domingo, 26 de fevereiro de 2017

PARA UM DOMINGO DE CARNAVAL: "A PAIXÃO" - POR RUY PATU



A vida é feita de paixão.

As flores, os frutos, os odores da natureza, o canto dos pássaros, o cio ou o acasalamento existem por causa dela, que se manifesta pela atração sexual ou pelo instinto de procriação.

Toda exuberância da natureza viva, em cores e sons, como o cortejo e a exibição tão comuns aos animais, incluído o próprio homem, devem muito à paixão.

A paixão contagia e envolve a todos com atitudes involuntárias, desejos e sensações...
A defesa territorial, a disputa entre os machos pela conquista das fêmeas ou pela liderança do grupo, nada mais são do que as condições e o custo da paixão. 

A paixão é a serpente que oferta à criação o fruto proibido da árvore da vida, erguida no centro do paraíso terreno, para permitir a reprodução e a perpetuação das espécies.

Entre os homens e mulheres, a paixão disseminou-se além dos limites da reprodução, e ganhou dimensões conscientes e inconscientes.

Trouxe o excessivo cuidado com as aparências, a vaidade, o orgulho, a luxúria e a vontade de possuir, conquistar e dominar.

Mas não se restringiu aos arredores do instinto sexual ou da paixão amorosa. Foi mais além. Contagiou também sonhos, pensamentos e interesses humanos.

Pedras preciosas, bens de valor ou de estimação, ideologias, religiões, partidos políticos, pátria, governantes, agremiações esportivas e tudo que possa ter como seu ou do seu grupo familiar ou social passaram a ser objeto de fascínio, apego, culto e devoção.

Por eles, os apaixonados relevam os riscos, distorcem a verdade, desprezam o amor, infringem a lei, desafiam a justiça e, ainda que estejam diante da evidência, a ignoram.
Vivem, matam e morrem pela paixão, ainda que tudo não passe de ilusão.



Por: Ruy Trezena Patu Jr
        Jurista

3 comentários:

  1. Foi profundo...talvez relatando o que sente no momento...gostei

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o amor bateu outra vez na sua porta.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!