sexta-feira, 30 de novembro de 2018

AMBIENTE PARA EXPOSIÇÃO DOS ARTESÃOS - POR CARLOS FERRAZ



(Fotos: Guia Herculano/ ARTESANATOS)


Que saibam todos os interessados que o Município de Triunfo há décadas atrás  constituía-se,  um dos maiores pontos de artesanato da Região do Pajeú e do Interior do Estado, o que parecia sinônimo de sucesso para a área cultural da cidade que ainda  não havia divulgado na mídia o seu grande potencial, mesmo detectado que a maior  influência  para essas destacadas  aptidões ter surgido através das freiras-alemães, frades italianos e pastores americanos, nos meados do século passado.

Essa certeza pode tornar-se uma ação avançada da administração atual para implantar programas voltados a resgatar a potencialidade esquecida devido a ausência de incentivo de quase todos os gestores  desinteressados anteriores, que ignoraram essa iniciativa da máxima importância para divulgar o artesanato local que antes contava com artistas como: Caboclo Maleiro, Paneleiras do Santo Antonio das Bananas, Manoel Balaio, Severino Araújo, Francisquinha Teles,  Adalberto Flandeleiro, Expedita Trindade, Zuza da Matança, cada um dominando uma especialidade a utilizar matéria prima disponível na época.

Cabendo portanto sugerir algo que renove a inibida  vontade de fazer valer a reconhecida criatividade  a nível do governo municipal, uma vez o Serviço Social do Comércio - Sesc, por intermédio do Centro de Turismo e Lazer de Triunfo,  haver contribuído com largo e significativo passo através da  excelente"Fábrica de Criação"- que tem produzido diferenciados e proveitosos ensinamentos, no organizado espaço instalado no antigo prédio da Cadeia Pública, na Praça da Bandeira, Bairro , gerando uma grande movimentação de artesãos moradores, visitantes ocasionais e turistas.

Diante a crescente frequência de público nas variadas temporadas do ano, onde as hospedarias estão sempre mantidas lotadas e residências são alugadas como suporte, se faz  necessário a criação de um espaço organizado com a finalidade de promover exposições das  personagens gabaritadas da atualidade, a exemplo de: Chico Santeiro, Eliana Viana, Natércia Basílio, Abraão Nino, Janaína Gomes, Mônica Paiva, Beto Patu, Janaína Gomes, Marizete Rodrigues, Agamenon Lima, Terezinha Cordeiro, Cleo Martins, Joana D" Arc,  Marcelo Rodrigues,  Vilani Costa, Marluce Beserra, Antonio Quadrado,Diana Rodrigues,  João Correia, pessoal do Apolinário, Marcos Alexandre entre tantos outros que aguardam uma oportunidade  e qualquer tipo de apoio oficial ou privado.No entanto o alcance para dar prioridade é quase nenhum do setor municipal.



Abraão Nino


Chico Santeiro


Agamenon Lima 


Diana Rodrigues

Eliana Viana

Fátima Barros

Joana D'Arc

Marcelo Rodrigues

 Marluce Beserra

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, óculos, área interna e close-up
Natércia Basilio

 Terezinha Patu






Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE

Um comentário:

  1. Muito importante esse projeto de Carlos Ferraz de devolver aos contatos e serviços públicos. a seriedade perdida no abandono e na ética que fez com que na maior parte do tempo fossem administrações anteriores denunciadas por dívidas, suspeitas e provas de corrupção aplicada.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!