domingo, 11 de junho de 2017

CASARIO EM RUÍNAS DEVERIA SER EMERGIDO - POR CARLOS FERRAZ


O antigo casario existente da Casa Grande de Dr. Cordeiro, no início do bairro da Encruzilhada, em Triunfo, está desaparecendo aos poucos, antes mesmo de ser totalmente destruída pelo tempo e ausência de conservação, obra que deveria ser intermediada há muito anos pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos, da Prefeitura Municipal, uma vez de tratar-se da propriedade de herdeiros, onde fica bastante difícil o relativo entendimento das partes  envolvidas, no que geralmente termina assim.Paredes foram derrubadas, portas janelas, telhado e pisos sumiram; mato e árvores crescem no lugar de salas e quartos.

Faz anos que através de movimentações espontâneas de alguns compromissados triunfenses,  que defendem antes de mais nada a preservação do patrimônio histórico, solicitou- se  às  administrações locais anteriores a intermediação junto ao Governo do Estado de Pernambuco, visando conduzir o processo de comodato, aquisição ou desapropriação daquela área semi-destruída enquanto a belíssima Casa Grande apresentava-se destaque, inteiro, mobiliado e funcionando como ponto animado de recepção aos familiares, parentes, amigos , sempre gozando da simpatia e hospitalidade da Família Cordeiro.

Ocorreram importantes momentos nas gestões de Miguel Arraes,, Carlos Wilson e Jarbas Vasconcelos, que depois de relativas reivindicações demonstrou-se interesse e prometeu-se junto ao Instituto Arqueológico,Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) que o "bangalô" seria tombado e depois recuperado pelo Estado e a outra área posterior beneficiada com a providencial e emergente  reposição de significativas peças do imóveis de secular existência antes posicionados que também  fazem parte da propriedade que ainda mantém atrativo arco com  imagem de São José. Seriam atitudes que elevariam aquele espaçoso casario. Sugere-se portanto que aproveitem o pernambucano Roberto Freire, no Ministério da Cultura.




Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE

7 comentários:

  1. Admiro bastante essa determinação que possui o Carlos Ferraz em relação aos melhoramentos desse município de Triunfo, sempre procurando criar um novo patamar com ideias até então desconhecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei um bom tempo com meus pais,morando em uma casa do grande amigo Dr.Cordeiro.Parecia uma grande chácara .Eu era pequena,porém amei e nunca esqueci.

      Excluir
  2. José Alves da Silva5 de junho de 2017 às 22:34

    Todos nós seremos salvos pela coragem de administrar diferente do prefeito João Batista que está adotando modelo diferenciado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Maria de Fátima Pereira Nunes5 de junho de 2017 às 22:51

    Enfim resolveram dar a atenção necessária a esse casario tradicional, passei na frente e pude constatar algo diferente naqueles prédios, acho que recuperaram uma parte.

    ResponderExcluir
  4. não tenho mais nenhuma simpatia pelo tipo de gestão que vinha sendo adotada num regime político prejudicial de assistencialismo,

    ResponderExcluir
  5. A preservação do patrimônio público representa a ambição de Carlinhos Ferraz desde o tempo de estudante.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!