quarta-feira, 31 de maio de 2017

DEVERIA SER IMPLANTADO O MUSEU DA FOTOGRAFIA DE TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ


REGISTRO DA HISTORIA  - MUSEU DA FOTOGRAFIA







A escola foi implantada em 1946 por iniciativa do missionário Arnold Edmond Hayes,em Triunfo (PE)
Alunas da Escola Bíblica de Serra Verde:
1ª. Ruth Teixeira Martins, de Triunfo-Pe;
2ª. Lidia Adão, de Triunfo-Pe;
3ª. Francisca Pereira, de Jati-Ce;
4ª Maria Nuca de Menezes, de Tupanaci-Pe;
5ª Argentina Lopes, de Salgueiro-Pe.



A belíssima cidade sertaneja de Triunfo, na próxima data de 13.06.2017., completará 135 anos de Emancipação Política, quase um século e meio sem registro oficial da sua longa e brilhante história, sem que exista um Museu de Fotografias, onde diferentes e variados fatos estejam oficialmente registrados. Bem que poderia  haver reunidas verdadeiras obras fotográficas documentadas e expostas em adequado espaço, satisfazendo assim a curiosidades de moradores, visitantes e turistas. Esses demonstram nas periódicas estadias o desejo de se depararem com imagens valorosas e cenas significativas. o que poderia transformar-se um dos maiores e mais ricos acervos do Interior de Pernambuco e da Região do Pajeú. 

Toda essa necessidade reivindicada dos gestores ao longo dos tempos,  vem sendo cobrada por frequentadores de segmentos sociais adversos, que desejam se deparar com esse  inquestionável atrativo. Podendo atrair ainda mais pessoas que desejam fazer um providencial acompanhamento dos momentos anteriores e presentes do município denominado "Oásis do Sertão",  intermediada por coleção de fotos antigas. Há muito que o citado ambiente devia estar montado, colecionando, documentos originais, réplicas perfeitas ou cópias autênticas.Se não, integrado noutro projeto idealista sugerido que é o Museu da Imagem e do Som Triunfense. Não se consegue no entanto compreender tanta dificuldade para  fazer valer tantas soluções  capazes de renovar as  opções.

Trata-se de uma paixão que toma conta de muita gente, mas que permanece emperrada devido a ausência de criatividade para ser dado o primeiro passo. Seja integrando o Complexo de Museus(Cidade, Sacro, Engenho, Cangaço... ampliando-se  Esportes e Fotografias), situado no ex-educandário Barbosa Lima, na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro, ou compondo outro sonhado ambiente que seria o 'Arquivo Público de Triunfo'. Iniciativas de mínimo custo, porém bastante dificultoso de ser assimilado ou de obter interesse das administrações anteriores. Outra oportunidade seria promover exposições em galerias, leilões,  e feiras de fotografias que poderão ser promovidas pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos.




Por - Carlos Ferraz
         TRIUNFO - PE

18 comentários:

  1. Gostaria de saber por qual razão sugestões tão óbvias e bastantes oportunas apresentadas pelo editor deste jornal, Carlos Ferraz não são utilizadas pela administração dessa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Carlos Ferraz, pelo belo trabalho que vem desempenhando, sempre valorizando o sertão do Pajeú em especial o Município de Triunfo. Forte abraço.

      Excluir
    2. Quero poder ter a certeza de que dei o máximo de crédito a essa gestão que assumiu e que deveria receber melhor contribuição para o setor turístico de gente que entenda do assunto.

      Excluir
    3. vem aumentando o grito volta vanzinho

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Cristóvão Alencar27 de maio de 2017 às 21:42

      Pelo presente de Deus. E muita cara de pau esse dito anônimo ainda pedir a volta de Vanzinho... Vai arrumar o que fazer....o Turismo está precisando urgentemente dar uma alavancada, pois deu uma caída da noite para o dia. Agora este que está no momento ninguem merece...eu sei que está no início...mas Justamente por está no início era que deveria mostrar serviço... Batista Triunfo está precisando urgentemente de um socorro ligado tanto ao Turismo, obras .... já está na hora de mudar antes que seja tarde. São muitas coisas erradas que está acontecendo: criando cargos e cargos, a prefeitura lotada batendo uma nos outros sem saber o que fazer. Até quando vais levar isso adiante. Agente que trabalha aqui e que sabe o desperdício de dinheiro que está acontecendo por aqui. Será que tens enteresse em se candidatar para Deputado? Só sendo para poder está tomando esse tipo de atitudes.

      Excluir
  2. Tenho satisfação em registrar o ótimo atendimento dado ao público leitor ao tratar assuntos diversificados que podem constatar a qualidade de pensamento de quem compõe a equipe desse jornal que sem dúvida, tem muitos serviços prestados e apresenta vários recursos que poderiam ser adotados pela gestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REGINA NOVAES SIQUEIRA24 de maio de 2017 às 20:09

      PARABENIZO A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA REVISTA MIDIÁTICA NECESSÁRIA, SEMPRE TRATANDO DE QUESTÕES QUE DEVERIAM SER MUITO DIVULGADAS PARA ADQUIRIR RESPALDO POPULAR E FORÇAR OBRAS SUGERIDAS SEREM REALIZADAS.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Maria de Lúcia Rodrigues da Silva24 de maio de 2017 às 09:33

    Se o governo de JB se espelhar nessas tantas ideias maravilhosas postadas nesse blog tem tudo para ser o melhor da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante esse artigo relacionado à cultura local.Espera-se que consigam sair do papel.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Espero ver competência de administrar um dos órgãos mais problemáticos do município algumas pessoas que foram nomeadas sem o menor conhecimento de causa.Para colocar a área do turismo em ordem seria preciso outro direcionamento, diferente do atual.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. QUEREMOS DR. BRUNO JACKSON NA SETUR. PROVADO E COMPROVADO NESSA ÁREA.

      Excluir
  4. Excelente trabalho realizado com o objetivo de manter e valorizar o patrimônio cultural dessa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que matérias iguais a essa sejam postadas de forma mais frequente para talvez facilitar o ativismo em redes sociais de preservação sobre o histórico da cidade.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!