sexta-feira, 31 de março de 2017

ABRIL COMEÇA COM MUITA CURTIÇÃO NO SABOR DA ROÇA


Quer dançar um forro? Quer curtir um sofrência? Curtir um brega? Um bolero? Curtir um sertanejo? Dançar aquela lambada? Qualquer ritmo você curte domingo, dia 02 de abril, no Sabor da Roça, com Genailson do Acordeon e Banda + Flavinho do Arrocha & Banda e Show... Imperdível!!





Por: Org Riva e Junior Roça

IMPORTANTE CUIDAR DO RECAPEAMENTO - POR CARLOS FERRAZ






Tem-se observado que trafegar pelas vias urbanas triunfenses, seja nas artérias do Centro ou periféricos Bairros, onde existem tampas de saneamento e buracos consideráveis, há vários anos, totalmente desnivelados do calçamento, identificados  mas sem qualquer solução prática, apesar dos constantes apelo. Esses tem sido causadores de grandes sustos e freadas bruscas, para condutores de veículos quando se  depararem inadvertidamente com diferentes impactos ocasionados. Trata-se um desrespeito para todos, podendo causar  acidentes com vítimas e prejuízos materiais outros. 

Entre variados obstáculos dessa natureza espalhados na cidade turística, causadores desses relacionados  problemas,  o  mais visível  tem sido constatado, faz tempo,  na Avenida José Veríssimo dos Santos, Bairro Guanabara,  imediação da Sociedade Triunfense de Cultura - STC, quando a  mal planejada e executada obra onde passa o sistema de  esgoto -  percorrendo todo entorno do Lago João Barbosa Sitônio -  logo após a conclusão passou a  ocasionar também constantes vazamentos e enormes fedentinas. Aguarda-se posicionamento eficaz do secretário de Obras,  Joseldes e da gerente Nazaré Ferraz.


Por: Carlos Ferraz
         Editor/ TRIUNFO PE

FISCALIZAÇÃO MAIS ABRANGENTE NO TRÂNSITO DE TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ





Embora  seja plenamente reconhecido que a Diretoria de Trânsito e Transporte Urbano de Triunfo (DTTU)  -  apesar do seu insignificante número de componentes que termina desempenhando  duplas funções,  ao servirem como: 'agentes de trânsito' e  'guardas municipais' -  vem realizando  serviços básicos além da determinada competência.

Quando deveria haver um número razoável de funcionários aprovados em concurso público, com  equipes de agentes de trânsito em motos e viatura realizando rondas diárias em todas as vias urbanas do Centro e periféricos Bairros triunfenses com o intuito de fiscalizar e coibir, dentre outras, a prática de estacionamento irregular.

Espera-se que,  diante várias reclamações crescentes de moradores , no entanto, o órgão se comprometa, por determinação do prefeito João Batista Rodrigues, intensificar ainda mais o monitoramento das transgressões disciplinares de condutores, garantindo cada vez mais: segurança e fluidez na cidade.



Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE

O MUNICÍPIO DE TRIUNFO NECESSITA DO CORPO DE BOMBEIROS - POR CARLOS FERRAZ





Depois do lançamento aguardado com ansiosidade, saiu o edital do certame publicado no Diário Oficial do Estado, oferecendo ao todo 300 oportunidades  - das quais 5% destinadas a pessoas com deficiência -  para candidatos com idade compreendida entre 18 e 28 anos, que possuam no mínimo o nível médio de formação.  Restando o cumprimento dos trâmites legais para o concurso do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, pelo Governo do Estado, ou seja, realização das provas no processo seletivo, conduzido pela Universidade de Pernambuco,com exames previstos para  28  de maio.

Segundo consta a princípio, as provas exigidas serão aplicadas em Recife, Caruaru, Arcoverde, Petrolina,  podendo surgir como opções de localidades, caso o número de concorrentes inscritos extrapole o previsto.Antes do respectivo curso profissional, para que seja possível, finalmente a desejada nomeação e homologação do mesmo.Daí a lotação desses componentes na brava e admirável corporação militar, merecedora de todo e qualquer apoio das representações administrativas e comunidade triunfense em geral , por ser função digna de consideração e  respeito. 

Espera-se que no transcorrer desse processo normativo, o prefeito João Batista Rodrigues, demonstre habilidade ,conseguindo reunir todos os reforços possíveis no sentido de assegurar pelo menos uma mini-unidade do CBPM-PE, subordinada à existente Companhia de Serra Talhada para o Município de Triunfo, bastante necessário, por tratar-se de uma localidade de grande visitação turística em seus pontos atrativos, na maioria bastante acidentados como: cachoeiras, mirantes, picos, serras, furnas. escorregadores, ou merecedores de atenção especial, tipo: cacimbas, barragens , riachos, lagos, açudes, lagoas. 

Levando em consideração ainda a significativa quantidade  de Engenhos de Rapadura e Casas de Farinha, onde vez por outra, precisam recorrer a salvas vidas e bombeiros.Essas reivindicações foram apresentadas nos governos de Miguel Arraes, Carlos Wilson e  Jarbas Vasconcelos, deixando-se avançadas as respectivas negociações - para a justificada implantação, alegando ainda, que esse posto serviria também para a vizinha Santa Cruz da Baixa Verde. Inclusive sendo escolhido o terreno favorável para construção  desse aquartelamento.Mas depois, tudo parece haver retornado à estaca zero, deixando-se a população dos irmanados municípios na expectativa.




Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE

PROBLEMA DO LIXÃO ESTÁ SENDO RESOLVIDO - POR CARLOS FERRAZ

...Um olhar sobre o município de Triunfo - PE

 Lixão do Distrito de Jericó - Triunfo PE
  Lixão do Distrito de Jericó - Triunfo PE
 Lixão do Distrito de Canaã - Triunfo PE

Diante minucioso levantamento que vem sendo realizado sistematicamente pela equipe deste informativo triunfense, somente  cerca de dez aterros sanitários vem operando com regularidade em todo o Estado de Pernambuco, onde deveriam funcionar pelo menos 50 unidades, garantindo o destino correto ao material dessas toneladas, geradas diariamente e lançadas absurdamente ao ar livre, prejudicando bastante ao meio-ambiente e ajudando a proliferar doenças. Há muito tempo tem-se denunciado o resultado dramático dessa atividade ilegal que para administradores anteriores, significava um fator comum e normal. As relativas cobranças, muito pelo contrário, pareciam implicantes e desprovidas de conteúdo justificável. Recebiam respaldo inclusive equivocados munícipes.

Atitudes assim terminam cometendo  inaceitável crime ambiental bastante grave e não admissível principalmente nos tempos atuais, onde tem-se pleno conhecimento proliferar campanhas relacionas à defesa da natureza. O descumprimento dos prazos podem levar a rejeição da prestação de contas pelo TCE, de acordo com o assinado junto ao Ministério Público através de termo de ajustamento de conduta e adaptações Embora  exista uma mobilização para estender o prazo por mais quatro anos. Municípios com menos de 50  mil habitantes quando teriam mais tempo para se adequar, conforme a proposta apoiada pelas bancadas no Congresso e já aprovada no Senado.Mas esse precisam atender exigências básicas, que Triunfo no momento não demonstra.

Infelizmente, mesmo  depois dos três anos de encerramento do prazo estipulado pelo Governo Federal, através da Lei 12.305/ 2010 para que os municípios acabassem com os lixões, não se tem avançado nas intervenções do Governo do Estado, que parece lento e engessado na gestão do gestor Paulo Câmara. Portanto, nada mais providencial que destinar os dejetos para aterros sanitários com operação regular em municípios circunvizinhos que possuam estruturas intermediárias, chamadas de aterros controlados. .E isso o o prefeito João Batista Rodrigues, garantiu fazer dentro de no máximo 60 dias, transferindo o mesmo para  a Usina de Lixo de Serra Talhada, juntamente com  Santa Cruz da Baixa Verde, atendendo  ao programa de reciclagem.

ATERROS SANITÁRIOS EM PERNAMBUCO - SOMENTE 32 MUNICÍPIOS







Por: Carlos Ferraz
         Editor/ TRIUNFO - PE

ACESSO DIFICULTADO PELAS CALÇADAS - POR CARLOS FERRAZ








Tem-se a convicção de que foi a partir da vontade de tornar a vida das crianças, pessoas com deficiência e idosos, mais digna e inclusiva, que limitado grupo de pessoas  da comunidade triunfense, começou a exercer a elogiável atitude cidadã de enviar à redação deste informativo denuncias com fotografias referentes à grande dificuldade enfrentada de acesso.

Inclusive transeuntes normais, que circulam na vias urbanas da cidade turística - infelizmente possuidora de muitas calçadas interrompidas pelos inconvenientes batentes, mercadorias,  rampas, e pontos comerciais diversos -   ficando  aqueles que se dispuserem passar nas imediações, obrigados a disputarem espaços reservados aos automóveis, sob risco de serem atropelados. 

Esses fatores tem causado sérias consequências para a população, que termina pagando a conta, devido a irresponsabilidade das administrações públicas anteriores que fizeram vista grossa visando agradar moradores e comerciantes defensores de ações inconsequentes iguais a essas, merecedoras de sofrer as penalidades legais e funcionarem dentro das normas.



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

GAROTA ESCOLHIDA VAI DISPUTAR O MISS PERNAMBUCO - POR CARLOS FERRAZ



Acredita-se que  até o mês de maio do corrente ano, a disputa mais concorrida em Triunfo durante muitos anos -  desativada por gestores anteriores por ausência de sensibilidade e falta de  visão administrativa -  deve estar de volta. Outra antiga ideia sugestiva que visa difundir ainda mais a cidade turística e homenagear as belas mulheres triunfenses,  que o prefeito João Batista Rodrigues, resolveu inteligentemente abraçar,  por entender a grande importância que representa para o município e sua gente. Afinal de contas, Triunfo é um destino vocacionado à mídia e precisa ser cada vez mais dinamizado na Região e no Estado, não devendo ficar distante desse tradicional evento.

A próxima edição, vem recheada de  candidatas de arrancar suspiros e deixar os presentes de queixo caído, que costumam desfilar na página Multi Click Triunfo, auxiliar do Blog Opinião Triunfo. As inscrições estarão abertas, provavelmente, durante a segunda quinzena de abril, na Secretaria Municipal de Turismo, na gerência de Cultura, onde várias fotos e perfis devem ser analisados por uma comissão gabaritada . Depois serão definidas as supostas candidatas ficando divididas em grupos diversificados, com  as campeãs de cada um deles, disputarão o prêmio da grande final na passarela, a vitoriosa disputa o Concurso de Miss Pernambuco - 2017.



Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE



A SECA NÃO DÁ TRÉGUA AOS MUNICÍPIOS DO PAJEÚ - POR CARLOS FERRAZ




A castigante seca que perdura por mais de seis anos, apesar das pequenas e rápidas chuvas, não tem oferecido qualquer trégua ou esperança de um tempo melhor neste corrente ano de 2017, no Sertão do  Estado de Pernambuco. O prolongamento da estiagem que já se estende para o sétimo ano consecutivo, fez o Ministério da Integração Nacional (MI) reconhecer a situação de emergência em quase 100 municípios. Devido existirem reservatórios menores e pouca água no subsolo, a região do Alto Pajeú tem sofrido mais com esse lamentável quadro, que ainda é bem menos agressivo que o da região Agreste.  

Nesse espaço interiorano, onde inclusive os municípios de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, encontram-se  no mais completo sofrimento - devido  ausência do preciosos liquido e  por conta das Estações de Tratamento estarem há muito tempo em colapso total - passando a ser abastecidos pelos carros-pipa. Razão para as administrações municipais resolverem  pleitear recursos financeiros da Defesa Civil nacional, de imediato apresentando um  Plano de Trabalho bem fundamentado, após análise técnica, definindo o valor do recurso a ser disponibilizado

A medida que  aquele órgão oficial do Governo Federal publicou recentemente , no Diário Oficial da União, permite que as prefeituras tenham acesso a recursos da Secretaria Nacional de  Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais. A decisão se baseia em decreto publicado pelo governo do Estado. O reconhecimento Federal da calamidade e situação de emergência,trata-se do passo inicial para suavizar o grave problema que assola todos, sem distinção, nos citados recantos.



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ TRIUNFO - PE
   

DESTACADO ACONTECIMENTO SOCIAL: ENLACE MATRIMONIAL DE PATRÍCIA E DAVI


Resultado de imagem para ENLACE MATRIMONIAL


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

CASAMENTO DUPLO...

Prestigiado pelos familiares e amigos próximos ocorreu na Capital de São Paulo, esta semana o enlace matrimonial Civil de DAVID e PATRICIA, filhos do ilustre casal triunfense CLEANTO MARTINS e AUDI RODRIGUES. 


Desejamos felicidades com sucesso a todos.Parabéns!

NOTA: PREFEITURA DE TRIUNFO SE POSICIONA A RESPEITO DE IRREGULARIDADES NA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO




O Tribunal de Contas do Estado de divulgou recentemente o resultado da apuração da auditoria na qual aponta alguma irregularidades na fiscalização da prefeitura de Triunfo no tocante á conservação do patrimônio histórico do município. 

Embora a auditoria diga respeito ao exercício de 2014, a atual gestão da prefeitura de Triunfo esclarece que com apenas 3 meses já adotou ações concretas para a estruturação do setor de fiscalização e controle do patrimônio histórico e plano diretor. Para isso nomeou um engenheiro civil por meio de concurso, bem como fiscais de obras para atuarem na respectiva área. Esses profissionais  deverão  fazer capacitação para atuarem de forma correta, atendendo aos requisitos primordiais para a conservação do patrimônio, enquanto isso a administração pública atual resolveu não dar qualquer licença de reforma ou construção sem a aprovação e parecer da FUNDARPE. 

Antes mesmo de assumir a prefeitura, o atual prefeito João Batista  já demonstrava preocupação em relação à conservação do patrimônio histórico de Triunfo. Ainda como vereador, instalou uma CPI na câmara municipal para apurar irregularidades na conservação do patrimônio histórico de Triunfo. 

A preservação do patrimônio histórico de Triunfo deve ser uma preocupação de toda a sociedade, prefeitura, estado, comércio e do povo em geral.


Informações: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Triunfo.

CHUVAS ABAIXO DO ESPERADO SECAM AÇUDE DE TRIUNFO

Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://noticias.ne10.uol.com.br/interior/sertao/noticia/2017/03/29/chuvas-abaixo-do-esperado-secam-acude-de-triunfo-671167.php




Com a diminuição das chuvas, açude de Triunfo está secando / Foto: Luciana Santos/cortesia








Fonte:NE 10PE

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO ABRE INSCRIÇÕES DO CICLO DE OFICINAS TEATRAIS PARA PAIXÃO DE CRISTO




A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer iniciou o ciclo de oficinas da Paixão de Cristo 2017. O projeto integra uma ação da Gerência de Cultura, visando capacitar e qualificar artistas e produtores para o espetáculo ao ar livre – que ocorrerá no próximo mês, durante a Semana Santa. 



O objetivo deste trabalho educacional é reconstruir a cena teatral com triunfenses, tendo como primórdio o resgate ao espetáculo da Paixão de Cristo e formação dos artistas, emergindo, assim, com o desenvolvimento do teatro e da arte no município. 

No Centro Criativo de Cultura Padre Ibiapina serão desenvolvidas oficinas de Expressão Corporal, Interpretação, Montagem de Espetáculo e Maquiagem Teatral. As atividades estão sendo coordenadas e apoiadas pelo Grupo de Teatro de Amadores de Triunfo e Cia de Teatro Nós em Cena.

As oficinas de Montagem de Espetáculo e Maquiagem Teatral são exclusivas para os integrantes do elenco e produção da Paixão de Cristo 2017. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas por oficina. 

As inscrições podem ser realizadas no Centro Criativo de Cultura, na Rua Padre Ibiapina, nº 36, Centro Histórico de Triunfo. 

Cronograma de Oficinas Teatrais 

Oficina de Expressão Corporal
Orientadora: Bruna Florie
Horas aula: 15
Local: Centro Criativo de Cultura Padre Ibiapina
Período: 27 a 31/03
Horário: 14h às 17h

Oficina de Interpretação
Orientadora: Thaís Santos 
Horas aula: 15
Local: Centro Criativo de Cultura Padre Ibiapina
Período: 03 a 07/04
Horário: 14h às 17h

Oficina de Montagem de espetáculo
Orientador: Robson Farias
Horas aula: 16
Local: Centro Criativo de Cultura Padre Ibiapina
Período: 11 e 12/03; 18 e 19/03; 25 e 26/03 e 01 e 02/04
Horário: 18h às 20h


João Batista Rodrigues 
 Prefeito de Triunfo PE

quinta-feira, 30 de março de 2017

OUTROS MUNICÍPIOS: "VALE DO PIANCOZINHO" - POR IEDO FERRAZ



Fotografias do Vale do Piancozinho, uma região que se encontra localizada no Município paraibano de São José, antes pertencente a sua ex-sede denominada Princesa Isabel-PB.Alguns moradores saíram deste Sitio e, vieram morar em Triunfo ao longo do tempo. No passado, esta localidade foi um verdadeiro celeiro agrícola, devido à fertilidade de suas terras, ideal para o plantio de coco, banana, milho, feijão, cana e algodão. O Chão deste lugar é formado pela terra roxa, conhecida por todos os moradores locais como barro vermelho. Por sua grande fertilidade, estas terras são as mais valorizadas no uso agrícola, sendo portanto, as mais caras do Brasil. Esse tipo de solo aparece nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, além do Mato Grosso do Sul. Na década dos anos trinta, Piancozinho, Bandeira,Mata,Tataíra e Patos do Irerê, foram grandes produtores de algodão, que depois de colhido tinha como destino certo a indústria de beneficiamento do Major Floro, na pequena vila dos Patos.



Por: Iedo Ferraz Lima
        Triunfense, pernambucano, brasileiro,cidadão do mundo

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!