domingo, 6 de janeiro de 2019

HOJE É DIA DE SANTOS REIS - 06 DE JANEIRO

Resultado de imagem para DIA DE SANTO REIS

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia da Epifania, é o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.

.Eu plantei um pé de rosa

Pra nascer no dia seis
Ele nasce, e eu lhes peço
Ano-bom, Festas e Reis
E acrescento:
Os Três Magos do Oriente
Seguindo a Estrela-guia
Louvaram o Deus Menino
Na Sagrada Epifania
Pastores em serenata
Idolatraram com fé
A santíssima Família
Jesus, Maria e José
O cantar do Santo Reis
É um cantar excelente
Acorda quem está dormindo
Consola quem está doente


Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.


Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.


Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.


Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.


Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.


Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.


Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.


TRADIÇÃO 


De acordo com a historiadora Carmen Lélis, a Queima da Lapinha acontece como encerramento do Ciclo Natalino. É um ritual feito "com a presença e a partir" do pastoril. Segundo ela, a lapinha representa o local em que o menino Jesus nasceu. A lapinha é apresentada pelo cortejo, acompanhada pelas jornadas. Esta é montada com folhas, palha, flores, incenso e outros componentes que contêm cheiro, para que sua fumaça seja perfumada.


"Queimar é uma forma de purificação, para demonstrar o rito de passagem. O final do ano para o início de outro, o encerramento do Ciclo Natalino e início do Carnaval. O fogo purifica, consagra", explica Carmen. Na procissão, leva-se também o menino Jesus, sozinho ou com os pais, São José e a Virgem Maria.


Ao chegar no local em que a lapinha será queimada, tira-se o menino, São José e Maria e dá-se a alguma pessoa homenageada. As pessoas presentes jogam pedaços de papel com pedidos para o Ano Novo, para que estes possam acontecer, a partir da fé de cada um que coloca a esperança e consagração. Após a Queima da Lapinha, todo o grupo dança em festa, anunciando o Carnaval.


HISTÓRIA - 


O primeiro presépio, símbolo da tradição cristã, foi criado por São Francisco de Assis. Três anos antes de morrer, ele teria desejado reviver o nascimento de Jesus. Para isso, construiu no povoado de Greccio, a quinze dias do Natal, uma lapinha com o menino Jesus, a virgem Maria, São José, animais do campo e os três reis magos. Uma missa foi celebrada e o local foi transformado em um templo.


A tradição está sendo resgatada e preservada através de fotografias no Arquivo Provincial Franciscano. Os documentos contam com manuscritos impressos e iconográficos como livros, negativos, fitas cassetes, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!