quarta-feira, 31 de maio de 2017

SANEAMENTO UM DIREITO BÁSICO - POR CARLOS FERRAZ









Tem-se ao longo dessa nossa incansável luta favorável às melhorias triunfenses, reclamado de todos os gestores que vem assumindo cargos públicos na localidade, sobre a ausência de saneamento nas artérias, fator considerado determinante no adoecimento e morte de adultos e, principalmente, crianças e idosos.Não existe qualquer dúvida que o saneamento básico, que inclui, além  do esgotamento sanitário, o conjunto de serviços, infraestruturas e  instalações de abastecimento de água, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas, é portanto, uma condição indispensável à promoção da saúde.

Durante esse período, vem-se primando em edições anteriores e recentes, na divulgação de necessidade  de tratamento de água e lixo. Nesta, focamos o esgotamento sanitário, para aumentar a percepção de que saneamento é direito de todos, uma questão de saúde pública.Apontamos por dados exemplares, como é possível elevar a coleta de esgoto para elevado percentual e melhor o tratamento, preservando o ambiente. Infelizmente, vários administradores irresponsáveis dizerem  que esgoto é obra que não se vê e não dá votos.Pode-se considerar a citação, uma afronta para quem experimenta desemprego, baixo salários e estresse devido à carga de excessivo trabalho, principalmente mulheres.

Brincadeira com coisa séria, porque a autoridade, assim como lideranças empresariais e da sociedade que não priorizam a questão são  corresponsáveis pela continuidade desta situação degradante que acentua a desigualdade, na medida em que os mais pobres são os mais  expostos à insalubridade. Não se pode admitir também, que esta calamidade seja usada como pretexto para obras superfaturadas ou a privatização da oferta de serviços, transformando uma necessidade e direto em mercadoria acessível só a quem puder realmente  pagar os custos da isenção do problema. Necessita-se urgentemente de  união na comunidade visando momentos de interação popular.




Por - Carlos Ferraz
          TRIUNFO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!