sexta-feira, 7 de agosto de 2020

A IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES - POR IÊDO FERRAZ

 A Igreja matriz da cidade Triunfo-PE visualizada por trás. Trata-se de uma belíssima obra arquitetônica localizada defronte a praça XV de novembro. Ela teve sua construção iniciada no ano de 1926 e foi concluída três anos depois. 

Para quem não sabe, a casa de Deus foi levantada com tijolos feito na região, cal, areia e óleo de Baleia. Estes materiais eram misturados e depois amassado por um pedaço de cacete. Na construção daquele prédio não foi usado cimento, concreto, ferro, coluna ou outro material que pudesse garantir a durabilidade e a sustentabilidade desta majestosa edificação. 

Nesta mesma localidade e no ano 1803, o Frei Ângelo Maurício de Niza foi responsável pela construção da capela que abrigaria a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira da nossa cidade. Esta belíssima obra de arquitetura gótica representou a “arte das catedrais” e vigorou durante a Baixa Idade média nos países europeus. A Catedral foi idealizada, construída e inaugurada  pelo grande religioso triunfense, Monsenhor Elizeu Diniz.


Foto :Magno de Sá Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!