quarta-feira, 31 de maio de 2017

APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DOS ESPAÇOS NO MERCADO PÚBLICO - POR CARLOS FERRAZ




Muito necessário e urgente se faz criar vários incentivos para o saudável aproveitamento dos espaços comerciais do Mercado Publico Expedito Braz de Souza, espaço bem centralizado ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, atraindo negócios e pessoas, triunfenses, visitantes e turistas, a exemplo do que acontece em outras cidades, como "point" de lazer e turismo. Embora tenha sido desempenhada através dessa equipe jornalística triunfense uma batalha constante ao longo do anos até a sua recuperação , quase que integral, devido a situação de calamidade que se encontrava denegrindo a imagem dessa localidade turística bastante frequentada. 

Apesar de não ocorrer o mínimo reconhecimento dos então administradores que sempre procuraram omitir a inegável participação ativa deste órgão para que viesse acontecer a obra e dos residentes que pouco se preocupam em reconhecer ações idealistas, mas somente aqueles executores muitas vezes oportunistas. Porém, é importante aos que realmente conseguem se manter atuando na defesa das melhorias desse "Oásis do Sertão", ignorar essas costumeiras atitudes ignorantes onde quase  sempre prevalecem sinais de inveja e despeitos , seguindo em frente a sugerir e procurar tornar realidade quando existir possibilidade, tudo que possa engradecer o destacado município sertanejo. 

Não fazem qualquer exagero aqueles simpatizantes quando afirmam da prática saudável crescente, que os modelos dos mercados recifenses, apesar muito inferior aos paulistas: Boa Vista, Casa Amarela, Cordeiro, Encruzilhada, Madalena, no tocante aos seus ritmos e modas corriqueiras, poderiam ser introduzidos no Mercado Público de Triunfo, situado entre as vias Rua Clementino Diniz , Travessa da Vitória, Rua Simões Mafra e Travessa Pio X, no Centro. Porque mercados dessa natureza, expressam os hábitos do cotidiano nas comunidades e ao mesmo tempo, constituem a ligação capaz de atrair pluralidade entre seus frequentadores, enfatizando de forma singela as relações humanas, por meio do encontro entre conhecidos e desconhecidos, unindo partes ao todo, congregando confiança e movimento nesses ambientes

Infelizmente na atualidade, devido uma distribuição anterior de boxes com pessoas sem possuir o  real compromisso  de atuar, está subutilizado, funcionando somente aos sábados e prejudicando visitantes turistas. Entendam que foram significativos  recursos dos contribuintes  aplicados naquele ambiente, não devendo assim continuar funcionando de improviso e pela metade. Quem não tiver condições de assumir o ponto ou mostrar-se insatisfeito que passe à frente.Não adianta manter somente a posse, sem oferecer retorno.

De acordo com os triunfenses Wilson Costa, Carlos Ferraz, Joan Gomes, Alexandre Melo, Sales Souza, Juciê Soares, Cacau Ferraz, Gedeilton Nóbrega, Bernar Jackson, Flávio Costa, Diogo Gomes, Kleber Alves, Iêdo Ferraz, Ranieri Timóteo, Paulo Marrocos, frequentadores assíduos do Mercado da Madalena nos finais de semana e feriados. Não havendo portanto, como discordar da teoria pernambucana: " que ao adentrar naqueles corredores, parece o viver recifense se descortinar sem pudor" ( Cristóvão Montalvão). Seja no citado repertório de ingredientes nativos pouco conhecidos no restante do País, seja no efeito peculiar, conclui-se um misto de abordagem íntima e permissiva que as vendas barganham freguesias, nos boxes de alimentação ou produtos.

 Aliás, o meio que a vida real se faz mais real.Esperava-se  que o Mercado de Triunfo seria outro ponto de assistência aos moradores e de atração aos frequentadores, onde existissem lojinhas de artesanato, produtos regionais, lembranças, brinquedos,  discos, produtos animais,  calçados, vestimentas, produtos caseiros.Apela-se pelo bom senso dos administradores para fazer  a concessão pública voltar a funcionar como espaço voltado à comunidade, seu objetivo principal  e não a vaidades pessoais de somente abrirem quando bem entenderem. 



















Por -  Carlos Ferraz
           TRIUNFO - PE

12 comentários:

  1. Esse sim, tem moral para sugerir mudanças e fazer cobranças, porque vem demonstrando de antes grande amor pela cidade e muitos serviços prestados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse ambiente poderiam motivar os representantes culturais do sertão, incentivando apresentação de poetas e músicas características de nordestinos, que o forró.

      Excluir
    2. Erivaldo Braga Cavalcanti26 de maio de 2017 às 20:12

      Apesar de não ser da área de turismo com certeza acredito que o prefeito vai fazer um excelente trabalho se resolver ouvir a sugestões aqui publicadas pelo amigo Ferraz. Deve ter humildade e vontade de trabalhar, saberá contar com aqueles que podem somar na vitória que com certeza virá nos anos de trabalho que tem a cumprir no executivo.

      Excluir
  2. Foi uma luta incansável mesmo, desde o governo de Dr. Eduardo Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Edmilson Ferreira da Silva26 de maio de 2017 às 20:01

      Devem criar um padrão de qualidade nesse mercado público que possibilite comercializar produtos compatíveis com o nível exigido nos grandes centros comerciais. E para o turista que vem conhecer Triunfo.

      Excluir
  3. Tanto do ponto de vista administrativo como pessoal, a gente sente a vontade de Carlos Ferraz de realizar as coisas, mesmo lidando com algumas limitações que impedem a implementação de ações necessárias e importantes para o desenvolvimento do Município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devem continuar atuando nas melhorias relacionadas a essa área de infraestrutura, na captação de eventos e na divulgação dos destinos turísticos valorizando pontos como esse.

      Excluir
  4. tudo politicagem colocar quem nunca teve disposição de abrir um ponto e trabalhar no comércio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. CARLOS FERRAZ É UM DOS POUCOS QUE TEM INTERESSE EM DEFENDER MELHORIAS PARA A CIDADE E CONDIÇÕES DE VIDA E AS TRADIÇÕES DO SEU POVO.

    ResponderExcluir
  6. Admiro esse blog, sempre atento e preocupado com o segmento turístico do município. Durante anos vem mostrando função importante no desenvolvimento do setor com grande competência

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!