quarta-feira, 31 de maio de 2017

ALVORADA COM A ANIVERSARIANTE DO DIA: CENTENÁRIA BANDA ISAÍAS LIMA












Click na setinha ao centro da imagem e ouça o dobrado de MAESTRO MADUREIRA (dobrado de Lucivaldo Ferreira) Banda Isaías Lima

Click na setinha ao centro da imagem e ouça em ritmo de frevo a Orquestra Maestro Madureira/ Banda Isaías Lima

Nesta data gloriosa 31 de maio, quando a CENTENÁRIA BANDA ISAÍAS LIMA, faz 127 anos de existência vale lembrar e agir para que haja maiores investimentos e valorização desse patrimonio cultutralde Triunfo.

*O tradicional sociedade triunfense " Clube Central Isaías Lima", situada na Rua Coronel Manoel Siqueira Campos, Centro é única ordenadora para o funcionamento ao longo dos tempos da gloriosa centenária" Banda Musical Isaías Lima", instituição sem finalidade lucrativa que faz parte da história de Triunfo-PE, que às duras penas sobrevive com escola desenvolvendo projetos de formação musical, não recebendo dos órgãos municipais públicos e privados o necessário reconhecimento, apesar de tratar-se de entidade local diferenciada.Deveria receber apoio pedagógico,atendimento psicológico, médico e odontológico, alimentação e fardamento. A exemplo da circunvizinha Carnaíba. Será que acham investir demais?

A realidade infelizmente é outra, pode entrar e sair ano, a preocupação dos gestores com essa atividade cultural é praticamente nula. Nada de positivo, surpreendente,novo, diferente, moderno acontece, vindo deles, a não ser um desprezo quase generalizado, ficando sem ninguém demonstrar de concreto, entre tudo, que se fez ou se pretende fazer até hoje em benefício da carente filarmônica, reserva moral da Região do Pajeú e orgulho do "Oásis do Sertão", que apesar dos mais de 100 anos de existência tem mínimo de apoio,nacional, estadual e municipal. Enquanto noutros municípios  são reveladas figuras notáveis para o Estado, País e o Mundo. Qual a razão de alguns componentes ao melhorarem de vida logo se afastarem? É muita falta de personalidade.

O que considera-se inadmissível é não  ter sido ainda institucionalizada e  nem receber tratamento valorizado, como qualquer tipo de ajuda financeira. Embora esteja comprovado a música a melhor ferramenta de inclusão social para todas as crianças, principalmente tratando desse recanto sertanejo castigado pela estiagem e respectiva pobreza. É tamanha a força motivadora que possui em qualquer  comunidade, porém não utilizada como seria digno e justo. Sem dúvida modifica a vida de muitos jovens, ao  promover desvio das drogas lícitas e ilícitas. Capaz de obstruir  também  a crescente  marginalidade que induz práticas ilegais outras: roubos, furtos, estelionatos, vandalismos, estupros.Vale repensar essa antipatia demonstrada.

*(Materia Publica pelo Blog Opinião Triunfo em 30 de setembro de 2015, entre outras tantas.)

Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!