quarta-feira, 5 de outubro de 2016

CARTA À REDAÇÃO - POR RENATO FERRAZ


No início do ano, com o recrudescimento da violência na cidade, o nosso prefeito Luciano mandou uma mensagem ao governador Paulo Câmara (PSB).

"Sr. governador,
 Boa noite! 
Desculpe entrar no horário de descanso do senhor, a essa hora da noite. Sou Luciano Bonfim, prefeito de Triunfo. Sei que o senhor teve conhecimento do assassinato do vereador Lucimar Feitosa Ventura, acontecido ontem. Hoje, às 22:00h, houve mais uma tentativa de assassinato a um cidadão de nome Nilson. Tal cidadão foi baleado e encontra-se, nesse momento, na sala de cirurgia do HOSPAM em estado grave. A nossa cidade recebeu há 10 dias o selo ouro pelo MPPE em relação à segurança pública. Nesse momento, os munícipes encontram-se em pânico, tendo em vista os últimos acontecimentos. Afora meu vice-prefeito que foi esfaqueado na cidade de Salgueiro no último dia 31/12, e se recupera. Em detrimento ao que está acontecendo, necessito da ajuda do senhor o mais rápido possível para que nossa cidade volte a ser pacífica e tranquila como em outrora.
Agradeço a atenção e peço desculpa pelo incômodo...

a) Prefeito, representante legítimo do povo, não tem que pedir desculpa a governador "pelo horário de descanso": ele, o governador, é tão servidor público quanto o médico que é acordado de madrugada (como o próprio Luciano, só para citar um exemplo)

b) Luciano, mesmo que erradamente tendo que se "apresentar", pois o governador deveria lhe conhecer - 'sou o prefeito Luciano' - fez certo. Alertou o dito cujo - e como os problemas se agravaram, a responsabilidade histórica passou para o governador. E uma ironia minha: o laranja de Eduardo Campos certamente será o mais bem votado em Triunfo nas próximas eleições. E com o apoio das principais lideranças locais. Querem apostar?

c) Luciano fez bem, no final, em agradecer a atenção: nunca, jamais, deveria pedir desculpas pelo incômodo. Demonstra, perante os eleitores, fraqueza: para os eleitores de uma cidade o prefeito é, ou deveria ser, mais importante do que o governador (este deveria pedir desculpas públicas ao prefeito)

d) Oito meses depois, vocês sentiram alguma mudança? Houve uma reação do governador? Aumentou o efetivo? Todos sabemos o que aconteceu...



Por: Renato Ferraz
        Jornalista/ Brasília - DF

Um comentário:

  1. A subserviência do prefeito para com o governador é proporcional à da população para com ele. Assim problemas importantes como este nunca serão resolvidos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!