domingo, 23 de julho de 2017

FOGÃO A LENHA QUE ADORNAVAM AS COZINHA, A LAREIRA DE OUTRORA.. POR IEDO FERRAZ






O Fogão de lenha foi utilizado nas propriedades rurais durante muito tempo. Naquela época, não existia o gás de cozinha no mercado comercial, com isso, estes braseiros foram de grande utilidade, já que não tinha outra forma de cozinhar os alimentos nos Sítios e Fazendas. Todas as casas da roça usavam este tipo apetrecho domestico, visto que nestes locais, existia lenha em abundancia, na qual era usada para se cozinhar a comida do homem da roça. Com o passar do tempo, esse artefato caiu em desuso, sendo substituído pela praticidade proporcionada pelos fogões e fornos a Gás, ficando seu uso mais restrito às áreas rurais, que não aceitaram mudar o costume de cozinhar com lenha. Hoje, a maiorias das residências da zona rural, usam o fogão a gás, pois este método de cozinhamento é prático, e contribui na preservação do meio ambiente, já que não precisa derrubar as árvores que eram usadas no aquecimento deste tipo de Lareira.


Por; Iedo Ferraz Lima
        Triunfense, pernambucano, brasileiro, cidadão do mundo

Um comentário:

  1. Ivanildo Vasconcelos24 de julho de 2017 às 08:42

    Parabéns Carlos, essas postagens nos remete a simplicidade e nostalgia da zona rural em que degustavamos pratos típicos da roça, feito por nossos antepassados, e ainda hoje se faz presente em alguns lugares. Muito bom a nostalgia!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!