650 bilhões de reais nas contas públicas. Isso sem falar nas armadilhas e minas fiscais que a dilma já plantou e ainda plantará. O tempo conspira contra. Perde o PT e o Lula, por motivos óbvios; perde o Eduardo Cunha, ibidem; perde o Brasil. 

Tudo é muito assustador!


 Por: Luiz Saul Pereira
         Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!