sábado, 30 de junho de 2018

CUIDADO NA DESCARACTERIZAÇÃO DO IMÓVEIS TOMBADOS - POR CARLOS FERRAZ

Imagem relacionadaD

Resultado de imagem para FOTOS TRIUNFO PE

Resultado de imagem para FOTOS TRIUNFO PE

Resultado de imagem para FOTOS TRIUNFO PE


Acredita-se a necessidade de repassar aos proprietários de imóveis locais classificados como  Imóveis  Especiais de Preservação  e registrados tombados pela Lei Municipal e Lei Estadual, que evitem assim proceder na arquitetura neoclássica existente em Triunfo, essas descaracterizações terminarão, sem dúvida, providenciando através determinação da Justiça,  na execução da obra de restauro, que costuma fixar prazo de 30 dias.São audiências de conciliação que acontecem  representadas pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural de Triunfo e o responsável  recebendo um cronograma para realização da obra. O  executivo municipal não tem qualquer poder de entrar na propriedade particular e nem pedir a  a entrada de pessoas nela, restando as medidas administrativas e judiciais adotadas

Para essas recuperações do imóveis, agora  de acordo com a  legislação vigente aplicada por leis municipais de 1987 e estaduais 16.284/1997, após intervenção da Fundarpe, tudo exigem um procedimento diferenciado e rigoroso. Tem-se como exemplo a recente definição de obrigações de algumas casas na Avenida Rosa e Silva, Aflitos, Recife, pelo competente magistrado tabirense, juiz Mozart Valadares, sendo o proprietário acionado  devido a descaracterização dos casarões. Definindo que a vigilância e a conservação dos imóveis são de responsabilidade do proprietário, devendo obrigatoriamente a municipalidade salvaguardar o patrimônio cultural que parcial ou completamente foi agredido na sua estrutura física e arquitetônica.



Por: Carlos Ferraz
         TRIUNFO - PE

7 comentários:

  1. Muito importante esse alerta que faz o Opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que tivesse Triunfo pelo menos três pessoas atuantes como você amigo.

      Excluir
  2. MARIA DO CARMO RODRIGUES28 de junho de 2018 às 12:00

    RECONHEÇO FERRAZ COMO UM GRANDE DEFENSOR DA PRESERVAÇÃO DE NOSSA ARQUITETURA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem o meu incondicional apoio.

      Excluir
  3. Essa preocupação não deve ser apenas de alguns, mas também de toda a população consciente do lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil lutar sozinho por uma causa em Triunfo, Sou do lugar e sei da dificuldade encontrada por aqueles que enxergam mais um palmo além do nariz.

      Excluir
  4. A sua atuação nesse sentido é bastante louvável, se não todos os lindos casarões de nossa cidade já teriam desaparecido

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!