domingo, 28 de janeiro de 2018

CULTURA MUSICAL: 25 DE JANEIRO, É DIA NACIONAL DA BOSSA NOVA


Cidade de São Paulo

Click na setinha ao centro da imagem e curta a música da autoria do Caetano Veloso, na voz de João Gilberto em homenagem a  ao Dia da Bossa Nova e o aniversário da cidade de São Paulo

Bossa Nova surgiu no final dos anos 50 como um movimento da música brasileira, com influências do samba e do jazz e lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros compositores e cantores da zona sul do Rio de Janeiro. Já a cidade de São Paulo, que tão bem acolheu a bossa nova, foi fundada em 1554 e completa hoje 464 anos.

HISTÓRIA  DA  BOSSA NOVA

Imagem relacionada

Click na setinha ao centro da imagem e curta a música da autoria de Tom Jobim , a bela melodia de "INSENSATEZ", homenagem a  ao Dia da Bossa Nova... Recordações!!!

Autor de obras musicais do século XX, reconhecidas mundialmente, Antônio Carlos Jobim (1927-1994), mas conhecido como Tom Jobim, se vivo, neste quinta - feira completaria 91 anos.
Compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista; é um dos criadores do movimento da Bossa Nova. Nasceu na Barra da Tijuca (RJ). Aprendeu a tocar violão e piano tendo aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.
Jobim chegou a pensar em trabalhar como arquiteto, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 50, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental.
A primeira canção gravada, Incerteza (com Newton Mendonça), na voz de Mauricy Moura. Tereza da Praia, parceria com Billy Blanco, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental (1954), foi o primeiro sucesso. Depois disso participou de gravações e compôs com Billy Blanco a Sinfonia do Rio de Janeiro, além de outras parcerias com a cantora e compositora Dolores Duran (Se é por Falta de Adeus, Por Causa de Você).
Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: Garota de Ipanema. O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra.
Reconhecimento
Em ruas, avenidas, e até no aeroporto de sua cidade natal, Jobim tem seu nome constantemente vinculado como forma de homenagem ao seu papel na cultura musical do País.
Em 2012, foi lançado o documentário A Música Segundo Tom Jobim mostra a trajetória do compositor brasileiro.
O maestro foi homenageado na 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira, de junho de 2013. Lançado em 1987 com o nome de Prêmio Sharp, o evento incentiva a descoberta de talentos e premia artistas consagrados e novos, prestando reconhecimento a cada ano a um grande nome da música nacional.
Bossa Nova
A Bossa Nova modificou uma cena musical brasileira na qual ainda imperavam as músicas norte-americanas, os boleros e os samba-canções. A Bossa Nova surgiu, de certa forma, casualmente, como resultado de encontros de jovens da classe média carioca, em apartamentos em Ipanema, Copacabana e Leblon, onde eles se reuniam para festas e poesia.  
Nessas festas de apartamento na Zona Sul carioca formou-se a turminha da Bossa Nova, onde se destacaram os nomes de Nara Leão, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli entre outros.
Na região da boêmia carioca, mais precisamente no  "Beco das Garrafas" outros músicos formariam a "turmona" da Bossa Nova com João Gilberto, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Este último, no início dos anos 1960 atuava como pianista e arranjador de grandes artistas ligados ao gênero samba-canção e bolero.
Em meados dos anos 1960, a Bossa Nova ganhou o mundo: João Gilberto e Tom Jobim fixaram residência nos Estados Unidos e grande parte dos componentes da "turminha" migrou para os festivais da canção compondo músicas de protesto contra a ditadura militar
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!