segunda-feira, 31 de agosto de 2020

HOMENAGEADA DA SEMANA: PROFESSORA MARIA HELENA DE PÁDUA
























O Blog Opinião Triunfo tem a honra de homenagear esta semana a  professora triunfense Maria Helena Austeclínio de Pádua, filha de José Tomaz ( conhecido como Zequinha Tomaz) e dona Linduína Pádua), casada com José Austeclínio e mãe  de dois filhos: o jornalista Adriano  e a enfermeira Andréa Pádua. 

Formada no tradicional Colégio Stella  Maris e graduada  em Letras, a  professora  deu uma grande  contribuição  na educação  do município. Durante muitos anos atuou na Escola Primária do Sítio Peri Peri e lecionou na Escola Alfredo de Carvalho, onde se aposentou como professora de língua portuguesa. 

No ano de 1991 prestou concurso para a rede municipal de Triunfo e foi pioneira na formação de professores da rede durante 27 anos. Também na área de ensino, ela foi professora  da única  turma  de Pedagogia  de Triunfo  Extensão  da UPE(2004-2008), e muitos  anos  foi  Técnica  Educacional  e Coordenadora  do Projeto Alfabetizar  com Sucesso, orientando  todos os professores  da Rede Municipal os quais  lhe tem grande  gratidão aos ensinamentos  prestados, deixando  um verdadeiro legado  na educação  de Triunfo.


Além de professora, Maria Helena se destaca como escritora e poetisa. Autora dos livros "Cantando o Sertão" (poesias), "Triunfo e Sua Gente" (história de Triunfo) e "História Fantásticas de um sertão chamado Triunfo" (contos). Na poesia pinta com maestria cenas e cenários que representam o povo sertanejo. Nos contos registrou relatos valiosos de moradores antigos que guardavam histórias fantásticas de Triunfo na memória. Na pesquisa do livro Triunfo e sua Gente reúne dados de forma precisa a partir de fontes embasadas por documentos. Em toda sua obras, Maria Helena Pádua busca, nas palavras do saudoso escritor Paulo Gastão, pelo poder mágico da sua imaginação, o sentimento, a dor, a alegria e outros tópicos representativos da vida nordestina. O mesmo autor define Maria Helena como uma regionalista autêntica dominada pelas tradições. Seus livros marcam a trajetória da mulher dedicada ao conhecimento, à cultura e a tradição como legítima representante do povo triunfense.


Pode- se constatar a existência de uma família triunfense capaz de produzir mestres de altíssima qualidade, parecendo  verdadeira tradição através da mesma ser possível colocar no mercado educacional tanta sumidade. Trata- se da família Lopes de Pádua composta de execrares profissionais que marcaram época no município, tanto na sede como distritos e zona rural.


Um comentário:

  1. Muito obrigada pela linha homenagem a minha mãe. Agradeço de coração.
    Andréa Pádua

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!