quarta-feira, 31 de maio de 2017

OCUPAÇÃO DE CASARIO PARA INSTALAR EQUIPAMENTOS CULTURAIS - POR CARLOS FERRAZ



Há muito tempo vem sendo pregado  e cobrado pelo blog Opinião Triunfo com grande apelo uma maior  valorização e preservação da memória da cidade através da instalação do Arquivo Público.O destino dessa ilustre edificação, na verdade,  encontra-se  na fase de sonhos e estudo de um competente grupo triunfense idealista envolto com as  melhorias desse maravilhoso ambiente sertanejo pernambucano, denominado "Oásis do Sertão".


Apesar da enorme indiferença sofrida pelos anteriores gestores e menosprezo dos detectados invejosos de determinada  equipe que deseja ser responsável pelas realizações administrativas surgidas,  é insensato ignorar  transparentes, inúmeras, sequenciadas e incansáveis sugestões repassadas por  habitantes,visitantes e turistas relacionadas à infraestrutura turística local.

A área central da cidade possui um casario de beleza arquitetônica inegável e que muito agregaria se fossem aproveitados na instalação de equipamentos culturais. Tomando como exemplo o  valioso sobrado pertencente aos herdeiros do senhor Aureliano Lopes (Lero), administrado pelo conterrâneo Rubens Lopes, situado na Rua Clementino Diniz, localizado próximo à Praça 15 de Novembro, (entre a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e o  Mercado Público), Centro, que é possuidor de estilo eclético, marca registrada das construções no território habitado no passado por estrangeiros: alemães, portugueses, suíços, franceses, americanos, ingleses.




Sugere-se que a Prefeitura  Municipal de Triunfo, visando implementar os atrativos locais, atente para edificações de tal porte para  transformar em espaço público, com essencial recuperação integral dos pavimentos nas partes interna e externa, adotando modificações que não venham comprometer o estilo tradicionalista. . O trabalho pode parecer longo, mas vale a pena. Infelizmente perdeu-se grande oportunidade com a saída do Ministro da Cultura, o pernambucano Roberto Freire, uma vez estar sendo articulado investimentos na Festa dos Estudantes e na reformulação dos museus,




Por - Carlos Ferraz
          TRIUNFO - PE

20 comentários:

  1. Carlos Fernando de Oliveira22 de maio de 2017 às 10:31

    Registro os parabéns ao editor Carlos Ferraz pela grande luta travada nesses anos em defesa do patrimônio histórico da cidade de Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defendo a introdução de um projeto de valorização patrimonial, onde sejam ministradas aulas nas escolas, com o objetivo de despertar a responsabilidade de cuidar do patrimônio através de caminhadas pelas ruas antigas e visitas aos museus

      Excluir
    2. Ser político hoje é sinônimo de corrupto, safado, desonesto, antiético. Quem ainda não foi pego pela Justiça será. Todos são culpados de falcatruas ninguém escapa!

      Excluir
    3. Embora não seja desse município, porém admiradora confesso desse paraíso sertanejo e leitora assídua desse jornal, tenho observado ser limitado o número de mentes pensantes que enxergam e propõe soluções inteligentes pelos comentários postados neste espaço.

      Excluir
    4. José Alves Bezerra24 de maio de 2017 às 15:43

      Carlos Ferraz um grande triunfense que luta com responsabilidade para conservarem esses museus daí, mas ninguém dá a importância devida.

      Excluir
    5. ADMIRÁVEL TRABALHO!!

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. Maria do Socorro Souza26 de maio de 2017 às 19:40

      Penso que os museus merecem atenção.
      A Festa do Estudante precisa ser resgatada e preservada. Isso requer investimento. Mas, o arquivamento e exposição do material cultural, tb merecem um espaço especial e um trabalho conjunto dos interessados.
      Para mim, tudo isso fomenta o crescimento do Turismo, elemento de crescimento da nossa cidade.
      Temos uma sensacional beleza natural prá mostrar, um clima e povo aconchegantes.
      Mas, a cultura merece um espaço especial para ser exibida. Sucesso nesta tarefa!

      Excluir
    8. Orlando Sousa(guia turístico)7 de junho de 2017 às 22:32

      Tem que especializar uma pessoa para trabalhar no Museu. Estivemos visitando-o. A mesma(funcionária) além de não atender bem, só recebe a contribuição para a manutenção do local e lá continua sentada sem nós turistas ter nenhuma explicação.Nos ficamos parecendo uma panacas, só olhando as fotos sem nenhuma explicação. Absurdo. Somos do Recife.

      Excluir
    9. E se não sabem, fiquei indignado em saber que o Museu do Cangaço, será transferido para o bairro da Encruzilhada. A procedência desta notícia partiu de quem lá trabalha e assim sendo, é com grande insatisfação que temos um museu que além de ser maltratado, é transferido para longe do centro onde dificultará a presença dos turistas além de que o prédio, antiga escola, será destinado ao que mesmo?
      WILLIAMS TERTO

      Excluir
  2. Parece existir um plano de governo traçado sob o domínio da equipe deste jornal,pois todos os dias são publicadas sugestões maravilhosas que merecem ser levadas em consideração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARIA DAS DORES LOPES22 de maio de 2017 às 11:52

      AQUELE PRÉDIO É LINDO. SENDO RECUPERADO SE TRANSFORMA NUM PONTO ATRATIVO. UMA EXCELENTE IDEIA..PARABÉNS!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Esses mentes medíocres que estão na posse não demonstram esperança de solução aos problemas apontados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Parabéns Carlos Ferraz, pelo belo trabalho que vem desempenhando, sempre valorizando o sertão do Pajeú em especial o Município de Triunfo. Forte abraço.

      Excluir
  4. Importante criar outras opções para os frequentadores e preservar as diversas passagens da história municipal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre dentro da nossa realidade Ferraz procura investir na melhoria da cidade, observando todas as condições que possam contribuir na qualidade do seu lugar.

      Excluir
    2. Rose Pereira de Souza26 de maio de 2017 às 19:46

      Em termos gerais estamos vivendo um novo tempo e acredito que muitas propostas devem ser reconhecidas.

      Excluir
  5. Tudo bem investir na parte cultural, mas não se pode esquecer a parte esportiva desse lugar que é muito devagar, acham que só existe futebol e que o mundo não tem se dobrado às bicicletas. Os países estão investindo no desenvolvimento do modal como meio de transporte diário e diversão e lazer nos finais de semana.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!