terça-feira, 15 de agosto de 2017

PROVIDÊNCIAS NA RECUPERAÇÃO E INSTALAÇÃO DAS BICAS - POR CARLOS FERRAZ


Resultado de imagem para a Rua Padre Ibiapina. TRIUNFO PE







Embora tenha iniciado o seu mandato ainda  neste semestre-se, o atual prefeito tem particularmente demonstrado grande interesse em recuperar diversos pontos turísticos seculares até o final da sua gestão. Entre as dignas iniciativas será o resgate das tradicionais e atrativas bicas" ainda restantes em algumas residências mais antigas de bairros centrais da cidade. Essas intervenções chegam em boa hora, porque o visual dos canos brancos nas paredes das casas na artéria Rua Ulisses Wanderley, Bairro do Surrão  e outras é degradante .  

Denominadas popularmente em décadas passadas como "bocas de jacaré", lamenta-se bastante haverem durante o pseudo-modernismo ocorrido - devido a insensibilidade dos gestores e moradores, trocadas por ridículos canos de pvc e depois  sido esquecidas pelo poder público. Ficaram sem manutenção e necessitando reparos. Infelizmente os proprietários dos respectivos imóveis nunca tiveram ao alcance a sua grande importância estabelecida ou jamais tiveram qualquer preocupação em mantê-las inseridas no contexto arquitetônico dos seus ambientes residenciais ou comerciais.Tem que recuperar, mas é preciso também um plano de conservação preventiva anual.Não adianta ajeitar e depois dar as costas. O projeto de recuperação deve ser feito pelo arquiteto Luis Teles e Rochael Melo, a partir de um estudo realizado por ambos.O custo do investimento é pequeno  para um ganho tão grande que é  é o resgate dos bens de Triunfo. Saibam que remanescentes da  família" Adalberto Flandeleiro" sabem confeccionar  unidades correspondentes.

Terminaram assim, prejudicando um relevante cenário da mais expressiva beleza artesanal.Desde muito essas "bocas de jacaré" deveriam ter sido tombados pelo patrimônio público, por serem monumentos históricos merecedores de proteção pelo Município e pela União, devido estarem inseridos no Sítio Histórico do Triunfo Antigo .Trata-se de mais uma boa notícia para preservar os equipamentos turísticos  da cidade " Oásis do Sertão" Além de resgatar o valor histórico e turístico, o objetivo é que a população volte a usar as famosas bicas do início do século XX. Qual é o visitante e turista que não  vai gostar de ver isso funcionando em pleno sertão pernambucano? Podem até tomar banho na chuva...Pode-se apontar essa  preciosidade no alto da residência da família Barbosa Xavier, na Rua Padre Ibiapina.


Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE

Um comentário:

  1. Considero essa uma muito importante iniciativa que deve ser copiada por todas as famílias triunfenses na tentativa de resgatar o passado com essas linda bicas.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!