domingo, 9 de julho de 2017

IMIGRANTES COM TRADIÇÃO DE TRABALHO E DIGNIDADE - POR CARLOS FERRAZ










Segundo os mais antigos residentes e outros que por aqui residiram  nos primeiros decênios do século XX,  foram os habitantes temporários estrangeiros (alemães, ingleses, americanos, italianos, portugueses, suíços, franceses),  praticamente colonos responsáveis pelos avanços nos mais diferentes setores: agricultura, saúde, educação, transportes, cultura, bons costumes e tudo mais, sem esquecer da expansão territorial com suas edificações arrojadas, alguns  exemplos apenas: Seminário dos Protestantes (americanos), Colégio Stella Maris (alemães), Convento São Boaventura ( italianos), Chácara dos Charles ( ingleses), Casarão  Severiano Diniz ( franceses), Sobrado Florentino (portugueses), Chalé do Calugi ( suíços) e outros mais.

Todos sem exceção, costumavam fazer exaltações a Triunfo abordando fundamentos históricos dos quais tiveram conhecimento durante o significativo convívio, adoravam comparativos com suas origens, formação e destinos, dizendo ser Triunfo, o "Oásis do Sertão" e pedaço vivo de grande  importância  do Nordeste e do Brasil, apostavam no crescimento turístico e integração de  novos moradores atraídos pelas condições básicas, mas bastante diferenciadas dos  município circunvizinhos  sobreviventes  no semi-árido. Para eles o lugar  expressava a significação de terra de  harmoniosa beleza, rica e imune de inclemências naturais, habitada por gente  cavalheiresca e brava, podiam abrir suas portas às correntes  imigratórias sem receio.





Edição Carlos Ferraz
             TRIUNFO - PE

8 comentários:

  1. Triunfo é um sonho. Um lugar para cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARIA CARMO LACERDA5 de julho de 2017 às 18:44

      CIDADE LINDA TRAZ RECORDAÇÕES DA MINHA INFÂNCIA E JUVENTUDE.SAUDADES..

      Excluir
  2. Fatos relacionados com o passado histórico de Triunfo são divulgados com toda credibilidade através de Carlos Ferraz e Iedo Ferraz. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Marcos Antonio da Silva3 de julho de 2017 às 18:33

    Tenho a maior satisfação em registrar o meu sincero reconhecimento ao trabalho eficaz que faz esse jornal ao divulgar cada vez mais a nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura totalmente europeia no nosso sertão

      Excluir
  4. Parabéns, TRIUNFO! Quem visita não te esquece. Se é de lá o orgulho é incomensurável! Triunfo.PE, brilhante pela própria Natureza.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!