domingo, 11 de setembro de 2016

SUGESTIVO DESFILE DO SETE DE SETEMBRO TRIUNFENSE - POR CARLOS FERRAZ






Personagem de Antônio Conselheiro, representado por Carlos Ferraz

Parte significativa da população possui ainda a nítida lembrança de Triunfo no passado, participando de memoráveis comemorações da Semana da Pátria,  principalmente na data maior de Sete de Setembro, apresentando seus arrojados desfiles, abrilhantados pelos tradicionais educandários: Colégio Stella Maris, Convento São Boaventura, Escola Alfredo de Carvalho, Colégio Diocesano Pio XII (Escola Monsenhor Luiz Sampaio), Escola Barbosa Lima, Escola São Vicente de Paulo, Escolas  Reunidas de Santa Cruz, Jatiúca, Canaã e Jericó, além da Banda Musical Isaías Lima, todos disputando com intenso fervor a classificação dos primeiros lugares.

Cada educandário primava na apresentação apostando nas mais diversas opções de figurantes, graças aos esforços redobrados e a criatividade dos corpos docentes e discentes das instituições, sempre empenhados na busca de homenagens, investido no instrumentos, ritmos, figurantes, e inovações outras a cada ano. Entretantos, os simbólicos personagens da respectiva história: D.Pedro II, Princesa Isabel, José Bonifácio, Tiradentes, Jesuítas, Índios, Escravos, desfilando sob calorosos aplausos vindos da numerosa e disciplinada platéia - embora houvesse naquele período a concorrência da "parada" na vizinha Serra Talhada, no idêntico horário, o que foi posteriormente contornado.

No entanto o tempo foi  passando e as festividades sofrendo  enormes e consideráveis abalos devido ao conjunto de desinteresses das administrações públicas mais recentes, somando-se à insensibilidade de parte dos habitantes e a ausência de recursos das escolas. Chegou-se quase a acabar em definitivo o encontro cívico. Tem-se  ao longo dos anos sugerido o incremento e o providencial resgate na forma de empenho conveniado entre: prefeitura municipal, educandários locais, repartições públicas, associações representativas, órgãos outros diversos e demais segmentos sociais, visando organizar  o brilhante evento, o  não vem ocorrendo nos últimos anos.

Aconteceu por exemplo, o incremento no evento citado, apresentando vasta programação, anos passados, que culminou no sucesso total algumas despretensiosas ideias publicadas nos informativos foram acatadas na época. Houve a transferência para a Rua Manoel Pereira Lima, promovendo desfile organizado como nunca visto, marcando presença educandários, autoridades constituídas, figuras representativas da sociedade, destacados componentes como: Polícia Militar, Polícia Civil,  Tiro de Guerra de Serra Talhada, Corpo de Bombeiros, Pelotão da Saúde,  Repartições Públicas, Escolas Infantis, Grupo da Terceira Idade, Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  Membros da Maçonaria, alguns desses reforçados por suas unidades móveis.

Espera-se (caso exista vontade política, determinação e providencias antecipadas) poder melhorar novamente o "Desfile da Independência", com as presenças extraordinárias citadas e ampliadas de pelotões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra do Exército, da Saúde, da Bolsa Família,  acompanhados por respectivos veículos Polícia Civil, Celpe, Certri, Sucam, Laranjeira, UMFW, ECT, IPA, entre outras, além de mototáxistas. todos de sirenes e buzinas abertas, abrilhantando ainda mais a cerimônia histórica e capaz de atrair o comparecimento de significativo número de moradores, visitantes e turistas que geralmente participam da concentração.

Que convidem para participar também: Fetape ( Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Terceira Idade, Petti, Escola Higyno Bezerra de Coroas, Escola José Lopes Tomáz da Encruzilhada, Escola Crescer, Escola Nova Geração, Jardins da Infância, Atletas (Masters FC, Seniors EC, Canaã e Jericó), Grupo Renascer, Orquestra Edição Extra, Grupo Ambrosino Martins, Maracatu Nação Serra Grande da Baixa Verde, Radiola Serra Alta, Banda Musical Isaías Lima, representantes das diversas igrejas, tudo devidamente uniformizado,  além dos artistas diversos da terra.

Imagina-se que a presença marcante dessa necessária e abrilhantadora estrutura representada pelos triunfenses, não causaria grandes custos, e garantiria enorme aglomeração presente, determinada a prestigiar apresentação de familiares. Após encerramento da reunião cívica , que seja montado na extensão da Praça Carolino Campos e Pátio de Eventos, feirinha típica, disponibilizando aos presentes peças artesanais, comidas  e bebidas regionais, sob a animação dos grupos musicais, culminando na saudável festividade..Essas palpáveis soluções são capazes de soerguer o acontecimento marcante na cidade, basta utilizarem a criatividade.

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM TRIUNFO,



 











Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

36 comentários:

  1. Somente você mesmo Carlos Ferraz para fazer a gente viajar no tempo e recordar os bons momentos passados em Triunfo comemorando a Semana da Independência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero essa matéria do Sete de Setembro uma relíquia embasada de sugestões que poderiam ser adotadas.

      Excluir
    2. lembranças boas. tempos que deveriam ser resgatado

      Excluir
    3. Maria das Graças Medeiros6 de setembro de 2016 às 18:12

      Bateu saudade gente! Confesso ter ficado emocionada em ver essas fotografias tão antigas, que fazem parte da minha vida.

      Excluir
    4. Cleanto Martins Tangará6 de setembro de 2016 às 18:32

      MUITO LINDO LEMBREI AGORA DA MINHA ÉPOCA DE GINÁSIO EM PRINCESA ISABEL- TODOS DE BRANCO!!!!

      Excluir
    5. Saudades!! Por um tempo fiz parte da banda do Stella Maris. ❤️❤️❤️

      Excluir
    6. Marcos Gomes da Silva7 de setembro de 2016 às 10:56

      Demonstrando tanta ideia interessante assim para serem aplicadas na sua cidade natal, deveria o Carlos ter saído candidato a prefeito de Triunfo.

      Excluir
    7. NÃO FOI CANDIDATO PORQUE NÃO QUIS, QUEM IMPEDIU? ACONTECE QUE AQUELAS PESSOAS QUE ANTES FIZERAM OPOSIÇÃO MUDARAM TODAS PARA O LADO DA OPOSIÇÃO QUERENDO SE ARRANJA NOS CARGOS.

      Excluir
    8. Foi o melhor tempo da minha vida como era bonito agente tinha orgulho em desfilar pelas ruas de Triunfo era uma grande festa cívica saudades de tudo e de todos

      Excluir
    9. Que saudades. Todos esperavam o Ginásio e o Stella Marisa. As rua onde as escola desfilavam , o grande Mendonça com suas coreografias. Muito bonito estava olhando na internet o desfile. Mas parecia um concurso de música. ..falei e você Carlinho quando vai sair para vereador.

      Excluir
    10. O nobre editor Carlos Ferraz reacende frequentemente os sentimentos latentes, adormecidos. Desta vez, querendo reanimar os desfiles de antigamente, deve primeiro reacender o sentimento de patriotismo. Patriotismo é um sentimento similar ao de família. Ter uma pátria é ter a proteção de um Estado, é pertencer a uma Nação, é ter a garantia de nascer e a segurança de uma cova quando morrer. Imagine ser um refugiado de guerra sem ser recebido em lugar nenhum. Para reacender os belos desfiles é preciso reacender primeiro o sentimento de patriotismo, o respeito à bandeira, ao hino e ao brasil como Nação.

      Excluir
    11. Muito bonitas fotos e muito bom comentário.

      Excluir
    12. Trás saudades

      Excluir
  2. Antonio Fernando Almeida6 de setembro de 2016 às 16:18

    Quanta saudade dos antigos desfiles pelas ruas de minha cidade na Semana da Pátria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A disputa no final ficava entre os educandários Diocesano Pio XII, Stella Maris e Convento São Boaventura, cada um mais elegante que o outro desejando o primeiro lugar.

      Excluir
    2. PARABÉNS! CARLINHOS VC É DEMAIS!

      Excluir
    3. Maria do Socorro Florentino6 de setembro de 2016 às 18:16

      Quem não sente saudades de uma coisa dessas? O Stella Maris de Triunfo é inesquecível.

      Excluir
    4. Meu Deus! Quanto tempo! Mas a gente nunca esquece, principalmente, devido a esse ótimo veículo que fica sempre lembrando o passado e provocando belas recordações.

      Excluir
    5. Elizabeth Pereira de Carvalho7 de setembro de 2016 às 10:57

      Hoje estou recordando aquele monte de gente nas ruas depois do desfile de 7 de Setembro.Gostaria de poder voltar o tempo.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. 7 de Setembro em Triunfo era a maior alegria de todos os Triunfenses o Ginásio Diocesano com Dr João Antas e Mendonça com sua corneta comandando o desfile,o Estela Maria com Madre Rafaela,as Escolas Alfredo,Barbosa Lima,São Vicente e outras mais.E bom lembrar.

      Excluir
    8. Maria Dulcinéa Feitoza22 de setembro de 2016 às 08:50

      Muito lindo esse desfile, saudades!.

      Excluir
  3. Respostas
    1. José Alves dos Santos6 de setembro de 2016 às 17:19

      O desfile das alunas do Colégio Stella Maris era o mais aguardado pela platéia de marmanjos querendo paquerar as bonitas meninas.

      Excluir
    2. Maravilhosos e saudosos momentos que Triunfo proporcionou a juventude da minha época de estudante.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Que saudades !Lindo mesmo até isso acabou!

      Excluir
  4. êita tempo bom danado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse pessoal daí vive uma vida de saudade sem fazer nada para resgatar esse passado satisfatório e somente apoia as pessoas mais sem interesse em fazer tudo isso acontecer. me poupe.

      Excluir
    2. Tereza Nelma Souza Teixeira7 de setembro de 2016 às 11:39

      Boas lembranças.

      Excluir
  5. Amei essa matéria. Era um tempo legal demais. Quanta saudade meu Deus. Gostaria de voltar o tempo.

    ResponderExcluir
  6. (LIMA)
    Irei fazer um comentário pessoal e crítico sobre a política atual de Triunfo... Mas uma vez deixo claro que é um comentário pessoal.
    Carlos Ferraz foi o grande lider da oposição nos anos 70 e 80 foi traido por Ozaildo Ferraz que assume o comando da oposição e vende de forma vergonhosa o legado da oposição para o grupo Bomfim em troca de um cargo a vice.
    Nos anos 2000 Paulo Italo e um pequeno grupo de forma corajosa reativa o grupo de oposição em Triunfo, tempos depois Lula Baião se alia ao grupo de oposição com a nefasta intensão de dar uma rasteira em Paulo Ítalo e assumir o grupo de oposição em Triunfo, fato que veio acontecer.
    Nós eleitores conscientes e independentes estávamos na expectativa de surgir uma chapa autentica de oposição para a eleição deste ano, que deveria ser composta por Carlos Ferraz e Paulo Ítalo e em nenhum momento esse falso grupo de oposição pensou nessa hipótese , pq por trás havia uma jogada misteriosa pra se ter uma candidatura única a de Batista ( um fato misterioso e que deve ter rolado algum dinheiro).
    Quero aqui parabenizar o advogado o Dr. Advogado Terto por não ter deixado que essa conspiração política tivesse 100% de êxito, desde já declaro meu voto e todos aquele que são livres temos em quem votar e o povo vai desmascarar essa conspiração BATISTA/BOMFIM/MELO/LULA BAIÃO/GILSON DO PARÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Como vemos muitos comentários de conterrâneos que participaram e assistiram aos desfiles de 7 de setembro dos anos passados.
    Eu( Romeu Timóteo) Adelmo Rodrigues, Zé Branco, Carlos Ferraz , Carlos Pereira, finado Cícero André e outros colegas que aparecem em uma dessas fotos. Participamos muitos anos da banda do Ginásio Diocesano Pio XI, quando lá estudávamos.
    Tudo passa na vida e só é boa, porque existem todas as idades.

    ResponderExcluir
  8. Pode-se ver com clareza o desfile de sete de setembro hoje e a conclusão é que nem mesmo as escolas, bandas, recebem o apoio necessário para manterem a tradição dos áureos tempos em que os desfiles esperam esperados com calorosos aplausos. Parece que tudo parou no tempo e no espaço. Imaginem a distribuição de fardamento escolar logo no mês de setembro onde o ano letivo está prestes a acabar. Tratam a educação destes jovens ávidos por conhecimento com deturpação do que é o verdadeiro sentimento de civilidade. O público parece atônito ao ver que são contados nos dedos os alunos que participam deste ato que antes era tido como uma festa colossal. As bandas praticamente sumiram e os músicos se revezam entre uma escola e outra por falta de incentivo. Dizer que a educação é a melhor do Estado com a cristalina demonstração de manter mais um acontecimento cultural na cidade é realmente para engolir pedra. Cultura desprezada, Educação frágil, escolas que agonizam e que clamam por melhor atenção e principalmente os professores que estão sobrecarregados em horas a fio de trabalho. Capacitação, melhoramentos no ensino se vê com a escrita de muitos alunos que terminam o ensino médio e ainda escrevem como se estivessem ainda sendo alfabetizados. O desconhecimento de assuntos de ordem cívica, constitucional no ambiente escolar é inexistente. Triunfo não precisa passar por isso, não tem que passar por isso. Vejo nitidamente que estes poderosos, a classe elitista, querem que o povo continue na ignorância porque na ignorância vão cair nos mesmos erros quando depositarem seus votos nas urnas. Sem conhecimento, sem saber o que de fato é o papel dos governantes, passam a serem escravos destes próprios ignóbeis que com abuso do poder público e econômico, amordaçam, constrangem e consequentemente desampara principalmente os jovens para um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  9. Sempre digo: Educar para desenvolver, país sem educação forte,organizada é município,estado e país atrasado.
    Vou aproveitar e fazer outro comentário sobre esses programas sociais que adotaram nos últimos anos.
    Dar dinheiro; dinheiro foi feito para dar? na minha opinião;NÃO! Jesus disse: Dê a vara e ensine a pescar...
    Vejam no Nordeste onde se injeta dinheiro fácil, aumentam as drogas, bebidas e resultam em que? assalto roubo etc. e a mão de obra ficou escassa...Alemanha, Japão, Estados Unidos têm isso não.Se fossem programas relevantes, esses países copiariam.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!