domingo, 11 de junho de 2017

TRIUNFO PRECISA UNIR-SE LOGO PELA SEGURANÇA - POR CARLOS FERRAZ





Desde o ano passado que tem-se alertado às autoridades municipais sobre a necessidade de criar um mecanismo de combate à violência, junto às polícias Militar, Civil e Guarda Municipal visando reduzir a criminalidade que assim como em todos os recantos deste País parece crescente, devido à crise generalizada que envolve economia, política e moral. Sugeriu-se que se fizesse um grupo no Whatsapp depois de abrangente reunião com segmentos sociais triunfenses e a partir dela, um minucioso mapeamento dos crimes ocorridos( assaltos,descuidos, arrombamentos, vandalismos, agressões e seus  pontos mais críticos)

Embora preocupada com a escalada da criminalidade, a comunidade local, deveria não resolver esperar mais por uma atitude do Poder Público e sim tomar uma providência para garantir mais segurança aos seus  moradores, uma vez os assaltos serem  produzidos através de  bandidos na grande maioria advindos de municípios circunvizinhos ( a exemplo da futura "metrópole" de  Serra Talhada) utilizando motocicletas e também da própria localidade que necessitam  saldar dívidas com o "liberado" uso de drogas e partem  para fazer arrobamentos residenciais e comerciais, enquanto não conseguirem ser capturados ou abatidos exemplarmente, sem por isso, receber qualquer lamento, porque resolveram assumir o protagonismo na tentativa de se dar bem às custas alheias. Devem portanto arcar com integral responsabilidade ou culpa e risco esses envolvidos. Avalia-se que sendo a inovação criada, nossas ruas estarão mais seguras.

Por isso , defende-se que setores da população ordeira, trabalhadora e pacata dessa exuberante cidade turística - que desejam preservar suas integridades físicas e seus bens patrimoniais - iniciarem a abertura de diálogo com a área de segurança municipal   visando discutir a ideia proposta, em prol do enfrentamento dessa intrigante marginalidade. Através de um grupo do whatsapp,  se poderá talvez  transformar cada participante num vigilante olheiro, fazendo a polícia agir de forma mais rápida ao invés de ficar rondando, sem exatamente  saber,  o que na verdade está acontecendo. Logo os moradores irão sentir os efeitos dessa integração que pode constituir-se um dos pilares do projeto que necessita ser implantado, denominando-se "Triunfo Seguro", evitando determinadas ocorrências policiais, causando impacto positivo.Olhos atentos de residentes e transeuntes podem ajudar bastante a mapear incidências.

No entanto, deve-se ficar também alerta, devido o grande facilitador dessa integração, o whatsaap demonstrar um ponto negativo: trata-se de um dos terrenos mais  férteis para a propagação de notícias falsas nesse sentido. Para controlar o volume de informações deve-se nesses grupos instalados na sede, periferia e distritos ( Vila Canaã e Vila Jericó) reunindo dezenas de pessoas confiáveis, os administradores ou responsáveis definirem uma cartilha disciplinar e orientadora. Por exemplo: se a pessoa repassa uma informação sem verificar se é verdade ou não, ficará ela em observação; fazendo isso outra vez, deve ser retirada em definitivo. Não pode ser  de qualquer intenção de qualquer componente propagar o pânico, muito menos enviar informação errada aos órgãos de segurança. Fora isso , é contratar serviços de um grupo de vigilância  realmente confiável




Por: Carlos Ferraz
         TRIUNFO - PE

14 comentários:

  1. Ferraz representa a ambição dos triunfenses que não se dispõem a ousar cobrar essas melhorias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um absurdo a inoperância da polícia nesta cidade

      Excluir
    2. JOSÉ CARLOS NUNES6 de junho de 2017 09:43

      AUTORIDADES, RESPEITEM OS CIDADÃOS QUE PAGAM SUAS CONTAS EM DIA. TRABALHEM COM MAIS SERIEDADE.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. a policia daqui só funciona quando o agente Ronaldão atua e pronto

      Excluir
  2. Respostas
    1. a morte do moto táxi Everaldo é fato revoltante na cidade

      Excluir
  3. Maria do Carmo Rodrigues6 de junho de 2017 09:14

    O prefeito foi a semana passada junto com uma comitiva reivindicar em audiência com o secretário da SDS essa melhoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco A. Rodrigues6 de junho de 2017 09:41

      O investimento no setor quase não existe e os policiais são despreparados e desinteressados, a verdade é essa.

      Excluir
    2. TRIUNFO NECESSITA DE PAZ

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. A insegurança é grande e não temos a quem recorrer. A segurança pública faliu.

    ResponderExcluir
  5. Caramba...Triunfo está abandonada...boa ideia Carlos...

    ResponderExcluir
  6. Vou ser sincero com essas leis que existem altrapassadas há décadas e décadas atrás, estamos fritos.
    O cidadão não pode ter uma arma e os delinquentes, maus feitores andam armados, consequência disto: violência assassinatos desnecessários, roubos por aí vai.
    Hoje está de um geito que moramos na prisão e os maus elementos estão na rua, toque de recolher a partir de tal hora da noite nem pensar que entra na causa os direitos humanos, eu sei quais são os diretos humanos!
    Não sei detalhes da morte do Lopes e quem é o autor do assassinato, mas para que tamanha brutalidade e violência, tirar a vida de um triunfense trabalhador.
    O pai dele era afilhado do meu pai, se chamava João Lopes do retiro, pessoa tão boa.
    Adeildo, lamentei a morte de seu irmão.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!