domingo, 16 de julho de 2017

UM VASTO E VALIOSO ACERVO QUE MERECE CONSERVAÇÃO - POR CARLOS FERRAZ









Nada mais expressivo que um município turístico destacado a nível regional, estadual, nacional e internacional como a bela sertaneja Triunfo, denominada "Oásis do Sertão", lugar considerado dos melhores, mais expressivos e bastante diferenciadas no setor. Para isso é importante manter vivo, atuante e simbolizando seu próprio espaço representativo, seja através de peças expressivas, remanescentes generalizadas. 

Defende-se a implantação do Museu de Arte Contemporânea de Triunfo (MACT), possuindo , acervo significativo como obras de arte e biblioteca, um vasto e valioso ponto de visitação. Infelizmente existe a ausência de sensibilidade administrada, estando até o presente momento sendo adiado com desculpas esfarrapadas de necessitar análise posterior e investimentos extras a serem obtidos. Tudo somente  cascata!

Na verdade, sempre ficou demonstrado pelos antecessores gestores,  não estarem sintonizados com a realidade, se fazendo desperdiçar alguns ambientes possuidores de todas as condições para agradar aos muitos frequentadores. A proposta de recuperação estrutural é também significativa, porque deve contribuir em exposições,cursos de fotografias e danças, apresentações de videos e lançamento de livros, jornais e revistas.

Esse seria um destacado ambiente no Sítio Histórico de Triunfo. No entanto, nada disso pode ser apreciado ou consultado  por moradores, visitantes e turistas, no prédio secular que abriga a sede do Complexo de Museus (Cidade, Sacro, Cangaço, Engenho, Fotografias), situado na  Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro, no antigo prédio da Escola Barbosa Lima, porque  a maior parte das dependências estão mal ocupadas.

Devido ser Triunfo uma localidade de vocação destinada a essa crescente área deve-se transferir a Setur a um ponto de visibilidade comprovada e não qualquer imóvel sem possuir as condições necessárias ao perfeito funcionamento. Se faz necessário,  logo no princípio da administração pública imprimir um ritmo definido de atuação das várias repartições auxiliares, para fazer tudo acontecer a contento. Vale utilizar a sensibilidade...   





Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE


10 comentários:

  1. O museu apresenta fragilidade na estrutura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre com o mesmo problema e que nunca sabem o que fazer porque o setor operacional não informou ainda o que se pode fazer de real e deixar de levar com a barriga essa dívida antiga com a cidade.

      Excluir
    2. Mariana Carvalho de Menezes13 de julho de 2017 às 10:40

      Admirável assunto levado à tona. Cada vez mais admiro a atuação qualificada e profícua desse blog, que considero de nível excelente.

      Excluir
  2. Marcos Gomes da Silva13 de julho de 2017 às 00:29

    Em Triunfo os políticos gostam de inventar moda.? O que seria demais retirar aquela secretaria daquele lugar? Ou pretendem continuar ocupando uma gambiarra sem solução? Não vi melhorar nada naquele local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO QUE SER POLÍTICO HOJE É SINÔNIMO DE CORRUPTO, DESONESTO, ANTIÉTICO. QUEM AINDA NÃO FOI PEGO PELA JUSTIÇA SERÁ. TODOS SÃO CULPADOS, NINGUÉM ESCAPA,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Muito boa a opinião sobre a ocupação daquele prédio em outras atividades culutrais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE VENHAM AVALIAR CASO E ENCAMINHAR AS MEDIDAS CABÍVEIS

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. A situação das peças que fazem a composição é algo alarmante, é necessário que escale uma equipe para vistoriar o acervo, pois grande parte das peças foram desviadas para casas particulares.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!