domingo, 9 de outubro de 2016

CULTURA E MÚSICA: " O CANHOTO DA PARAIBA" POR IEDO FERRAZ LIMA

Francisco Soares de Araújo, conhecido como Canhoto da Paraíba,

Em Princesa Isabel, nas escadaria da Igreja Matriz , onde era sacristão

No Rio de janeiro, ensinando violão Paulinho da Viola

Tocando na Casa da seresta em Casa Caiada , anos 70

 Projeto Pixiguinha tocou em todo Brasil

Francisco Soares de Araújo, conhecido como Canhoto da Paraíba, nasceu na Cidade de Princesa Isabel-PB, foi um dos maiores violonista que o Brasil conheceu. A carreira deste grande mestre do violão, começou quando ele ainda jovem tocava o instrumento que pertencia ao pai dele, porém de forma invertida já que o mesmo era canhoto.Ele era de uma família de músicos e desta forma, observava seu pai tocando e ia aprendendo a tocar o mesmo pelo avesso. Depois de ficar famoso tocando nos clubes de choro de João Pessoa, ele se transfere para o Recife onde forma um conjunto musica, que percorre todo o Nordeste fazendo suas apresentações, mas foi no Rio onde Canhoto se destacou ao se apresentar no Clube de chorinho, pois os cariocas quando viram este mestre do violão tocar ficaram todos admirados e impressionados. Compositor de vários choros, ele se apresentou ao lado de Jacob do Bandolim, Paulinho da Viola, Marcus Pereira e outros. No ano de 1998 o mesmo sofreu um derrame que paralisou o braço esquerdo e o impediu de tocar para sempre, foram feitas campanhas beneficentes para ajudá-lo a cobrir as despesas com o tratamento. Este gigante do violão faleceu no Recife ano de 2008, deixando o mundo do choro mais triste e inconformado com a perca deste que jamais será substituído.



Por: Iedo Ferraz Lima
        Triunfense, pernambucano, nordestino, brasileiro.











CONTRIBUIÇÃO DO ACERVO DO BLOG OPINIÃO TRIUNFO:

Composição do Canhoto da Paraíba,  que dedicou a Recife, terra que lhe acolheu e adotou,  até a sua morte, "Para Um Amor No Recife", na voz de Paulinho da Viola e Marina Lima

Click na setinha ao centro da imagem
 e ouça, Para um Amor em Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!