segunda-feira, 29 de maio de 2017

CHUVAS ENCHEM BARRAGENS E DEIXAM DESALOJADOS, DESABRIGADOS E MORTOS EM PERNAMBUCO

Cheia do rio Ipojuca causou inundação em Caruaru, no Agreste (Foto: Mário Flávio/G1 Caruaru)

Rio Ipojuca registriou um grande volume de água (Foto: Alexandre Henrique/Arquivo Pessoal )

 A cidade pernambucana de Caruaru registrou o volume de chuva de 220,37 mm... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/05/28/

O boletim do sistema de alerta de cheia dos rios, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) deste domingo (28) aponta inundação em oito cidades do estado. O aviso também traz um alerta para três outros municípios.

As cidades com inundações são: Caruaru, Gravatá, Amaraji, Ribeirão, Belém de Maria, Catende, Jacuípe e Palmares. Já São Benedito do Sul, Joaquim Nabuco e Canhotinho estão em alerta. Os rios monitorados são: Ipojuca, Gravatá, Canhotinho, Amaraji, Sirinhaém, Una, Panelas, Pirangi e Jacuípe.

Também neste domingo, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou estado de calamidade em 13 municípios por conta das fortes chuvas que castigam o Agreste e Zona da Mata Sul do estado.

Com 287 milímetros água acumulada nas últimas 24 horas, o município de Ribeirão, na Mata Sul, foi onde mais choveu. Em apenas um dia choveu mais do que o esperado para todo o mês de maio no município.

Na sequência de cidades que mais foram atingidas pelas chuvas estão: Rio Formoso, com 283 milímetros; Gameleira, com 244 milímetros; Sirinhaém, com 227 milímetros; e Caruaru, com 220 milímetros. Até o momento, Pernambuco registra 5 mil desabrigados.

De acordo com a previsão do tempo da Apac, a Mata Sul segue com chuva rápida em toda região com intensidade moderada a forte. O Agreste registra pancadas de chuva de forma isolada com intensidade fraca a moderada.

A Região Metropolitana do Recife permanece nublada com chuva rápida de forma isolada, com intensidade fraca a moderada. A Mata Norte tem chuva rápida de forma isolada, com intensidade fraca a moderada.

O Sertão, por sua vez, segue parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada com intensidade fraca. Já Fernando de Noronha registra pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada. A previsão é válida até a segunda-feira (29)

O estado conta com cinco barragens em processo de construção. Para o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, a paralisação se dá pela falta de recursos do governo federal. Segundo ele, o assunto será tratado durante uma reunião entre o governador do estado e o presidente da república, Michel Temer, ainda neste domingo, no Palácio do Campo das Princesas.

Sem estrutura  


Cheia em Barra de Guabiraba foi uma das maiores no Estado (Foto: Mário Flávio/G1 )

Com as chuvas, a falta de estrutura nas cidades ficou evidente e o número de pessoas atingidas por causa de inundações preocupa as autoridades. A cidade de Barra de Guabiraba, no Agreste, registrou alagamento em vários bairros. Segundo a secretária de governo do município, Heine Freitas, cerca de 1.500 casas foram inundadas e 4 mil pessoas estão desalojadas.

A queda de uma barreira bloqueou parte de um trecho da BR-101 em Palmares, na Mata Sul. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu provavelmente por causa da chuva. Já na cidade de Belém de Maria, o nível do Rio Panelas subiu e o município foi tomado pelas águas, em algumas casas marcando até 80 cm. A população deixou o local e seguiu para os pontos mais altos da cidade.

Em Caruaru, a prefeitura determinou que equipes da secretaria de Serviços Públicos façam uma força-tarefa no Parque 18 de Maio, para garantir a realização da Feira da Sulanca nesta segunda-feira (29) com a limpeza necessária. Além disso, alguns bairros estão sem energia elétrica.


Mortes e desaparecidos

Em Caruaru, duas pessoas seguem desaparecidas. De acordo com informações da Defesa Civil, ambas foram levadas pelas águas nos canais que cortam a cidade. O carro levado pela água com uma mulher dentro foi encontrado neste domingo. Inicialmente, a Defesa Civil havia confirmado que o corpo dela estava dentro do veículo, mas depois disse que foi uma informação precipitada e que ela segue desaparecida.

Em Lagoa dos Gatos, um casal morreu após um desabamento. De acordo com o secretário de administração da cidade, Marcelo Antônio da Silva, um servidor da Compesa estava com a esposa dela, quando por volta de 2h, uma barreira teria caído na residência. Os dois morreram no local.

Comitê 




O governador Paulo Câmara também reuniu a equipe para monitorar a situação nas cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco. O coordenador de Defesa Civil em Pernambuco, Coronel Fábio Rosendo, disse que o alerta de novas chuvas segue, mas que a tendência é de diminuição.

"Até o momento o alerta segue mantido até as 18h. Após essa hora, vamos saber se vamos emitir um novo alerta. Existe um mutirão no estado para recolher doações para as pessoas que estão fora das casas, principalmente as que moram próximas aos rios.



Fonte - G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!