segunda-feira, 19 de junho de 2017

RAZÕES PARA IMPORTÂNCIA DO LAGO JOÃO BARBOSA - POR CARLOS FERRAZ

Vista Panorâmica  que embeleza a cidade ... por diversos ângulos...









O Lago, como opção de lazer...





Beleza das imagens noturnas pelo reflexos das luzes, que traduz singular imponência... 




Numa paisagem dominada pela beleza das circundantes serras ainda possuidoras de vegetação verde, inclui-se o  suntuoso Lago João Barbosa Sitônio. Na  verdade passou a ser  uma benção divina alimentada por  vários riachos naturais e das chuvas que  no passado longínquo foi habitado pelos ocupantes da aldeia de Índios Cariris , nativa tribo  considerada fundadora do aglomerado inicial que resultou o povoado, crescendo até conquistar a libertação do Município de Flores, dominado na época pela família dos "Campos Velhos". Enfrentamento que ocorreu após disputa acirrada pela data de suposto pequenino local onde exerciam "troca e venda" de produtos, aves, objetos e animais.No entanto na atualidade esse espaço central, já não  é suficiente para dar vazão ao tráfego que aumentou substancialmente e tornou-se problema.

Esse  espaço hoje tão valorizado,  depois tornou-se .no passar do tempo em feira-livre das mais respeitadas do Interior do Estado,  sendo referência para municípios circunvizinhos que  todos os sábados compareciam , vindos mascates de localidades estaduais como : Paraíba, Alagoas e Bahia Eles ,às vezes,  permaneciam também  durantes semanas, movidos pelos atrativos negócios e as belas caboclas. Terminaram  vários se estabelecendo definitivo contraindo famílias com   esposas ou amantes.E assim  cresceu o povoamento, ocupando novos trechos e aumentando  interesses diferenciados. Por essa razão, formalizou um verdadeiro contorno do centro da cidade à beira-lago.e tornou-se área   preservada, indispensável e irreversível para  receber moradores, visitantes e turistas.

Na avançada geografia política da cidade depois  convencionou-se ser  o afluente a separação entre os bairros, deixando de ser apenas um atraente ponto de referência. Há décadas alguns idealistas sonhavam que depois de saneada e dragada  serviria intensamente ao turismo e aos esportes, mas poucos acreditavam. Tinha quem profetizasse que das suas margens partiria um dos mais arrojados complexos viários de Triunfo no futuro, fazendo com que após poucos minutos  de automóvel ou a pé, atravessando pontes se chegaria  aos outros locais atingindo direções distintas.. E realmente, sem qualquer dúvida, vem acontecendo, por cima ou por baixo, a população vai buscando novos caminhos.




Por: Carlos Ferraz
         TRIUNFO - PE

10 comentários:

  1. A MOBILIDADE NAS RUAS DE TRIUNFO ESTÃO COMPLICADAS, POIS OS INVESTIMENTOS QUASE NÃO EXISTEM PARA ALIVIAR OS TRANSTORNOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jornal faz parte dos mínimos componentes da corrente do bem que defende a cidade acima de tudo.

      Excluir
    2. José Adeildo Santos12 de junho de 2017 às 16:42

      Por isso, a história tem a obrigação de preservar tudo que é deixado nos pés da parede da vida, já que o improviso dos versos retrata as vicissitudes do cotidiano das pessoas simples.

      Excluir
    3. Grande chance de investir mirando principalmente o turismo para receber retorno mais rápido.

      Excluir
  2. Agora nem mais isso, pois além de muitos buracos, os engarrafamento são constantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gestão esbarra na própria limitação.

      Excluir
    2. TRIUNFO CADA VEZ MELHOR, COM INOVAÇÃO E COMPROMISSO EM CADA DETALHE.

      Excluir
  3. Murilo Siqueira Maciel12 de junho de 2017 às 09:27

    Parabenizo o meu amigo Ferraz e acho que em relação a Triunfo, não basta somente gostar dessa cidade maravilhosa. Tem que preferir.

    ResponderExcluir
  4. Solange Silva Santos12 de junho de 2017 às 09:39

    Desejo atribuir o sucesso inicial da administração a performance da qualidade de pessoas gabaritadas que estão a fazer sugestões.

    ResponderExcluir
  5. Observo o esforço de Carlos Ferraz neste blog visando oferecer oportunidades ao senhor prefeito oportunidades de investimento e incentivos para atrair turistas brasileiros e estrangeiros deixando com formidáveis postagens os mesmos ainda mais fascinados.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!