quarta-feira, 15 de junho de 2016

ANIVERSÁRIO DA TERRA AMADA TRIUNFO: "O OASIS DO SERTÃO" NOS SEUS 132 ANOS



Em fins do século XVIII a serra da Baixa Verde, que teve como habitantes
primitivos os índios Cariris, era arrendada a Domingos Pereira Pita que depois se tornou proprietário. Nessa época, em data incerta, chegou a Baixa Verde o missionário capuchinho frei Vidal de Frescolero, conhecido por frei Vidal da Penha, que fixou residência no sítio Baixa Verde, em um pequeno terreno que conseguiu com o senhor Domingos Pereira Pita, onde fez o aldeamento dos índios que com ele vieram.
Em novembro de 1803 retirou-se para Cabrobó, tendo logo depois assumido o seu lugar o missionário frei Ângelo Maurício Niza, o qual fez construir na Baixa Verde uma capelinha que serviu de matriz durante muito tempo, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, tratou de legalizar a posse do terreno dos índios, requerendo ao governador-geral da Capitania, Dr. Caetano Pinto de Miranda Montenegro, meia légua quadrada de terra, a qual foi concedida em sesmaria, a 8 de outubro de 1812; os marcos foram fincados nos lugares denominados Aquiraz, Jaleco, Água Branca e Jardim.
O aldeamento, que nesse tempo era um arraial de casas esparsas, foi se transformando pouco a pouco em um núcleo de população e de casas alinhadas. Assim, cabe a Frei Ângelo os foros da fundação da cidade onde ele permaneceu até falecer, em 7 de junho de 1824. Outros habitantes foram chegando sucessivamente, atraídos pelas excepcionais condições de solos, fontes perenes e vegetação sempre verde, fazendo com que a povoação fosse crescendo com rapidez.

O nome de Triunfo originou-se de uma luta ocorrida entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais, querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, com o que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando acabá-la por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram. Tal fato fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem de sua independência, a fim de se libertar dos Campos Velhos. Para isso, um abaixo-assinado solicitou da Assembleia Provincial e do Diocesano que a povoação fosse transformada em freguesia e elevada à categoria de vila, o que de fato ocorreu em 2 de junho de 1870, através da Lei Provincial nº. 930, que criou a freguesia de Nossa Senhora das Dores, desmembrada da freguesia de Flores, e elevou a povoação de Baixa Verde à categoria de vila, com a denominação de Triumpho.

Em 13 de junho de 1884 através da Lei Provincial nº. 1.805, foi criada a comarca de Triunfo e com isso a vila da Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade.

Economia

De acordo com dados do IBGE do ano de 2010, o PIB era estimado em R$69,200 mil, sendo sua maior riqueza as atividades no setor de serviços, seguido pela agricultura e pecuária, quase empatadas. O PIB per capita era de R$ 4.611,46.

Geografia

O município de Triunfo está localizado na parte setentrional do Vale do Pajeú. Está situado nas seguintes coordenadas: 9.133.558kmS e 598.763kmW.

Limites

  • Norte: Estado da Paraíba
  • Sul: Calumbi
  • Oeste: Santa Cruz da Baixa Verde
  • Leste: Flores

Hidrografia

O município está inserido na bacia do Rio Pajeú. Não existem, na cidade, açudes com capacidade superior a 100.000m³.

Relevo

O município está localizado no Planalto da Borborema, numa altitude média de 1010m. Seu ponto culminante é o Pico do Papagaio, com 1.260m. O relevo é predominante montanhoso.

Vegetação

A vegetação da cidade é composta por floresta subcaducifólia, e pela caatinga hiperxerófila.

Clima

O clima de Triunfo é o Tropical de Altitude[6] , do tipo Cw'a, com temperatura média anual de 21 ºC (mínima de 16 ºC e máxima de 26 ºC)[7] e precipitação média de 1 400 milímetros (mm) anuais.[8] A umidade relativa do ar é de 73%[9] e o tempo de insolação de aproximadamente 2 800 horas anuais.[10]
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1961 a 1971, 1973 a 1985 e 1993 a 2013, a menor temperatura registrada em Triunfo foi de 11,1 ºC em 26 de outubro de 1994,[11] e a maior atingiu 33,3 ºC em 6 de janeiro de 2003 e em dezembro de 1997, nos dias 5 e 6 do referido mês.[12]

Turismo

Poucos municípios têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 11,1 ºC no inverno e 26 ºC no verão. O município pernambucano de Triunfo, distante 399 km de Recife e a uma altitude de 1.004m, tem vegetação diferente da que predomina na região e uma variedade de lugares a se visitar sem similar em todo Sertão nordestino. Com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”.

Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos faz voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.260 m, de onde é possível avistar seis cidades do Vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século de existência.

O famoso açude João Barbosa Sitônio localizado no centro da cidade, adornado pela presença do Cine Teatro Guarany inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco segundo votação realizada pela Fundarpe e sem esquecer do teleférico que tem seus assentos movidos por cima das serras de Triunfo passando sobre as águas do açude que estão muito poluídas.

Todos que visitam Triunfo têm uma verdadeira aula de arquitetura, história e cultura. Cidade de um povo hospitaleiro, rodeada de serras e vegetação sempre verde.


Fonte: WiKipédia

TODA MINHA ADMIRAÇÃO COM AQUELE ABRAÇO !

Carlos Ferraz
Triunfo PE

15 comentários:

  1. Parabéns Cidade de Triunfo pelos seus 132 anos! Durante a sua trajetória de cidade mais alta do Estado de Pernambuco e de cidade turística, de clima agradável, comparando-a a Suíça Brasileira, de um povo hospitaleiro, temos o dever de preservar as nossas tradições, nossas matas, nascentes, riachos e fazer dela o diferencial do que anda acontecendo em diversos municípios do Brasil. Os triunfenses estão de parabéns por esta terra abençoada mas precisam olhar para o futuro para que a mesma continue com status que mantinha. Salve Triunfo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pra nossa cidade querida Triunfo.

      Excluir
    2. Carlos Alberto Silva16 de junho de 2016 às 20:42

      Eu também sou de Triunfo estou morando muito longe mas acompanho o dia a dia da cidade através do Carlos Ferraz amigo daqui de São Paulo o meu abraço para todos da terrinha boa noite

      Excluir
  2. Amo minha cidade tenho orgulho de ser triunfense

    ResponderExcluir
  3. Leide Santos Martins13 de junho de 2016 às 13:10

    Parabens terra amada

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu é nosso Triunfo té amo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos nós

    ResponderExcluir
  6. Nossa Senhora Aparecida , abençoa a nossa cidade , Triunfo !

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para nossa terra querida.

    ResponderExcluir
  8. Renato Ferreira Lopes13 de junho de 2016 às 23:38

    Parabéns pra nossa cidade linda!

    ResponderExcluir
  9. Esmeraldina Rodrigues13 de junho de 2016 às 23:39

    Parabéns TRIUNFO sucesso, prosperidade e paz. ....um abraço do tamanho do açude! !!!!

    ResponderExcluir
  10. Maria Lúcia Rodrigues da Silva13 de junho de 2016 às 23:41

    parabéns meu lugar querido, tenho grande amor por você e lhe desejo tudo de bom

    ResponderExcluir
  11. MARIA DO SOCORRO DINIZ13 de junho de 2016 às 23:42

    TE AMO, TE AMO, TE AMO, TE AMO TRIUNFO !!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Triunfo.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Triunfo. Tenho orgulho de ser triunfense.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!