terça-feira, 31 de maio de 2016

FESTA DO CAVALO SEDIA ETAPA FINAL DO CAMPEONATO NORDESTINO DO CAVALO MANGALARGA MARCHADOR






A etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador 2016 acontecerá, entre os dias 1 e 5 de junho, durante a 10a Festa do Cavalo de Gravatá. Cerca de 300 equinos participarão da competição. Durante o campeonato regional, foram realizadas provas nos estados nordestinos de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba e Maranhão.
A raça Mangalarga Marchador, que integra a história desde o Brasil-Colônia, é considerada a raça de equinos mais sedimentada e evoluída no país, ocupando papel de destaque na cultura nacional. São 30 mil criadores distribuídos entre o Brasil, seis países da Europa, além de os Estados Unidos. Desse total, sete mil pertencem a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), sendo a maior de equinos da América Latina, com 520 mil animais registrados em 57 núcleos nacionais, onde 25% deles estão no Nordeste.
"O campeonato foi criado, pelas associações dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Pernambuco e dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Gravatá, para unir os Núcleos do Mangalarga do Nordeste e ter um calendário único com a participação dos estados da região", declarou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, organizador da Festa do Cavalo de Gravatá.
Guerra destacou, ainda, que a etapa final do Campeonato terá quatro árbitros oficiais, credenciados pela ABCCMM.  A 10a Festa do Cavalo de Gravatá, já entrou no calendário turístico da cidade, acontece entre os dias 1 e 5 de junho, no Haras Dr. Luiz Ignácio, às margens da BR 232, km 84,5, e tem previsão de receber cerca de oito mil visitantes durante todo o evento.


Material enviado por Assessoria

CHEGOU A SAUDÁVEL TEMPORADA DO FRIO EM TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ


 








Tem sido muito preocupante o surgimento dessa crise avassaladora passando atingir todo território nacional brasileiro e habitantes das mais diferentes classes. No entanto, espera-se com ansiedade que seja logo interrompida. E  o mais rápido possível, quando assumir em definitivo o novo-velho governo, podendo ser retomado, sem receios o crescimento. Se faz necessário torcer para dar certo, não adianta apelar para a tendenciosa questão radical de "quanto pior melhor", porque atingirá em cheio a população.Que apareçam medidas para tentar debelar a recessão econômica.

 Há quem alerte: "pior que está não pode e nem deve ficar." Era melhor se preocuparem no aperfeiçoamento da máquina administrativa para colocar o País nos trilhos .Deve parecer estranha essa  citação, mas "existem razões que a própria razão desconhece".Pode-se diante verdadeiro festival de discussões, desviar o foco exemplificando a melhor imagem recente de Triunfo,  onde crescimento, estabilidade, avanços e  boa representação naturalmente vinham surgindo no grande momento do privado setor turístico, independente de gestão pública.

E logo agora, chegando a temporada considerada do frio: maio, junho, julho e agosto, aparece essa ameaça generalizada. No "Oásis do Sertão", para começar a trajetória de visitas, antes da salutar acomodação nas 25 qualificadas hospedarias ( hotéis, pousadas e albergues), o viajante apreciador, ainda pode observar cachoeiras grutas, lagoas, cavernas, açudes e riachos escorrendo.Com direito a curtir  ainda bela arquitetura neoclássica, vistas panorâmicas e reconhecida hospitalidade, além de outros destaques no roteiro. Mas diante ao quadro negro , é possível existir algumas temeridades.

Porque é nessa procurada época que a cidade enche, devido o clima que baixa de maneira considerável, abrindo espaços diferenciados para aqueles admiradores desse prazer no ambiente bem ameno e  suas vantagens costumeiras, no surpreendente território sertanejo como: organização de  acampamentos, uso de lareiras; deguste dos chocolates, queijos e vinhos, que terminam  por valorizar o conceito de lugar ideal, aumentando cada vez mais a numerosa quantidade de visitantes e turistas das mais distantes localidades nacionais e estrangeiras.


Portanto nada melhor que avaliar o processo atual, elaborando criterioso e reduzido cronograma  de ações voltadas a satisfazer  frequentadores evitando grandes investimentos  para quem chega voltando rápido ou  permanece algum tempo.Assim  pode haver compensação, facilitando os hóspedes saírem a divulgar melhor ainda o lugar mais alto do Estado de Pernambuco.  É valendo-se dessas oportunidades, em pleno momento de dúvidas, onde se deve adotar medidas ponderadas,  que terminem deixando através da área do turismo a grande  e valorosa contribuição social,  responsável pelo emprego e renda.



Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

MILHÕES DE DESEMPREGADOS NO PAÍS AMEDRONTAM - POR CARLOS FERRAZ






Ninguém  de comprovado bom senso, deve estar orgulhando-se da terrível crise que o Brasil atravessa no momento. A  cada dia passando a tornar-se mais preocupante, de acordo com o anúncios constantes transmitidos por toda a mídia nacional e estrangeira através das: rádios, redes de televisão, revistas, jornais e redes sociais. Infelizmente tudo é relativo à crescente taxa de desemprego divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), órgão de inquestionável credibilidade, que considera a maior alta registrada ultimamente, atingindo 10,9%, no primeiro trimestre de 2016.

Houve aumento exorbitante de produtos da cesta básica, muito mais significativo que das últimas verificações comparadas. Estão sem dúvida, travando as atividades produtivas, precisando o quanto antes enxugamento da máquina  abarrotada pelas gestões públicas a nível federal, estadual e municipal, geralmente  ocupadas por comissionados e terceirizados, que nada fazem, somente recebendo o satisfatório salário por indicação política. Deve-se adotar posições transparentes, abandonando o nocivo "toma lá, dá cá", adotado pelos corruptos  que foram indicados  como representantes e não passaram de algozes da população sofrida, sem respeitar os recursos gerados pelos impostos arrecadados.O que fazer: apoiar esse modelo, votando novamente nessas figuras?

Embora exista quem goste de torcer pelo quanto pior melhor,  deseja-se que no governo instalado no Palácio do Planalto, desde  a aprovação de admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff, pelo Senado, possam ser iniciadas novas expectativas determinadas a fugir dessa triste realidade, que representa quase 12 milhões de pessoas sem trabalho e começando a passar dificuldades financeiras e pessoais.Muitos vêm buscando colocações sem nada encontrar.Tudo isso traduz enorme preocupação para todos brasileiros, na mais diferentes regiões e nos diversos  sentidos. Inclusive nas dispensas de trabalhadores operários que de imediato passa atingir familiares e assim causando verdadeira convulsão social.

Cabe ficar apostando que pernambucanos e triunfenses possam conseguir atravessar essa desastrosa situação não sofrendo maiores abalos e tantas consequências.  Portanto os próximos eleitos têm obrigação de  tomar como meta principal abraçar condutas éticas na direção do poder público, prestando serviços com  total eficiência, montando equipes  de comprovada capacidade, lisura e competência. Nunca da forma que  estão conduzindo as administrações que se revezam no poder no Estado e Município sempre utilizando métodos superados e condenáveis para manter-se. É bastante preocupante o futuro, mesmo assim a maioria do eleitorado, inconsciente, tenta disfarçar de propósito.  Afinal,de quem é a culpa?



  Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

SUGESTIVA REFLEXÃO DO QUADRO POLÍTICO GERAL - POR CARLOS FERRAZ


Espera-se que diante tamanha indignação popular demonstrada no Pais inteiro, relativa aos atos de corrupção produzidos abertamente por elementos políticos bandidos, viciados a se locupletarem de recursos públicos, resultando  em rápidos  enriquecimentos duvidosos na base de práticas ilícitas, deixando visível a incompatibilidade dos patrimônios adquiridos e a trajetória de falcatruas, análises básicas sejam  também na esfera estadual e municipal.


Vale ser perguntado: será que em Triunfo os candidatos apresentados até o presente momento para a disputa de cargos majoritários e legislativos fogem a regra dos demais acusados? São figuras de mãos limpas, ideologia definida, competência aprovada, histórico aceitável, militância política digna, honestidade firme, propósitos reais, possuem relevantes serviços prestados , compromisso com todas as classes sociais, visão administrativa, amor à terra, envolvimento com pessoas do bem , representação  de grupo irrepreensível, demonstração de caráter ilibado?


No caso da avaliação  não corresponder, recomenda- se rever a posição tanto do lado da situação como da oposição; portanto, seja exigente , não venda , nem troque seu voto. Tome decisão acertada para depois não se arrepender e passar quatro anos reclamando e amolando a paciência alheia. Deixe a omissão de lado e faça  sua escolha independente.Se não toda reclamação e cobrança de melhorias será em vão. Pense nisso. Quem pensa muda.


Opinião de Carlos Ferraz - Triunfo 14.O3. 2O16


Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

MERECENDO INVESTIMENTOS NO SETOR ESPORTIVO - POR CARLOS FERRAZ




Defende-se há bastante tempo no Setor de Esportes, que jamais funcionou de verdade e a contento, nas gestões anteriores e mais recentes administrações públicas municipais, no sentido de investir na formação de  equipes e respectivos atletas nas práticas: futebol, volei, basquete, hipismo, futsal, handebol, natação, pedestrianismo, apostando a princípio nos campeonatos  escolares, de bairros e municipais, que deixaram de existir.Seria forma de ampliar os desportos locais, sem qualquer organização e brilhantismo no momento.

Deve-se depois apostar no indispensável trabalho coletivo que proporciona, sem dúvida, na conscientização dos quadros formados, recebendo  necessários treinamentos táticos, físicos e técnicos. Essa preparação básica é importante para conseguir eficiência quando participar de campeonatos intermunicipais, regionais, estaduais e nacionais que podem divulgar atletas das diversas modalidades para diferenciados cenários, podendo chegar ao Exterior. 

Existe à disposição para aplicar esses projeto o Ginásio de Esportes Irmã Rafaela Aberler, situado no Bairro  da Saudade, com área constituída de 1.350 metros quadrados, duas arquibancadas com 170 metros quadrados, capacidade para 1200 pessoas assistentes, , quatro banheiros, dois vestuários, palco de eventos sob estrutura metálica e piso de cimento.Construção realizada em governos anteriores com recursos na ordem de 300 mil reais, oriundos do governo federal.

Além desta suntuosa  quadra poliesportiva, existe na proximidades o Ginásio de Esportes Irmã Elizabeth, pertencente à instituição religiosa franciscana, representada pelas irmãs do Lar Santa Elizabeth, com menor dimensão estrutural, construída através de recursos próprios e doações adquiridas em numerosas campanhas filantrópicas, que tem servido na prática de futsal e satisfatórios eventos culturais que acontecem na cidade.

 
INVESTIMENTOS NOS ESPORTES TEM RETORNO,A EXEMPLO DAS ATLETAS OLÍMPICOS:


Afogados da Ingazeira - PE

Iana Marques - Atleta Medalista do Pentato
 São José de Belmonte,
Suely Guimarães, paratleta  do lançamento de disco e dardo e arremesso de peso

Triunfo onde comecei a gostar do esporte e amigos de Senhor do Bonfim onde cheguei ao mais alto ponto do Esporte Brasileiro, Jean Kerll Pires Moraes




Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

FLAGRANTE DA DEFICIENTE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NOTURNA NA CIDADE - POR CARLOS FERRAZ

Trecho da Praça Carolino Campos

Trecho da Avenida Getúlio Vargas

Trecho da Avenida Getúlio Vargas

Trecho da Praça Carolino Campos
Fotos: Carlos Ferraz
            Editor/ Triunfo - PE

CARAVANA DA SAUDADE ESTÁ CHEGANDO - POR CARLOS FERRAZ








 

Vale lembrar que uma das próximas atrações festivas do município está bem próxima, entre os dias 26, 27,28 e 29 de maio na cidade de Triunfo, o 'Oásis do Sertão', o lugar mais alto de Pernambuco, previstos quatro ônibus, vans e veículos particulares outros que chegarão vibrantes às margens do Lago João Barbosa Sítôneo, na Praça Carolino Campos, Centro, como sempre recebidos ao som dos antigos dobrados da tradicional-centenária Banda Musical Isaías Lima ,espoucar de fogos e abraços saudosos de conterrâneos e amigos residentes. 

É o tradicional evento da "Caravana da Saudade", na sua vigésima edição, que terá programação extensa, dinâmica e repleta de variações, com a participação dos triunfenses que residem noutras localidades com o respaldo de convidados de outros estados do Brasil e até do Exterior, disposto a participarem desses recheados momentos de animação e alegria, que enobrecem o comboio e são retribuídos com  o reconhecido afeto sincero dos hospitaleiros moradores.


Essa anual reunião festiva que compõe o calendário municipal,  organizada inicialmente visando reencontro de poucos conhecidos, tomou larga proporção e passou a funcionar dotada de grande estrutura, sob o comando da fundadora Elisabete Ferraz, popular "Maninha" e competente diretoria composta por Margarida Fernandes, Célia Leitão, Ione Castilho, Evanda Bruno, Telma Arcoverde, Antonio Carlos Ramos, Edi Ferraz, Isabel Florentino, Tomaz Maia, Ida Galvão, e outros, que divulgam o recanto como histórico, especificamente, a atividade de observação da arquitetura neoclássica ganhando destaque no roteiro, assim como nas vistas panorâmicas nas zonas urbana e rural e  demais pontos pitorescos.

Geralmente acontece no período de baixa temperatura que ocorre no inverno tornando o momento ainda mais encantador, com direito a neblina na ocasião da seresta e  baile na Sociedade Triunfense de Cultura (STC),  sempre animado pela Orquestra Super OARA . Tudo isso procurando oferecer aos visitantes atrações diferenciadas. Exige-se de quem comparecer à festa, não somente observá-la, mas participar ativamente junto a parentes, amigos e conhecidos. Mostrando que ainda é possível usufruir da hospitalidade, respeito e carinho, no Interior do Estado,  possuidor dessa particularidade. Por isso mesmo, o destino de Triunfo tem crescido bastante de conceito nas rotas sugeridas por agências de viagem.Todos estão na contagem regressiva...

Elisabete Ferraz, Maninha rodeada pelos amigos triunfenses

Edi Ferraz e amigos
As irmãs: Edi, Eliete e Elisabete (Maninha)

Margarida Fernandes
Telma Arcoverde

 Tomaz Maia



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE
-

ALGUMAS CALÇADAS DA CIDADE INVIABILIZAM ACESSO DE IDOSOS





NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!