domingo, 6 de agosto de 2017

MPB PERDE O EXPRESSIVO COMPOSITOR E CANTOR, LUIZ MELODIA - SEGUE EM PAZ!





Click na setinha ao centro da imagem e ouça com saudades, "Pérola Negra", Luiz Melodia 



Luiz Melodia, no início dos anos 70, desceu do morro de São Carlos, no Estácio, para o asfalto, incensado pela crítica, e gravado pelas baianas Gal Costa e Maria Bethânia, era o novo em 1972. Um negro com raízes no morro, mas que não era do samba, e até podia ser: "Ele não representa nenhuma atitude intelectual diante da crise, diante dessa coisa de raízes, de influências externas. O Melodia simplesmente é isto tudo, é o Estácio, e é os Beatles, é o samba e o rock. Ele é todas as medidas, sem medo e sem preconceito", declarou Jards Macalé, em 1973, definindo o jovem de 22 anos, que entrou em cena, quando a MPB se renovava, com artistas surgidos depois que abaixou a poeira do quebra-quebra tropicalista. Músico morreu na sexta-feira (4/8) de câncer, aos 66 anos.

Nascido Luiz Carlos dos Santos, filho de sambista de prestígio, Osvaldo Melodia com costureira Eurídice, logo enveredou por outros rumos musicais, tocando num conjunto de iê-iê-iê, Os Instantâneos, que fez jus ao nome. Durou muito pouco tempo. Foi office-boy, operário, comerciário, não parava em emprego, vivia da mesada mirrada do pai. Foi se introduzindo nas rodas de músicos, intelectuais da Zona Sul carioca, até que Gal Costa gravou Pérola Negra (composta quando tinha 18 anos e servia o exército). Melodia, no entanto, não demorou a ganhar o crachá de maldito, que o acompanharia por toda carreira.

A dele foi uma geração de muitos malditos, Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Jorge Mautner, Jards Macalé, Walter Franco, músicos de talento reconhecido, mas que não cediam às concessões, batiam de frente com gravadoras, desagradavam ao pessoal de rádio e TV. Em 1974, Luiz Melodia foi dispensado da poderosa Phillips do Brasil (com Sérgio Sampaio e Jards Macalé). Por motivos óbvios: não vendia a quantidade de discos estimada pela gravadora. Caiu no ostracismo, mal começara a carreira


Fonte: Uol Notícias




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!