quarta-feira, 31 de maio de 2017

UMA BELA FORMA DE PRESERVAR O TEMPO - POR CARLOS FERRAZ


Seria da máxima importância a Gerência de Cultura, subordinada à Secretaria Municipal de Turismo, da Prefeitura Municipal de Triunfo, providenciar determinado investimento área de fotografia, presente em todos os setores da mídia atual, para isso precisaria adotar oficinas temporárias relativas ao ensino básico em fotografia, aproveitando a qualificação reconhecida de influentes profissionais municipais na plena atividade, a exemplo de Verner Brenan, Cleide Sá, Herculano Junior, Myrtes Almeida, Alexandre Rodrigues, Aninha Mariza, Cristina Barbosa, João Bosco Nogueira, Elaine Ribeiro, Euclides Neto, Ana Maria Oliveira, Laydson Santos.Depois do aprendizado concluído nas  programadas comunidades situadas na sede, áreas  periféricas e rurais, aqueles prendados alunos e futuros técnicos, serão convocados a realizar exposições públicas em espaços adequados.








Verner Brenan

Cleide Sá

Herculano Junior


Myrtes Almeida,

Aninha Mariza

Elaine Ribeiro

 Ana Maria Oliveira

 Euclides Neto

 Laydson Santos

Através dessas iniciativas, visando a criatividade e a inovação na maneira de atuar e fazer exposições que seriam percebidas como eficientes trabalhos, buscando unir um novo conceito artístico, mantendo o foco voltado para a imersão nos movimentos cotidianos. das artérias triunfenses, imprimindo e divulgando as muitas belezas existentes nesse "Oásis do Sertão".

Entende-se que a mostra é uma evocação às cidades e à vida nos espaços urbano, retratando, lugares, pessoas, arquitetura e história.Na verdade a fotografia vem produzindo memórias e ajudando registrar a humanidade através dos últimos dois séculos.Para finalizar o projeto que espera-se receber a devida atenção dos gestores, que palestras também sejam realizadas,narrando como exemplo os autores das obra se demais monitores de  fotógrafos  que participaram dos trabalhos.

Por isso mesmo,defende-se tanto ao longo dos anos a criação do Museu da Fotografia e do Arquivo Público, onde poderia ser criada  um significativo conjunto de imagens de crianças e seu imaginário em sala especial, chamada "Espaço da Criança", eternizando situações familiares, sentimentos de amizade, as vivências na escola, no lazer, etc. Seriam imagens que não articulariam uma narrativa  contínua, mas sugerem possibilidade de relações, diálogos e contrapontos, conforme  a história de cada um. Além de  servir para contemplação e reflexão dos moradores, visitantes e turistas, a amostra foi pensada para educar o olhar, como uma porta para o conhecimento dos fatos ocorridos na  província triunfense nas mais diferenciadas épocas. A intenção é que o museu desenvolvido junto aos educandários e comunidades organizadas,  não seja estático e nem  extrapole as a paredes imponentes das condenáveis vaidades pessoais, quando alguns desejam a todo custo transformar pessoas comuns em pseudo-heróis locais. 




Por - Carlos Ferraz
         TRIUNFO - PE

19 comentários:

  1. Tenho satisfação em registrar o ótimo atendimento dado ao público leitor ao tratar assuntos diversificados que podem constatar a qualidade de pensamento de quem compõe a equipe desse jornal que sem dúvida, tem muitos serviços prestados e apresenta vários recursos que poderiam ser adotados pela gestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes fico contemplando o espetáculo de matérias postadas aqui, onde pode ser observado um nível elevado de amor do seu autor pela cidade e seus habitantes.

      Excluir
    2. O trabalho que essa equipe desenvolve permite uma compreensão mais real do que ocorre ao redor da população dessa bela cidade, agregando valor a todos que têm oportunidade de ler as suas publicações sempre enaltecendo e sugerindo ações administrativas que representam melhorias.

      Excluir
    3. Antonio Carlos dos Santos26 de maio de 2017 às 10:38

      Parabéns mil vezes a esse grupo que , fazendo um balanço geral, tem oferecido muitos pontos positivos para o município.

      Excluir
    4. Com certeza.Mas acho que essa administração agora se caracteriza mais com algumas particularidades.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. Carlos Ferraz sempre teve uma mensagem de confiança e uma postura de competência com vontade de vencer obstáculos surgidos nessa cidade, acredito que o seu trabalho não será em vão, pois ainda existem pessoas que acreditam no seu empenho.

      Excluir
  2. JOSÉ RICARDO VASCONCELOS24 de maio de 2017 às 09:23

    A CORDIALIDADE, O RESPEITO AO OUTRO, A EFICÁCIA E A VALORIZAÇÃO QUE PROCURAM DAR AOS CONTERRÂNEOS PROFISSIONAIS, ARTISTAS OU NÃO, TAMBÉM IMPRESSIONA.PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Contra Informação24 de maio de 2017 às 16:27

      Gostei, post! Realmente bom.

      Excluir
    3. EXCELENTE ATUAÇÃO!

      Excluir
    4. Francisco A. Rodrigues26 de maio de 2017 às 19:34

      Necessita também com isso investir na prioridade e geração de trabalho e renda, dando condições à população para transformar economicamente o município.

      Excluir
    5. Valdemir José dos Santos26 de maio de 2017 às 20:26

      Observo o trabalho incansável junto com os demais segmentos para realização de tudo que for necessário e útil para o município, dentro da existência do jornal.

      Excluir
  3. Maria Helena Pereira24 de maio de 2017 às 09:25

    Muito interessante essa ideia do museu da fotografia.Não vejo qualquer dificuldade em ser implantado esse projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Carlos Ferraz, pelo belo trabalho que vem desempenhando, sempre valorizando o sertão do Pajeú em especial o Município de Triunfo. Forte abraço.

      Excluir
    2. Esse sabe semear a esperança de que muita coisa poderá mudar para melhor em Triunfo, possui desde a juventude ideias das mais interessantes e inteligentes, por isso causa inveja a alguns triunfenses que não querem admitir sua capacidade de investir na coisa pública e obter resultados e não na iniciativa privada visando encher os bolsos e depois abandonar o investimento quando não mais traduzir elevadas quantias.

      Excluir
    3. Alexandre Pereira da Silva26 de maio de 2017 às 19:37

      Tudo isso isso vai ajudar a desenvolver as condições necessárias para que os profissionais sejam melhores atendidos.

      Excluir
  4. Taciana Moreira Lima24 de maio de 2017 às 15:38

    Admiro o grande suporte dado por esse informativo triunfense com o objetivo de despertar a responsabilidade de cuidar do patrimônio.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!