quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A TRISTE SECA NO SERTÃO NORDESTINO - POR IEDO FERRAZ LIMA







A Seca no Sertão nordestino, pode ser considerado um fenômeno natural, caracterizado pelo atraso na precipitação de chuvas ou a sua distribuição irregular dos índices pluviométricos. Com isto a estiagem prolongada acaba prejudicando o crescimento ou desenvolvimento das plantações agrícolas das pessoas, que dependem da agricultura familiar como forma de sobrevivência.A seca se manifesta com intensidades diferentes. 

Quando há uma deficiência acentuada na quantidade de chuvas no ano, inferior ao mínimo do que necessitam as plantações, a seca é absoluta e todas as culturas plantadas ficarão comprometidas, visto que a safra será perdida totalmente. Com isto teremos uma situação de calamidade pública. Em outros casos, quando as chuvas são suficientes apenas para cobrir de folhas a caatinga e acumular um pouco de água nos barreiros e açudes, mas não permitem o desenvolvimento normal das plantações agrícolas, teremos a conhecida seca verde. As consequências mais evidentes das grandes secas assolam o Nordeste são; A fome, o desemprego, a desnutrição, a miséria e a migração dos agricultores que perderam suas plantações através do êxodo rural.



Por: Iedo Ferraz Lima
        Cidadão triunfense, nordestino, brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!