terça-feira, 21 de junho de 2016

SAÍDAS PARA A CRISE - POR RUY PATU


Não basta cortar despesas. É preciso incentivar o investimento, a produção e o comércio.Para isso, precisaremos criar oportunidades para atrair investidores e muito capital.Só assim criaremos empregos, desenvolveremos a economia e o país sairá da recessão.

Há tantos caminhos para isso...

O turismo, por exemplo. Temos um país de muitas belezas naturais, e de um povo alegre e hospitaleiro, por que não aproveitar esse potencial. Claro que seria necessário algum investimento na infraestrutura dos lugares mais aprazíveis e na educação da população envolvida, sobretudo se voltados à preservação ecológica e do patrimônio histórico e cultural.

Um outro caminho, seria a privatização de todas as empresas públicas e de economia mista, inclusive da Petrobras e da Empresa Brasileira de Correios.São ineficientes, administrativamente, e alvos fáceis de políticos corruptos e do aparelhamento partidário.

Também seria possível privatizar ou firmar parcerias público-privadas em áreas como execução civil, com o credenciamentos de agentes de execução, sob a fiscalização do Poder Judiciário; sistema penitenciário e de execução penal; mediação e arbitragem obrigatórias para conflitos civis e empresariais; investigação criminal; construção de vias públicas e ferrovias, prédios públicos, aeroportos etc.

Quantos milhões a União, os Estados e Municípios arrecadariam para cobrir o rombo das contas públicas e propiciar mais recursos para investir em infraestrutura ou nas áreas fins, como saúde, educação e segurança pública.

Finalmente, a criação da carreira de gestor público em todas as esferas de governo, com a finalidade de administrar o orçamento, as contas e toda gestão administrativa e financeira dos poderes da república e órgãos públicos, com o propósito de assegurar a continuidade das políticas públicas de longo prazo, independentemente do mandato e da função institucional dos seus agentes políticos, que preservariam a representação política e os poderes de Estado.


Foto do perfil de Ruy Patu

Por: Ruy Trezena Patu Jr.
        Jurista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!