domingo, 11 de setembro de 2016

GANHANDO O MUNDO APÓS OS 40, VIAGEM A TRIUNFO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO - POR FERNANDA LEMOS

Esse foi um resumo breve do que vi, vivi e senti pelas bandas do meu sertão...


Ainda cansada da semana, numa 6ª feira a tarde, segui com alguns amigos em uma van no que parecia, a princípio, ser uma viagem bem exaustiva. Afinal teríamos aproximadamente 400 km pela frente. Passaríamos por alguns trechos lentos...rumo a uma cidade do sertão pernambucano a mais de 1000 m de altitude. E ainda tinha um pequeno grande detalhe: O frio! Sim, frio. Aqui no Nordeste temos cidades que fazem muito frio nesta época do ano.


Decidi não criar expectativas. Ficaria em uma pousada sobre a qual não tinha referência, conheceria a casa e a família de uma amiga do nosso grupo (onde a maior parte ficaria hospedada lá) e participaríamos de uma corrida de rua. Simples assim.



"Nossa"! Essa foi a primeira palavra que veio a minha cabeça quando entrei na cidade e comecei a ver os casarios antigos e um açude imenso no meio dela. "O Oásis no Sertão". É com essa expressão que se referem à cidade de Triunfo.















Outra grata surpresa foi sentir o acolhimento das pessoas de lá. A família que conheci recebeu a todos de braços abertos. Falam da sua terra com um orgulho que chega a emocionar algumas vezes. E é pra se orgulhar mesmo!


Quando falamos em sertão pensamos logo em seca, plantações perdidas, gado morrendo, falta do que comer e beber. Dor, sofrimento, abandono e desesperança. Sim...infelizmente essa é uma realidade vivida...Mas não foi o que vi em Triunfo. Quem dera se todas as cidades do sertão fossem como essa que conheci!







CITY TOUR

Na manhã seguinte seguimos para um tour a pé pelas ruas enladeiradas (haaaaja ladeira!) e pudemos contemplar de perto a arquitetura. Passamos por casarios antigos, conventos e colégios seculares (que agora são pousadas), museus, feira livre...paramos um pouco para ouvir o nosso forró pé de serra e aproveitamos para incorporar personalidades do nosso cangaço: Lampião e Maria Bonita. Chapéu de couro e outros acessórios passaram a fazer parte da nossa indumentária. Tempo suficiente para darmos boas risadas e tirarmos fotos inusitadas.

















Talvez nem todos por aqui saibam sobre o Cangaço e o que Lampião e seus "cabras" andaram aprontando pelas bandas do Nordeste. Mas não vou entrar nessa questão por aqui. O que posso dizer é que não tiveram um final feliz. Lampião nasceu na cidade de Serra Talhada (próxima a Triunfo) e certamente esteve por lá. O Museu mostra um pouco da história deles e tem em seu acervo algumas armas, roupas, bilhetes...Um capítulo a parte...


Com tanto lugar interessante para conhecer quase esqueci que o objetivo da nossa ida à cidade era participar de uma corrida. A 4a etapa do Circuito de Corridas PE na Pista. E foi nessa parte que o "bicho pegou" rsrs. Percurso praticamente todo pelas ruas e calçadas de paralelepípedo...subindo e descendo ladeira. Tinha ladeira de quase 1km. Quase "morro" kkk. Por um momento pensei em desistir. Mas logo em seguida o "anjinho bom" soprou no meu ouvido e disse: Você veio aqui para isso e não é de desistir fácil. Portanto..."simbora"! E  assim eu continuei. Mas o que seria uma CORRIDA, para mim transformou-se numa "CORRINHADA" (corrida + caminhada) porque...cá pra nós... eu não dei conta daquelas ladeiras não! kkkk.



4ª ETAPA DO CIRCUITO DE CORRIDAS PE NA PISTA



O legal de estar em grupo é que um vai incentivando o outro. Cada um com o seu ritmo, seu objetivo... participando de um esporte individual mais coletivo que eu conheço. E no final tudo é festa. Vem aquela sensação boa de "missão cumprida" e de "eu consegui!" sabe? :)
















Nossa passagem por lá foi breve. Já estamos com saudade. Saudade do que vivenciamos, dos momentos que compartilhamos, das gargalhadas que demos, das comidinhas que comemos, da acolhida que recebemos. Cada um com sua personalidade, com seu jeitinho peculiar...alguns mais extrovertidos, outros mais reservados...Pessoas vivendo momentos de vida diferentes, com histórias diferentes, percepções de mundo diferentes, sonhos diferentes...mas naquele momento com um objetivo comum que era aproveitar o máximo, curtir a cidade e uns aos outros da melhor forma possível. Além de correr é claro rsrs. Amo muito tudo isso :





Não posso encerrar esse post sem agradecer mais uma vez à família Ferraz que nos recebeu de braços abertos e nos apresentou a sua linda cidade. Vocês são especiais :)





Esse foi um resumo breve do que vi, vivi e senti pelas bandas do meu sertão...em terras percorridas por índios, europeus e cangaceiros...onde encontrei um povo muito muito hospitaleiro :)


O que eu sei é que ficou com gostinho de quero mais! :)



Até mais ver! Beijos,








Por: Fernanda Lemos

59 comentários:

  1. Bela narrativa dessa passagem por Triunfo faz a turista Fernanda Lemos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO SEI DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA FERNANDA LEMOS, SE JORNALISTA, MAS A MESMA DEU UM VERDADEIRO SHOW DE INTERPRETAÇÃO ESCRITA SOBRE AQUELE BELÍSSIMO OÁSIS DE PERNAMBUCO.

      Excluir
    2. Nobilíssima Fernanda,
      o seu relatório deixa qualquer dos triunfenses, residentes ou ausentes, feliz e gratificado pelo seu reconhecimento e pelos seus elogiosos depoimentos sobre o ambiente e a hospitalidade encontrada.
      Gostaria de saber mais sobre a organização da corrida. Se trata de um programa aberto ao público, reúne profissionais ou é privativo a um grupo de amadores?

      Excluir
    3. (LIMA)
      Irei fazer um comentário pessoal e crítico sobre a política atual de Triunfo... Mas uma vez deixo claro que é um comentário pessoal.
      Carlos Ferraz foi o grande lider da oposição nos anos 70 e 80 foi traido por Ozaildo Ferraz que assume o comando da oposição e vende de forma vergonhosa o legado da oposição para o grupo Bomfim em troca de um cargo a vice.
      Nos anos 2000 Paulo Italo e um pequeno grupo de forma corajosa reativa o grupo de oposição em Triunfo, tempos depois Lula Baião se alia ao grupo de oposição com a nefasta intensão de dar uma rasteira em Paulo Ítalo e assumir o grupo de oposição em Triunfo, fato que veio acontecer.
      Nós eleitores conscientes e independentes estávamos na expectativa de surgir uma chapa autentica de oposição para a eleição deste ano, que deveria ser composta por Carlos Ferraz e Paulo Ítalo e em nenhum momento esse falso grupo de oposição pensou nessa hipótese , pq por trás havia uma jogada misteriosa pra se ter uma candidatura única a de Batista ( um fato misterioso e que deve ter rolado algum dinheiro).
      Quero aqui parabenizar o advogado o Dr. Advogado Terto por não ter deixado que essa conspiração política tivesse 100% de êxito, desde já declaro meu voto e todos aquele que são livres temos em quem votar e o povo vai desmascarar essa conspiração BATISTA/BOMFIM/MELO/LULA BAIÃO/GILSON DO PARÁ.

      Excluir
    4. Olá! Depois de tanto tempo sou surpreendida positivamente com tantos comentários gentis e carinhosos sobre a minha publicação. Não sabia que havia sido compartilhada neste Blog. Minha filha hoje foi fazer uma pesquisa, encontrou a postagem compartilhada e avisou-me de imediato. Só assim soube da repercussão e comentários rsrs.
      Respondendo ao EDNALDO SANTOS... Não sou Jornalista. Apenas alguém que se "atrave" a compartilhar um pouco das suas experiências :)

      ANTÔNIO TIMÓTEO SOBRINHO... Foi muito fácil escrever sobre Triunfo. A cidade e as pessoas são encantadoras. Quanto à corrida... foi aberta ao público sim. Fizemos a inscrição através de um site de corridas e fomos enfrentar bravamente as ladeiras rsrs

      Excluir
    5. O meu dileto amigo Carlos Ferraz tem uma bonita história relacionada a Triunfo, foi vereador, candidato a prefeito duas vezes pela oposição e merecia ter sido eleito.

      Excluir
    6. Marcos Antonio da Silva6 de abril de 2018 às 07:54

      Concordo plenamente, Ferraz é o cara. Um grande divulgador da sua terra, junto a sua família, ao ponto de trazer caravanas de pessoas como Fernanda Lemos que passam a ser admiradoras deste " Oásis do Sertão" reproduzindo suas belezas naturais e arquitetônicas, além da hospitalidade dos seus pacíficos habitantes.

      Excluir
  2. Pelo visto a turista ficou maravilhada com a cidade.Triunfo realmente é demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um profundo carinho por TRIUNFO

      Excluir
    2. Adorei essa reportagem da visitante sobre a minha querida cidade, lamento muito residir tão distante e não poder comparecer sempre para curtir tanta coisa interessante.

      Excluir
    3. Que massa essa cidade!!

      Excluir
    4. Emocionante ver tantas fotos retratando nossa bela cidade e relato tão bonito sobre a acolhida em nossa cidade pela familia Ferraz representada por nosso querido Carlinho que é sempre carinhoso com todos.

      Excluir
    5. Carlos Ferraz é gente boa demais. Adoro...

      Excluir
    6. E BONITÃO!!!

      Excluir
    7. Vocês não deixam de cutucar o "cão" com a vara verde. kkkkkkkk

      Excluir
  3. Perfeito!! ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia De Lucena Farias5 de setembro de 2016 às 08:01

      Que leitura agradável Fê, viajei junto com você! Adorei!!!

      Excluir
    2. Legal demais o artigo sobre Triunfo e também as fotos pontuais do passeio.

      Excluir
    3. Valéria A.Ferreira.6 de abril de 2018 às 07:58

      Quem linda fotos ela tirou...Devem ser aproveitadas em matérias desse blog.Se a mesma não se incomodar.Rsrsrs

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que belo depoimento. Muito bom ler esse textos depois de algumas semanas da nossa aventura em Triunfo. Fiquei aqui "balançando a cabeça" em concordância com vários trechos (principalmente com os das ladeiras, kkkkk).
      Voltei a Triunfo por uns minutos. ;)

      Excluir
    2. Triunfo é bom demais, gostaria de ter nascido naquele lugar maravilhoso,

      Excluir
    3. Carlos Alberto Santos5 de setembro de 2016 às 14:50

      Em pleno sertão pernambucano uma cidade daquela é quase impossível e deve-se levar em consideração estar com seis anos de seca a região. Imagine chovendo deve ser frio demais e muito mais bonito o verde.

      Excluir
    4. APESAR DE NA ÉPOCA QUE A FERNANDA LEMOS FEZ ESSE REGISTRO A CIDADE ESTAR ENFRENTANDO UM LONGO PERÍODO DE ESTIAGEM, A VISUALIZAÇÃO DAS FOTOS DEMONSTRA SER MANTIDA A IMAGEM ATRATIVA DESSE DESTINO TURÍSTICO DO ESTADO.

      Excluir
  5. Maria das Graças Menezes4 de setembro de 2016 às 09:04

    Que cidade maravilhosa! Fiquei também encantada quando estive o ano passado lhe visitando pela primeira vez. Nem parece região de Sertão... E faz bem seis anos que não chove!!

    ResponderExcluir
  6. O texto da Fernanda Lemos trás com certeza a narrativa de todos os visitantes da nossa Triunfo. Fernanda nós triunfenses vamos ficar no aguardo "das suas voltas" por aqui e agradecer imensamente este seu amor a primeira vista por Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão raro nos dias de hj reconhecer , agradecer, elogiar... Compartilhando de Lêda Ferraz sobre a experiência de uma amiga sobre a terrinha!!

      Excluir
    2. Também acho...deve ser uma pessoa muito educada e sensível para descrever com tamanha propriedade tanto detalhes importantes relativos à cidade dos meus avós.

      Excluir
    3. Rubens Calado Ribeiro5 de setembro de 2016 às 14:25

      Fiquei com inveja dessa turma. É de um passeio com pessoas dessas que necessito fazer com meu esposo.Não conheço Triunfo e estou abismado por tanto ponto atrativo interessante.

      Excluir
    4. Prezado Rogério Mota... sei que estou beeeem atrasada na resposta. É que não sabia que o meu texto havia sido compartilhado por aqui. Tampouco sobre a repercussão e comentários tão gentis :)
      Tenho muita vontade de voltar. Ficou com gostinho de quero mais. Quem sabe ainda este ano? :)

      ISABELLA MARTINS, VALDEMIR ARAÚJO... obrigada pelas palavras carinhosas :)

      RUBENS CALADO RIBEIRO... não sei se já teve a oportunidade de ir desde então. Você poderá por sua própria experiência ver que a cidade é linda. E as pessoas... especiais :)

      Excluir
    5. MINHA CARA FERNANDA LEMOS, LINDA É VOCÊ COM TODA ESSA SUA NOTÁVEL SENSIBILIDADE EXPOSTA EM MARAVILHOSO TEXTO.

      Excluir
    6. Assim eu fico encabulada Carlos Lima rsrs. Escrever sobre Triunfo foi muito fácil. Mais uma vez agradeço pelas palavras carinhosas de todos :)

      Excluir
    7. gostaria de um dia conhecer essa figura tão delicada no trato com as palavras sobre as nossa querida cidade. parabenizo o blog Opinião por nos trazer a oportunidade de acompanhar esse relato que antes não tínhamos qualquer conhecimento.

      Excluir
    8. Solange Santos, suas palavras me comovem. Quem sabe um dia não é?! :)

      Excluir
  7. parabéns fernanda lemos vc foi perfeita na análise relacionada à viagem à formosa triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Maravilha ler isso, apesar de saber que é isso tudo mesmo!

      Excluir
    2. Triunfo é algo mais....

      Excluir
    3. Que beleza essa cidade de Pernambuco.

      Excluir
    4. Parece que nem a própria redatora do bonito artigo não tinha conhecimento da sua publicação. kkkkkkk

      Excluir
    5. Parece que a equipe do blog Opinião Triunfo estava adivinhando que esse comentário de Fernanda Lemos iria bombar, por isso resolveu publicar de novo. Não sou contrário voltar a público o que se faz interessante a todos.

      Excluir
  8. Gostei de cada linha do seu texto, Nanda! Fico muito feliz em ver que o curto tempo em Triunfo, foi também satisfatório. Espero poder recepcioná-los mais vezes e sempre com essa alegria e unidades de que nosso grupo tem! Obrigada mais uma vez por poder compartilhar momentos e desfrutar dessa amizade. Beijo grande e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmilson José da Silva5 de setembro de 2016 às 14:52

      Pelos comentários deve ter sido um passeio muito bom esse feito a Triunfo no período da corrida.Estive na Festa do Estudante.

      Excluir
    2. Minha querida Lêda! Estou atrasada mais de um ano para te responder por aqui rsrs. Não sabia que o texto havia sido compartilhado! Você tem uma família linda! Obrigada mais uma vez pelo acolhimento. Bj grande.

      Excluir
    3. Gostei da republicação de tão importante descrição feita por essa jornalista sobre Triunfo, digna de arquivar nos anais municipais.

      Excluir
    4. Obrigada Gustavo Maia pelas palavras. Não sou jornalista... apenas mais uma pessoa que encantou-se com o que viu durante a sua passagem por Triunfo :)

      Excluir
    5. QUEM É FERNANDA LEMOS? DE ALGUMA FAMÍLIA LOCAL? POIS FAZ UM RELATO TÃO INTERESSANTE COMO SE TIVESSE RAÍZES NA CIDADE. PARABÉNS!!

      Excluir
    6. QUEM É FERNANDA LEMOS? DE ALGUMA FAMÍLIA LOCAL? POIS FAZ UM RELATO TÃO INTERESSANTE COMO SE TIVESSE RAÍZES NA CIDADE. PARABÉNS!!

      Excluir
    7. Aplausos, aplausos, aplausos, pela republicação.

      Excluir
  9. Um texto muito eficiente, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nota dez para Fernanda Lemos. Parabéns!

      Excluir
    2. Amei...amei...amei...fotografias excelentes e texto maravilhoso...deixou-me com água na boca.

      Excluir
    3. Obrigada pelo carinho! Não sabia do compartilhamento e dos comentários. Por isso não respondi antes... :)

      Excluir
    4. Antes tarde de que nunca...kkkkkkk

      Excluir
    5. Verdade Eliana Siqueira! Penso da mesma forma rsrs

      Excluir
    6. Adorei a postagem ser republicada e observo a eficiente análise da autora do maravilhoso artigo da Fernanda Lemos.

      Excluir
  10. Parabenizo esse conceituado jornal midiático trazer à tona um importante depoimento que a maioria dos assíduos leitores , talvez por desatenção ainda não tinham tomado conhecimento.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!