sábado, 24 de fevereiro de 2018

ENGENHOS DE TRIUNFO: SÍTIO BREJINHO - POR IEDO FERRAZ




Antigo engenho de rapadura localizado no Sitio Brejinho, Município de Triunfo-PE. Esta edificação antes pertencia a Zaca Barbosa, um dos maiores produtores daquele famoso doce nordestino feito com o caldo da cana-de-açúcar. Retiro, Corôas, São Pedro, Brejinho, Icó e Carro Quebrado eram responsáveis em épocas passadas pela maior parte da rapadura produzida nesta região brejeira. Os donos de engenho tiveram momentos de maiores sucessos nas décadas dos anos cinquenta, sessenta e setenta, onde a estrutura econômica do município era sustentada por meio da produção das mercadorias derivadas da cana. Os engenhos produziam alfinin, mel, batida e rapadura e estes produtos eram exportados para outras regiões do interior nordestino, com isso, tínhamos a geração de emprego e renda na zona rural, pois, estes trabalhadores camponeses por sua vez gastavam o dinheiro adquirido no comércio local, contribuindo dessa forma para com o aquecimento da economia triunfense. Com o passar do tempo houve uma evolução na elaboração de outros doces e, aqueles senhores não acompanharam o desenvolvimento diante de outros procedimentos que foram surgindo com inovações no processo de produção. O mercado consumidor estava cada vez mais exigente e aquele famoso doce sempre foi produzido com técnicas rudimentares ao longo do tempo. Diante de tudo isto as moendas entraram em processo de decadência irreversível e quase todos os engenhos se encontram fechados atualmente.




Por: IEDO FERRAZ LIMA

2 comentários:

  1. Boa tarde meu amigo.
    Pois é, eu quê nasci e morei na rua do Quartel ate minha adolescência,me lembro bem do Engenho de Antônio Henrique, o do major Aprígio,o da família Diniz e outros que me foge da lembrança agora.Final da década de 60 até meados da década de 70, foi um tempo maravilhoso, que o diga a molecada que viveu nessa época...
    Boas lembranças e muita saudade de tudo e de todos.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Iedo,
    a mim me parece que a decadência dos engenhos não se deveu a aparição de outros doces, mas a conjuntura sócio econômica resultante da evolução. O número de operários para movimentar uma indústria (engenho de rapadura) é superior a vinte. Com a migração dos operários disponíveis no município para o centro sul (corte de cana em Goias e Mato Grosso) e mais as exigências da CLT,o engenho ficou inviável como negócio.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!