domingo, 11 de junho de 2017

TRIUNFO PRECISA UNIR-SE LOGO PELA SEGURANÇA - POR CARLOS FERRAZ





Desde o ano passado que tem-se alertado às autoridades municipais sobre a necessidade de criar um mecanismo de combate à violência, junto às polícias Militar, Civil e Guarda Municipal visando reduzir a criminalidade que assim como em todos os recantos deste País parece crescente, devido à crise generalizada que envolve economia, política e moral. Sugeriu-se que se fizesse um grupo no Whatsapp depois de abrangente reunião com segmentos sociais triunfenses e a partir dela, um minucioso mapeamento dos crimes ocorridos( assaltos,descuidos, arrombamentos, vandalismos, agressões e seus  pontos mais críticos)

Embora preocupada com a escalada da criminalidade, a comunidade local, deveria não resolver esperar mais por uma atitude do Poder Público e sim tomar uma providência para garantir mais segurança aos seus  moradores, uma vez os assaltos serem  produzidos através de  bandidos na grande maioria advindos de municípios circunvizinhos ( a exemplo da futura "metrópole" de  Serra Talhada) utilizando motocicletas e também da própria localidade que necessitam  saldar dívidas com o "liberado" uso de drogas e partem  para fazer arrobamentos residenciais e comerciais, enquanto não conseguirem ser capturados ou abatidos exemplarmente, sem por isso, receber qualquer lamento, porque resolveram assumir o protagonismo na tentativa de se dar bem às custas alheias. Devem portanto arcar com integral responsabilidade ou culpa e risco esses envolvidos. Avalia-se que sendo a inovação criada, nossas ruas estarão mais seguras.

Por isso , defende-se que setores da população ordeira, trabalhadora e pacata dessa exuberante cidade turística - que desejam preservar suas integridades físicas e seus bens patrimoniais - iniciarem a abertura de diálogo com a área de segurança municipal   visando discutir a ideia proposta, em prol do enfrentamento dessa intrigante marginalidade. Através de um grupo do whatsapp,  se poderá talvez  transformar cada participante num vigilante olheiro, fazendo a polícia agir de forma mais rápida ao invés de ficar rondando, sem exatamente  saber,  o que na verdade está acontecendo. Logo os moradores irão sentir os efeitos dessa integração que pode constituir-se um dos pilares do projeto que necessita ser implantado, denominando-se "Triunfo Seguro", evitando determinadas ocorrências policiais, causando impacto positivo.Olhos atentos de residentes e transeuntes podem ajudar bastante a mapear incidências.

No entanto, deve-se ficar também alerta, devido o grande facilitador dessa integração, o whatsaap demonstrar um ponto negativo: trata-se de um dos terrenos mais  férteis para a propagação de notícias falsas nesse sentido. Para controlar o volume de informações deve-se nesses grupos instalados na sede, periferia e distritos ( Vila Canaã e Vila Jericó) reunindo dezenas de pessoas confiáveis, os administradores ou responsáveis definirem uma cartilha disciplinar e orientadora. Por exemplo: se a pessoa repassa uma informação sem verificar se é verdade ou não, ficará ela em observação; fazendo isso outra vez, deve ser retirada em definitivo. Não pode ser  de qualquer intenção de qualquer componente propagar o pânico, muito menos enviar informação errada aos órgãos de segurança. Fora isso , é contratar serviços de um grupo de vigilância  realmente confiável




Por: Carlos Ferraz
         TRIUNFO - PE

14 comentários:

  1. Ferraz representa a ambição dos triunfenses que não se dispõem a ousar cobrar essas melhorias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um absurdo a inoperância da polícia nesta cidade

      Excluir
    2. AUTORIDADES, RESPEITEM OS CIDADÃOS QUE PAGAM SUAS CONTAS EM DIA. TRABALHEM COM MAIS SERIEDADE.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. a policia daqui só funciona quando o agente Ronaldão atua e pronto

      Excluir
  2. Respostas
    1. a morte do moto táxi Everaldo é fato revoltante na cidade

      Excluir
  3. Maria do Carmo Rodrigues6 de junho de 2017 às 09:14

    O prefeito foi a semana passada junto com uma comitiva reivindicar em audiência com o secretário da SDS essa melhoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco A. Rodrigues6 de junho de 2017 às 09:41

      O investimento no setor quase não existe e os policiais são despreparados e desinteressados, a verdade é essa.

      Excluir
    2. TRIUNFO NECESSITA DE PAZ

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. A insegurança é grande e não temos a quem recorrer. A segurança pública faliu.

    ResponderExcluir
  5. Caramba...Triunfo está abandonada...boa ideia Carlos...

    ResponderExcluir
  6. Vou ser sincero com essas leis que existem altrapassadas há décadas e décadas atrás, estamos fritos.
    O cidadão não pode ter uma arma e os delinquentes, maus feitores andam armados, consequência disto: violência assassinatos desnecessários, roubos por aí vai.
    Hoje está de um geito que moramos na prisão e os maus elementos estão na rua, toque de recolher a partir de tal hora da noite nem pensar que entra na causa os direitos humanos, eu sei quais são os diretos humanos!
    Não sei detalhes da morte do Lopes e quem é o autor do assassinato, mas para que tamanha brutalidade e violência, tirar a vida de um triunfense trabalhador.
    O pai dele era afilhado do meu pai, se chamava João Lopes do retiro, pessoa tão boa.
    Adeildo, lamentei a morte de seu irmão.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!