sexta-feira, 30 de setembro de 2016

CAMPANHA PARA REVITALIZAÇÃO DO CONVENTO SÃO BOAVENTURA - POR CARLOS FERRAZ


 




Infelizmente até o presente momento não se teve mais conhecimento relativo ao projeto de recuperação do significativo templo católico triunfense no Centro da Cidade, que é o tradicional Convento São Boaventura, da Ordem São Franciscana (OSF), situado na Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade, através campanha filantrópica que chegou a ser iniciada junto aos moradores nativos e residentes noutras localidades para obtenção de recursos financeiros, além de órgãos governamentais respectivos.Na extensão do convento telhas soltas podem ser observadas, assim como falhas no gradil, nas portas, janelas e vidraças, o que é preocupante para quem tem grande parte da sua sobrevivência sendo fruto de doações.

Sugere-se que seja recorrido à União, por meio do do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), devendo, caso adquira verbas suficientes,  ser aberta rápida licitação para  contratação de serviços técnicos especializados visando a conservação e restauro,   devido haver sérios problemas estruturais ameaçadores visíveis. O imóvel teve a última requalificação no período que foi dirigido pelo saudoso alemão Frei Lucas Dolle,( vítima de acidente automobilístico que lhe ceifou a vida), quando da sua passagem destacada como atuante administrador e excelente pároco,  deixando relevantes serviços prestados a exemplo da fundação por recursos próprios da Rádio Triunfo FM, a princípio funcionando naquele prédio.

Acredita-se que ainda não sentaram para identificar como os trabalhos serão desenvolvidos, mas a esperança é que sejam bastante proveitosos. A parte interior ainda precisa de  mais  atenção, mas na área externa existem problemas que saltam aos olhos. Além do aspecto religioso, o suntuoso monumento faz parte importante da história de Triunfo e que precisa ser preservado e iluminado.Na fachada, as falhas são logo identificadas, as rachaduras,  portas, janelas e vidraças quebradas, infiltrações recobertas pela vegetação,representando riscos. A pintura antiga também deixa muito a desejar, sofrendo o desgaste do tempo.Todo o serviço é muito oneroso e dependente também de contribuições particulares para transformar a realidade.


Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

9 comentários:

  1. Não sou contra que façam a recuperação, restauração do prédio do Convento. Mas pergunto, para funcionar o que? restaurar e ficar como um elefante branco sem ocupação.Com todo respeito a Igreja do Convento, essa é sagrada, por se só, funciona sempre no dia a dia.
    Refiro-me ao restante do prédio e área num todo.
    Sabe o que deveria funcionar neste prédio enorme? uma Faculdade, uma Escola Técnica, por exemplo, com o nome Baixa Verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos da Silva24 de setembro de 2016 às 08:04

      O senhor Tim deseja que o prédio seja mantido desgastado como está para não virar um elefante branco? Vale lembrar que trata-se de um patrimônio da cidade. Depois não apareçam com saudosismos relembrando o que existia e acabou, apontando culpados.

      Excluir
    2. Falar é fácil, difícil é agir. Quando os custos são tão alto de materiais, se não houver uma campanha filantrópica não será recuperado jamais esse patrimônio que é da cidade.Porque se depender da igreja católica ele vai abaixo que ela não gasta um tostão.

      Excluir
    3. Maria do Socorro Souza24 de setembro de 2016 às 15:45

      Está bem deteriorado. É uma pena. Assim como áreas do Stella Maris que poderiam estar sendo utilizadas pela comunidade, em troca de manutenção e cuidados. Espero que consigam verba para a reforma. Este convento é uma peça importante do nosso patrimônio.

      Excluir
    4. Não tinha visto esta postagem, estou vendo agora. E muito interessante uma pessoa que diz gostar de Triunfo, e postar um comentário desse. O Convento Senhor Tim é um Prédio Histórico, Patrimônio nosso. Na sua opinião, pelo que vejo e deixar cair. Mais isso não vai acontecer, pois estamos fazendo campanhas e a população está colaborando e continuam colaborando. E por sinal nosso Convento está ficando lindo! Muito me admiro sair justamente de uma pessoa que sempre está a dar opiniões neste Blog.

      Excluir
  2. Todos os dias acompanho o Blog Opinião e constato cada vez mais sugestiva ideias diferentes lançadas pelo Carlos Ferraz que considero um verdeiro guardião da nossa Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!Palmas, palmas, palmas, palmassssssss

      Excluir
  3. Reconheço que se não houvessem as constantes intervenções propositivas deste competente e atuante jornal midiático, muitas realizações deixariam de ser concluídas nesse município.Além disso o nível de cobranças não deixa de mostrar-se categórico e conciliador. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Para você ficar por dentro de tudo das melhores propostas de governo para temas como infraestrutura, saúde, educação. urbanismo, mobilidade, segurança, cultura, ação social e política partidária a melhor maneira é ler todos os dias o Blog Opinião, desde o princípio que acompanho e não estou arrependido com a independência, o nível e a isenção editorial. Tem ajudado bastante a administração as suas sugestões maravilhosas.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!