terça-feira, 6 de junho de 2017

ASSIM COMO A VIDA É... - POR: JOÃO VEIGA



Aos amigos e principalmente aos amigos funcionários do Hospital da Restauração/Recife/SES.

No ano de 2004 o plantão da segunda-feira noite, segunda de carnaval, recebemos 3 pacientes baleados após uma briga na cidade de Olinda. Um chegou morto e os outros 2 eram duas turistas israelenses. Uma chegou em parada cardiaca após o seu coração ser atingido por uma bala.

Toda a equipe do plantão socorreu a paciente e realizou, ainda no box da emergência, a sutura do coração e massagem interna.

As duas pacientes sobreviveram.

Uma delas Morah Bomflek, que teve lesão cardíaca, irá se casar nos proximos dias e fui convidado, por ter chefiado a equipe do HR que a atendeu, para o seu casamento em Israel.

Irei rever Morah e sua família, representando a "família HR" que continua salvando muitas vidas como a dela.

Agradeço a comunidade judaica no Recife em especial Dona Evania Margolis.



Por: Dr. João Veiga
        Médico









CASO:


MÉDICO PERNAMBUCANO, JOÃO VEIGA, CONVIDADO PARA CASAMENTO DE ISRAELITA QUE ELE SALVOU HÁ  13 ANOS

Médico comandou equipe que atendeu a vítima israelense no HR, em 2004 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Treze anos após ter salvado a vida da Morah Bomflek, israelense que foi ferida por uma bala perdida durante o carnaval de Olinda no ano de 2004, o médico pernambucano João Veiga (foto) irá rever pela primeira vez a paciente. O convite, que partiu da família de Morah, foi feito nesta sexta-feira (02). A ocasião não poderia ser mais especial, a celebração do casamento da jovem.
"Eu estou voltando do Sertão. Acabei de fazer uma cirurgia lá. Recebi a ligação informando sobre o convite de dona Evânia Margolis, liderança da comunidade judia no Recife, no bloco cirúrgico. Treze anos depois...", explicou entusiasmado.
Morah Bomflek foi uma das três vítimas que chegaram ao Hospital da Restauração (HR) na noite do dia 24 de fevereiro de 2004, uma segunda-feira de Carnaval. A israelense estava em Olinda com uma amiga, Noga Eshed, que também recebeu os primeiros atendimentos no hospital público e sobreviveu.
 "Recebemos 3 pacientes baleados após uma briga. Um chegou morto e os outros dois eram duas turistas israelenses. Uma delas chegou em parada cardíaca após o seu coração ser atingido por uma bala. Toda a equipe do plantão socorreu a paciente e realizou, ainda no box da emergência, a sutura do coração e massagem interna. Morah teve lesão cardíaca", relembrou João em uma publicação nas redes sociais.
Por telefone, o médico, que está voltando ao Recife ainda hoje, confirmou que desde o dia em que a paciente recebeu alta de um hospital particular da capital pernambucana não mantém contato direto com ela. "O exército, na época ela era oficial, mandava-me laudos com o aspecto do coração dela. Há uns 6 anos atrás, um amigo repórter esteve em Israel e conversou com ela, que enviou uma mensagem de agradecimento", conta.
João Veiga, que comandava a equipe do HR no dia do atendimento, irá a Israel na quinta-feira (08). O voo terá escala em Paris, na França, e deve chegar a Tel Aviv, em Israel, no sábado (10), mesmo dia do casamento de Bomflek. A viagem será acompanhada por membros da embaixada. "Irei rever Morah e sua família, representando a 'família HR' que continua salvando muitas vidas como a dela", comemorou.


Fonte: PE Noticías

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!