domingo, 13 de agosto de 2017

RECORDAÇÕES: " RETRATO EM PRETO E BRANCO" - POR IEDO FERRAZ

CACHOEIRA DOS PINGAS (1955)
-


Esta antiga e raríssima fotografia da Cachoeira dos Pingas foi tirada no ano de 1955. A catarata é um dos principais pontos turísticos da nossa Cidade e, se encontra localizada no Sitio Brejinho, cerca de 5 km do centro de Triunfo. Naquela época, esta cascata maravilhosa de beleza natural, ainda não servia como roteiro turístico, tendo em vista a ausência de excursionistas neste local praticamente desconhecido pelo povo triunfense. Podemos ver através desta fotografia, apenas três pequenos pés de azeitonas às margens do riacho oriundo do Sitio Retiro. Naquele tempo existia uma cachoeira de difícil acesso, rodeada de muito mato, sem nenhuma infraestrutura capaz de servir como área de lazer até para os moradores, aos quais residiam próximo a este local. Hoje, tudo se encontra diferente, pois, através da Secretaria Estadual de Turismo, houve a construção de escadas com corrimão para propiciar mais segurança aos turistas, que corriam o risco de serem acidentados, quando estivessem apreciando aquele ambiente agradável na zona rural triunfense.

COMEMORAÇÃO DA VITÓRIA DO BRASIL NO CAMPEONATO MUNDIAL DE 1958


Esta raríssima e antiga fotografia, foi tirada no dia 29 de junho de 1958, na Cidade de Triunfo-PE. Como podemos ver através dela, que todos os presentes estavam comemorando, a vitória do Brasil sobre a Suécia no final da copa do mundo, daquele glorioso ano. Naquela época não existia televisão na região, com isto, as pessoas ficaram sabendo do resultado através do rádio, sendo este, o meio de comunicação disponível naquele tempo. A concentração dos torcedores triunfenses, foi realizada na Rua Grande, onde, depois do título conquistado pelo nosso Pais, todos saíram pelas ruas pulando e gritando de alegria, pois foi o primeiro troféu, que o Brasil tinha conseguido em uma disputadíssima competição esportiva mundial. A sensacional vitória na finalíssima contra a Suécia, naquele domingo onde o Brasil venceu por 5 a 2, placar jamais antes visto numa decisão de Copa do Mundo. Com isso foi lavava a alma dos brasileiros, e tirou um monstruoso peso das costas dos ídolos da seleção. Afinal, todos ainda carregavam as duras lembranças da inacreditável derrota para os uruguaios, oito anos antes, no Mundial realizado no Brasil.



Por: Iedo Ferraz Lima

       Triunfense, pernambucano, brasileiro, cidadão do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!