sábado, 12 de agosto de 2017

JOIA ARQUITETONICA: CINE THEATRO GUARANY - POR IEDO FERRAZ




Manoel de Siqueira Campos e Carolino Campos foram dois grandes comerciantes triunfenses na década dos anos vinte e trinta. Manoel veio de Porteiras-CE e Carolino de Itaporanga-PB, eles eram primos e se estabeleceram em nossa cidade como pessoas bem-sucedidas financeiramente, ambos ostentavam poder e riqueza naquele tempo, pois, Triunfo era um grande produtor de café e rapadura, dois produtos aos quais eram exportados para outras cidades da região. Estes dois senhores foram responsáveis pela construção do prédio histórico conhecido como Cine Teatro Guarany. 

A elaboração foi iniciada no ano de 1919, quando ocorreu uma grande seca, diante disto a mão de obra se tornou barata. Depois de três anos de dedicação, finalmente a estrutura foi inaugurada em 1922. Em fevereiro deste ano, aquele belíssimo conjunto arquitetônico completou 95 anos de história. O Guarany foi o ponto de encontro da elite triunfense em épocas passadas, no seu interior foram realizados bailes, formaturas, coroação de rainhas estudantis e, apresentações cinematográficas. Com o passar do tempo a província franciscana adquiriu a majestosa edificação dos primos Siqueira campos. Aquela obra de arte passou um tempo abandonada, até que no ano de 1988, o prédio foi comprado por meio da Furdarpe na gestão do ex-governador Miguel Arraes de Alencar.



Por: Iedo Ferraz Lima
       Triunfense, pernambucano, brasileiro, cidadão do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!