terça-feira, 31 de outubro de 2017

RECORDAÇÃO: CASA DO ESTUDANTE DE PERNAMBUCO "XEPEIROS DE CORAÇÃO" - POR CARLOS FERRAZ






Tratam-se essas fotografias consideradas bastante relevantes e sem qualquer sombra de dúvidas históricas, de parcial registro da tradicional Casa do Estudante de Pernambuco - a famosa CEP,  situada na Rua Henrique Dias, s.n., Bairro do Derby, Recife- PE , por volta dos anos 1980, quando o  espaçoso refeitório da mesma apresentava-se repleto com significativo número de  estudantes secundaristas e universitários aguardavam a vez.

Nessas ocasiões, diariamente costumeiras refeições eram disponibilizadas através de pagamento mensal de uma simbólica taxa para obter-se: desejum , almoço e jantar, recebendo denominação pejorativa de " xepa". Era alimentação balanceada e controlada por duas funcionárias nutricionistas que se revezavam dia após dia, saciando a necessidades de muitos interioranos, oriundos principalmente do Sertão do Estado.

Havia no entanto, aqueles que teimavam em aparecer: se fazendo de vítimas e posando de charmosos,  adorando reclamar nem  sempre  com a devida razão: da quantidade e da qualidade dos produtos alimentícios oferecidos. Embora a grande maioria nos seus originais endereços residências, nunca sequer tenham recebido idêntico tratamento daquela  Autarquia Administrativa estadual, conveniada ao Ministério da Educação.

Na extensa fila indiana era preciso entregar o comprovante de pagamento ao folclórico e saudoso "ficheiro" "Severino Silva,  conhecido popularmente "Biu". Depois recebia-se as bandejas dos cozinheiros (as): Maurício, Índio, Zé Grande, Ivonete, Mansinho,Noca,  Colorau, Helena, Vital, Preta, Bené, supervisionados por Getúlio e Ceneval. Recebendo faxina de :  Braguinha, Hospício, Beto Leão, Veludo, Ligeirinho, a vigilância de Cícero e outros. São muitas recordações e muito orgulho de haver sido " xepeiro". Faria tudo novamente, sem qualquer arrependimento...



Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE

Um comentário:

  1. E depois, para que podia pagar, tinha a sobremessa de quebra-queixo do professor!! ( anos: 1975 - 1978 ). abraços!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!