segunda-feira, 29 de maio de 2017

SINCRONIA NA CONVIVENCIA COM SEUS DUBLES DE ALIADOS E JOAQUINS SILVERIOS TENTANDO SALVA - SE - POR LUIZ SAUL



Por agora, os dias do Palácio são de fingimento e de traição (nesta ou noutra ordem). São tempos também em que muitos inquilinos da Esplanada buscam desesperadamente ajustar as versões de todos comportamentos com vistas à melhoria da imagem no retrato.

Com ares de inutilidade, o Temer reúne-se com os deuses e diabos fuçando meios de protelar a sua aparentemente inevitável saída da cadeira, ainda que as paliçadas de sua muralha de proteção sigam sendo abatidas, a começar pelos auxiliares diretos do gabinete – já são cinco! – além da significativa baixa da presidente do BNDES que acaba de deixar o barco. 

No caso desta última defecção - a primeira e mais importante da equipe econômica - vale assestar a lupa da interpretação, especialmente pela participação voluntária ou não do Órgão na construção da maioria dos escândalos financeiros do país, especialmente pela sua adesão societária a muitos empreendimentos tidos como prejudiciais aos interesses da nação, e também pela pressão que se diz que a mandatária vinha sofrendo para dar continuidade às vantagens antes concedidas à classe empresarial. É o que se diz. 

Sincronicamente, convive com seus dublês de aliados e joaquins silvérios que enquanto asseguram apoio incondicional à continuidade do seu irrisório mandato, se associam em subterrâneos portando lanternas na busca de um substituto na escuridão moral do país. Para uns, já existe nome, endereço e CPF do futuro ocupante do Planalto. Nem chega ser um complô, mas uma via de salvação da pele de cada qual ora para não perder o protagonismo, ora para fugir das garras de um certo juiz. 

Na azáfama de agarrar-se ao cargo faz cara de paisagem, garantindo uma normalidade inexistente e que o Congresso continua funcionando, mesmo estando tão conflagrado e que, não fosse a turma do “me segura senão eu brigo”, já teria havido desforço pessoal contínuo na arena dos salões nobres. Nesse entrevero, de fato, entre tapas e beijos tem rolado a aprovação de algumas agonizantes medidas provisórias e mesmo a continuidade da votação da Reforma Trabalhista, que é mesmo um feito.

A coisa afigura-se de tal forma desavergonhada que, também, segundo dizem, até o boneco de ventríloquo do Lula, ora conhecido como PT, estaria tentando articular-se com partidos da base para negociar a construção de um novo presidente pela via indireta, ainda que prossigam nas ruas com a tese da eleição direta utilizando-se da truculência dos seus militantes baderneiros notabilizados pela destruição do patrimônio público, em Brasília. Não importam as regras, eles querem é rosetar.

E, para enriquecer a bizarrice, a dilma e seu velho conhecido escudeiro José Eduardo Cardoso ingressaram em Juízo tentando reverter o impeachment, ou o “górpi”, mediante a devolução do mandato, como se o seu afastamento não se houvesse dado através de mecanismos constitucionais.

Ao observador mais atento, porém, não escapa a sensação de que lá no fundo dos seus pensamentos, o presidente herdeiro luta de fato para levar o seu mandato até às portas do julgamento da chapa, pelo TSE, torcendo para aquela Corte inviabilizar o mandato e lhe oferecer uma saída honrosa da enrascada em que se meteu voluntariamente e que, não fosse a dupla sertaneja Wesley Safadim & Joesley Safadão teria mantido a sua caminhada, quem sabe, em direção a recondução ao cargo.

Se o TSE não o salvar, será defenestrado pelos “aliados” ou arrastará correntes até o ano 18.



Por - Luiz Saul Pereira
         Brasili - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!