domingo, 5 de junho de 2016

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - CONSELHOS (10) DO PAPA FRANCISCO PARA O CUIDADO DO MEIO AMBIENTE


Click na setinha ao centro da imagem e veja "os 10 Conselho de SS Papa Francisco


Com a  Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que foi celebrada no dia 1º de setembro de 2015, reunimos alguns conselhos do Papa da encíclica Laudato Si'



O Papa Francisco, com a promulgação da encíclica Laudato si’, na qual convida-nos a uma “conversão ecológica”, estabeleceu o dia 1º de setembro como a Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Esta data já se celebra na Igreja Ortodoxa, e o Papa decidiu incluí-la na Igreja Católica para nos conscientizarmos e rezarmos pelo cuidado do planeta. 

Na sua última encíclica, o Papa recordou que “Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo” e, continua dizendo “os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos”. 

A Jornada celebrar-se-á anualmente, e Francisco busca que todos possam renovar a adesão pessoal à própria vocação de custódios da criação. Com a escolha da data, também reforça a “crescente comunhão” com a Igreja Ortodoxa. 

Compartilhamos alguns conselhos concretos com os quais o Santo Padre nos estimula a colaborar para proteger e construir nossa casa comum, pequenas ações que derramam um bem na sociedade “além do que é possível constatar; provocam, no seio desta terra, um bem que sempre tende a difundir-se, por vezes invisivelmente”.
  1. Evitar o uso de material plástico e de papel.
  2. Reduzir o consumo de água.
  3. Separar os resíduos.
  4. Não cozinhar mais do que o que provavelmente será necessário.
  5. Tratar com cuidado aos demais seres vivos.
  6. Utilizar transporte público ou compartilhar um mesmo veículo.
  7. Plantar árvores.
  8. Apagar as luzes desnecessárias.
  9. Dar graças a Deus antes e depois das refeições.
  10. Calefação: aconselhou-nos a agasalhar-se mais e evitar ligá-la.

 

Algumas reflexões sobre o cuidado do Meio Ambiente que o Papa Francisco nos propõe na Laudato si’:
 
1. São Francisco de Assis “manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados. Amava e era amado pela sua alegria, a sua dedicação generosa, o seu coração universal [...] Nele se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior”. (10) 

2. “Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades”. (14) 

3. “Este mundo tem uma grave dívida social para com os pobres que não têm acesso à água potável, porque isto é negar-lhes o direito à vida radicado na sua dignidade inalienável. Esta dívida é parcialmente saldada com maiores contribuições econômicas para prover de água limpa e saneamento as populações mais pobres”. (30) 

4. “Mas, hoje, não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres”. (49) 

5. “É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos e, por isso mesmo, também não há espaço para a globalização da indiferença”. (52) 

6. “Os jovens têm uma nova sensibilidade ecológica e um espírito generoso, e alguns deles lutam admiravelmente pela defesa do meio ambiente, mas cresceram num contexto de altíssimo consumo e bem-estar que torna difícil a maturação doutros hábitos. Por isso, estamos perante um desafio educativo” (209) 

7. “É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida”. (211) 

8. “Na família, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida, como, por exemplo, o uso correto das coisas, a ordem e a limpeza, o respeito pelo ecossistema local e a proteção de todas as criaturas”. (213) 

9. “Esta mesma gratuidade leva-nos a amar e aceitar o vento, o sol ou as nuvens, embora não se submetam ao nosso controle. Assim podemos falar duma fraternidade universal”. (228) 

10. “É necessário voltar a sentir que precisamos uns dos outros, que temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo, que vale a pena ser bons e honestos”. (229)


Fonte: Opus Dei

Um comentário:

  1. Mais uma vez, de forma insistente e muito pertinente, o Blog Opinião, através do competente jornalista Carlos Ferraz, vem trazendo um assunto da maior importância para todos e principalmente para as gerações que virão. O quão é necessária a preservação do meio ambiente e também a importância de denunciar a sua degradação, o avanço do desmatamento, dos assoreamentos dos riachos, dos lixões que ainda são um pesadelo posto que os mesmos contaminam o lençol freático assim como pode causar diversas doenças pela contaminação de detritos advindos de hospitais, assim como o mal cheiro. Necessário que se tomem providências urgentes no município de Triunfo para que o que está acontecendo não venha destruir de vez com este clima maravilhosos que atrai diversos turistas além de que o próprio município, se muito bem administrado, poderá contribuir com os agricultores, donos de propriedades para atividades turístico rurais como já se vê em muitas outras cidade do Brasil e do mundo. Observem logo abaixo que o Município de Triunfo, juntamente com o Governo do Estado e CPRH já respondem a uma ação civil pública exatamente por estar poluindo o ambiente e aí se pergunta: É este o governo que diz que trabalha com responsabilidade? É este o governo que quer enfiar goela abaixo um sucessor para continuar sua obra de escândalos e de abusos do poder público e de autoridade. O PV de Triunfo, através de seu presidente, não poderia deixar passar em branco tal denúncia e por isso mesmo, convoca a todos os triunfenses a partirem para a luta contra a destruição do meio ambiente. Segue abaixo o número do processo, ação civil pública que poderão acompanhar pelo site do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.
    0000163-72.2016.8.17.1520
    Orgão Julgador:
    Vara Única da Comarca de Triunfo
    Classe CNJ:
    Ação Civil Pública
    Assunto(s) CNJ:
    Unidade de Conservação da Natureza;
    Partes
    Exibindo todas as partes
    Autor: DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
    Réu: ESTADO
    Réu: AGENCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HIDRICOS - CPRH
    Réu: Municipio Triunfo

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!