sexta-feira, 30 de setembro de 2016

GRAVÍSSIMA A SITUAÇÃO DO ABASTECIMENTO D' ÁGUA EM TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ





Muito providencial  seria que a Barragem do Brejinho, situada na área rural triunfense, na localidade que leva o mesmo nome, construída por volta dos anos 1970, quando existia somente edificado o Centro de Triunfo, tornando-se única responsável pelo abastecimento da sede e vários bairros periféricos surgidos. A mesma atualmente encontra-se com 0% de sua capacidade funcional. Caso tivesse antes recebido algum tipo de beneficiamento, durante esse longo período de estiagem com mais de  seis anos, sem aparecer chuvas, talvez fosse menos traumatizante a situação.


Aproveitando esse intenso período de seca , deveriam ter investido naquele setor ,oferecendo melhor assistência, como ampliação da capacidade de armazenamento e tratamento adequado no manancial. Evitaria  o estado de calamidade que lamentavelmente chegou.Não esquecendo priorizar durante a liberação do precioso líquido nas comunidades, água de reconhecida qualidade. Com isso constantes polêmicas junto aos consumidores - que reclamam sobre a constatada deficiência apresentada relativo a princípios essenciais da mesma: cor, sabor e odor. 

Vale providenciar ser a água analisada para receber laudo especializado de laboratório, a exemplo do Lacem (Laboratório Central de Saúde Pública), em Recife, visando saber  se está imprópria ao consumo humano.Espera-se um posicionamento da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.Deve-se avaliar qual a providência a curto-prazo pode tomar  a Prefeitura de Triunfo e a Compesa.Tudo para que a população não venha a utilizar água contaminada.Dando o exame positivo, que seja aproveitada para irrigação de plantações aproximadas da barragem, não justificando o pouco que resta fique esperando perder-se na evaporação.




O pior é que desde muito tempo, aparecem politiqueiros descarados acompanhados por conhecidos enganadores triunfenses,  militantes nesse território , prometendo "mundos e fundos" e nunca cumprindo,  para aquela Estação de Tratamento  da Compesa,  que encontra-se num colapso total. Esses prejudicam moradores das diferentes áreas, muito desassistidos e bastante revoltados. Inclusive por várias ocasiões expediram abaixo-assinados sem adquirir qualquer solução do crescente problema que estende-se mais e mais. Surgem apenas, vez por outra alguns ilusórios toques de conformidade, alegando suposto aproveitamento migrado da transposição da Adutora do Pajeú, alimentando o distrito na Vila Canaã  e nunca conseguindo alcançar o citado depósito hídrico subindo a Serra do Brocotó, talvez pelos sítios Carro-Quebrado e Apolinário.



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

16 comentários:

  1. Estou vendo pelas fotos conterrâneo Carlos Ferraz, um absurdo uma cidade turística como Triunfo, hoje com um consumo, talvez 1.000 vezes maior comparando com anos atrás, não ter água para os moradores do município.
    Quer saber? a adutora para levar água p a barragem do brejinho, tem que ser autorizada pelo governo do estado em parceria com a Codevasf, mas para isso é necessário que o gestor se interesse de cobrar e mostrar o problema do abastecimento, ou então a população reivindicar com manifestações, para chamar a atenção das autoridades.
    Até conheço o ex presidente da Codevasf doutor Elmo Vaz, se for o caso, posso pedir orientação ao mesmo, para vermos qual saída para esta obra.
    Vai outra sugestão: cobra-se uma taxa adicional de cada morador, seja urbano ou rural para ajudar no pagamento da obra e depois será reembolsado no próprio consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmilson Ferreira da Silva24 de setembro de 2016 às 08:51

      E os políticos daí não fazem nada para reverter essa situação? Por que não aproveitam esse período e no mínimo, resolvem colocar os tratores dentro dessa barragem para aprofundar sua bacia e investir no maior armazenamento futuro...................?

      Excluir
    2. FALTA DE ÁGUA EM UMA DAS CIDADES MAIS BELA DO SERTÃO NORDESTINO.



      Não é de Hoje que Triunfo sofre com a falta D'água, Já Faz mais de Décadas nesta Situação. Nos períodos de chuvas, Hrumm é muita água que Deus nos manda, e não existe um sistema de captação de toda essa água que percorre ruas, o Lago João Barbosa e riachos, descem tudo no sentido do bairro da Encruzilhada, aonde essa água vai totalmente embora serra abaixo. E aí te pergunto Não tem Prefeito nesta cidade???
      Ele não vê que a População está sofrendo sem Água???
      Muitos Prefeitos incompetentes que Já passaram por esta prefeitura de Triunfo, e nenhum se quer fez algo para ajudar a população que sofre cada dia mas com a falta de ÁGUA. As eleições estão chegando aí . Já Passou e Muito da Hora de darmos Um Basta em tudo que vem acontecendo durante Todos esses anos, chega de Promessas Falsas, O POVO quer solução e Rápido, também não posso deixar de Dizer : O Povo sofre por que Quer, aliás porque vivem por troca de favores...!!! E pelo Andar da carruagem vai ficar na mesma.. Lamentável..!!

      ACORDA TRIUNFO.... Festa é bom, sim é muito bom, mas temos prioridades mais importantes, como Água, saúde, Educação, Saneamento básico e Principalmente Segurança, Pois Triunfo está entregue às bandidos.. E já faz muito tempo..

      Acorda Triunfo.. Eu como Triunfense, Nascido e Criado nesta Linda Cidade,Hoje Tenho vergonha do que vem acontecendo em Em Nossa Cidade.. Falei. ( Júnior filho de Lulinha de Milton)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Isso não é política é politicagem

      Excluir
    5. Maria do Socorro Souza27 de setembro de 2016 às 12:14

      E pensar que isto teria solução, se houvesse vontade política e pressão do povo.

      Excluir
    6. Por que o blog oficial Triunfo Hoje, como a Rádio Triunfo, patrocínios dos comerciantes beneficiados, não se posiciona contra essa situação e nunca publica matérias importantes como essa? Tudo dominado!

      Excluir
  2. Senhor Carlos Ferraz obrigado por ser o único a se posicionar contrário as irregularidades acontecidas em Triunfo e botar a boca no trombone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamos lascados

      Excluir
    2. Faltar é normal no Brasil Brasília está faltando, más a causa é falta de investimentos dos governos. Não aplicam corretamente as verbas.

      Excluir
    3. cada povo tem o governo q merece

      Excluir
    4. O POVO DAÍ NÃO TEM JEITO NÃO, ADORA VOTAR EM PESSOAS DESONESTAS, ESQUECE TUDO QUE FEZ ANTES, DESDE QUE SEJA DO LADO DO PREFEITO.

      Excluir
    5. Sinto pena desse lugar com influência da turminha do Bêco, que enxerga somente o imbigo e nada mais.

      Excluir
  3. Meu Deus! Que situação calamitosa!! E o pior é quem para os políticos parece coisa natural e para a população também, no momento do voto não levam em consideração fato tão prejudicial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. SENHORES DIRIGENTES...
    ESTAMOS DE PÚBLICO COMUNICAR AOS ILUSTRES ADMINISTRADORES QUE ESTÃO NA CONDIÇÃO DE RESPONSÁVEIS PELO MUNICÍPIO, QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO ENCONTRA-SE SACRIFICADA DEVIDO A CONSTANTE FALTA DO PRECIOSO LÍQUIDO QUE É A ÁGUA .
    ESCUTAMOS MUITAS CONVERSAS QUANDO ESTÃO NOS DEBATES E TAMBÉM PROMESSAS, MAS SOBRE AS TORNEIRAS SECAS NINGUÉM DIZ NADA, PARECE COLOCAREM UMA PEDRA EM CIMA.SAIBAM QUE UM CARRO PIPA CUSTA 35 REAIS, MAS COMO PAGAR SEM DINHEIRO?
    QUEREMOS FAZER CIENTE AOS MESMOS QUE SOMOS OBRIGADOS A GASTAR NOSSAS ECONOMIAS COM DESPESAS EXTRAS, MEDICAMENTOS DE CUSTO ALTO E NÃO DISPOMOS DE CONDIÇÕES PARA FAZER ESSE GASTO, PARA ADQUIRIR ESSA NECESSIDADE BÁSICA.
    PRECISAMOS QUE NOS AJUDEM,, PORQUE SOMOS SERES HUMANOS.
    MARLENE BEZERRA,
    RUA MANOEL DINIZ,80, BAIRRO BELA VISTA
    TRIUNFO-PE.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!